DEVAGAR


Um dia eu fiz um post para contar que aqui no Japão é perfeitamente normal você correr o risco de ser atropelado enquanto você está atravessando a faixa de pedestres, mesmo com o sinal para pedestres aberto. (Não leu? Clique aqui.) Não deixe de ler os comentários dos leitores que assinaram embaixo! Junte isso com a psicose que os japoneses têm para explicar tudo em placas. O resultado é a placa que eu li hoje na traseira de um caminhão e resolvi tirar uma foto.



SAP..."Para a proteção do pedestre, quando for dobrar em algum cruzamento, este caminhão reduzirá a velocidade ao máximo ou fará uma parada momentânea enquanto os pedestres estiverem atravessando"



Acredito que esse tipo de aviso deva ser obrigatório, pois já outros caminhões com a mesma mensagem. Mas nunca tinha parado para analisar o conteúdo. Confesso que além de "interessante"...não sei... me parece um aviso meio do tipo "...e?". Precisa avisar que vai parar o caminhão se o motorista avistar um pedestre atravessando a rua com o propósito de protegê-lo e não atropelá-lo? Well...





Palavra do Dia: 徐行・jokou・reduzir a velocidade
Exemplo: 徐行 (Reduza a velocidade)




Comentários

  1. Nossa! Eu ainda estou inconformado com os carros passarem com o sinal de pedestres aberto! Nunca imaginei que isso existia no Japão...

    ResponderExcluir
  2. Além da faixa de pedestres, é interessante tomar cuidado em cruzamentos sem farol, mesmo havendo placa e sinalização de chão ordenando parar. Acontece muito de simplesmente passatem sem parar ou enfiar o carro pela metade na pista que cruza para depois parar. O trânsito aqui no Japão merecereia um blog à parte!!
    Abraços..

    ResponderExcluir
  3. PARA FERNANDO,
    Pois é caro Fernando, mas é verdade. Se der mole eles passam mesmo na sua frente enquanto você está calmamente atravessando a faixa de pedestres!

    ResponderExcluir
  4. PARA ROBERTO,
    Merecia mesmo! Trânsito, lixo, trem e banheiro! (risos) Obrigado pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Olá! É a primeira vez que escrevo, mas sempre visito seu divertido blog. É muito interessante saber como um não brasileiro(que ainda não vê tudo como "normal" como eu, devido ao longo tempo morando aqui) vê o Japão.
    Gostaria de comentar esta placa no caminhão: este aviso provavelmente é para os carros que vêm atrás dele, pois num cruzamento onde há faixa, muitos carros só dão uma olhadinha (ou não)rápida e nem certificam direito se há pedestre. A placa, penso eu (provavelmente também para dar ênfase que os motoristas desta empresa são cuidadosos, ou seja tem boa moral)são para alertar os motoristas que seguem atrás, avisando que ele parará ante a faixa, mesmo sabendo que não há ninguem atravessando.Na auto-escola é ensinado que se deve fazer a paradinha,olhar os dois lados e passar, mas ultimamente os motoristas estão ficando impacientes...até buzina, que era difícil de ouvir aqui no interior, agora ouve-se o motorista acionando a ferramenta sonora sem cerimônia!

    ResponderExcluir
  6. Corrigindo: eu quis dizer como "um não nikkei" vê o Japão...sorry!

    ResponderExcluir
  7. VEM O CARRO AI CORREEEEEEEEEE
    OU VAI SER ATROPELADO .
    TOMEM CUIDADO

    ResponderExcluir

Postar um comentário