Passageiro doente de cama !?

Um anúncio no jornal de bairro da capital anuncia que ontem, último dia do mês de setembro, vencia o passe de ônibus dos idosos com mais de 70 anos que retiraram a carteirinha no ano passado. O anúncio informava que todos deveriam renovar o documento, pois os ônibus de algumas linhas passarão aceitar a nova versão já a partir de hoje, dia 1º de outubro. O passe para idosos de Tóquio, conhecido como 東京都シルバーパス, antes era assim...


... e agora os idosos devem trocar por esta outra, válida até 21/9/30, ou seja, 30 de setembro de 2009.


Para usar este passe, que permite andar de graça em algumas linhas de ônibus, o idoso deve residir em Tóquio, ter mais de 70 anos e não pode ser doente de cama! Doente de cama? Andar de ônibus? Pois é, mas eu não estou louco! Estava no jornalzinho de bairro!! A carteira – que serve para andar de ônibus – não pode ser feita por quem está de cama!? Eu juro. Estava no texto. Vejam!


Na parte em negrito e entre parênteses está escrito 寝たきりの方は除きます que em português seria “Exceto Doentes de Cama”. Analisando a informação com base no famoso efeito Tostines, para requerer o passe para andar de ônibus de graça não pode ser doente de cama, logo, quem está doente de cama não pode andar de ônibus!?.... é isso mesmo!? Não aceitamos no ônibus passageiros doentes de cama!?...seria isso!?

Bom, estava escrito...







Palavra do Dia: 高齢者・koureisha・idoso
Exemplo: 高齢者向けの携帯電話 (Telefone celular para idosos)


Comentários

  1. Nossa que bizarro! Não consigo imaginar alguém doente de cama que vai se levantar para pegar ônibus. Ou será que já inventaram uma cama móvel? hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Acho que os japoneses pensam com muito carinho nos idosos e os tratam com respeito,assim penso.Já aqui no Brasil não se tem respeito algum.

    ResponderExcluir
  3. Curioso!? Eu achava que os idosos não necessitavam de comprovação.

    Precisam de passes?

    De qualquer maneira, a preocupação e atenção é um exemplo para nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Mas... e se o idoso doente de cama precisar pegar o ônibus para ele ir no médico??? huahuahua

    ResponderExcluir

Postar um comentário