Orgulho de Beber Água da Bica

Pois é. Este é um tipo de foto muito comum de se ver por aqui no Japão em cartazes do gênero. Agora já me acostumei a beber água da torneira também, mas confesso que ainda acho um tanto chocante ver uma cena como essa de uma criança bebendo água da bica como se fosse bebedouro!!! E se você entende japonês você fica ainda mais horrorizado! Nesse primeiro cartaz por exemplo, a mensagem principal diz: Antes de sentir sede beba água. Beba água da torneira constantemente para manter-se hidratado. É mole?! Aliás todos os cartazes da Companhia de Abastecimento de Água daqui do Japão paracem seguir o mesmo estilo! Alguns tem bem cara de anúncio de água mineral, mas a água é da bica! Veja outros cartazes:



Logo que eu cheguei aqui no Japão, eu já tinha ouvido um papo de que não havia nenhum problema em tomar água diretamente da bica. Ouvi, mas ignorei. Mas depois de ouvir tanto, resolvi experimentar. Mas antes de experimentar a água da torneira, resolvi primeiro pesquisar e saber de quem já havia bebido. E finalmente, depois de ter encontrado um monte de gente, japoneses principalmente, que viram no ato de beber água da torneira um ato extremamente normal de se fazer, eu resolvi beber. Claro, mas antes...coloquei em um copo transparente e, ainda com as palavras bica, torneira e cano ecoando no meu ouvido, fiquei analizando a água por alguns segundos. Depois de constatar que a água, a olho nu, parecia ser cristalina, eu tomei.


Não vou dizer que é uma delícia, mas é água. Matou minha sede, pelo menos. O único perigo que eu vi é que vicia! Depois desse dia, passei a beber água da bica tranqüilamente. Mas ainda tenho receio de tomar, fora de casa. Só confio na bica da minha casa! Loucura, eu sei, mas ainda não me acostumei por completo com essa coisa de beber a água que na minha cabeça foi “feita” para lavar as mãos, entende?


Mas essa coisa de beber água da bica é tão comum, que vira e mexe a gente vê propaganda no trem e nos jornais da companhia de abastecimento de água de Tóquio que lança propagandas dizendo que a água que sai do cano é uma delícia!!! Veja este:


E digo mais: no cartaz aí em cima além de anúnciar um projeto para fazer a água ficar ainda mais gostosa e fazer com que a população beba água da torneira com mais tranqüilidade, está escrito que "poder beber água da torneira é orgulho do Japão e eles querem passar isso para as próximas gerações"!! Bom, eu sei que até hoje eu continuo bebendo água da bica - de casa - sem ter sentido nenhum efeito colateral. Mas eu não penso mais em bica, cano, torneira... para tomar água da bica, minha inspiração agora é outra...


Só assim mesmo né...



Palavra do Dia:

蛇口・jaguchi・torneira, bica


Exemplo:

水がポタポタたれてるからまた蛇口を修理しないと
(Vai ter que consertar a torneira de novo porque está pingando)



Comentários

  1. Nossa!! Muito interessante! Se bem que aqui também podemos beber na bica, mas não garanto depois ....
    Qto a sua inspiração para beber, na última figura ...não me da vontade de beber e sim de...

    Muito Japão essa !!

    ResponderExcluir
  2. Essa não sabia, tenho receio de beber água da torneira, vamos ver se a partir de agora tomo coragem.

    ResponderExcluir
  3. Para ter a coragem de beber água da torneira comprei um filtro que se acopla na torneira, bem chique com direito a display digital e um monte de botãozinhos =)
    Depois que passou a validade do filtro parei de tomar água da torneira e agora pego em supermercados, é só você comprar o vasilhame deles e ai poderá usufruir da água deles, por preços bem em conta ou até mesmo grátis!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era pequeno a minha mãe fervia a água e depois punha dentro de um filtro gigante. Isso foi noutro lugar, em Angola. Em Portugal posso beber água livremente da torneira, embora a qualidade possa variar consoante a localidade. Água mineral é cara e eu já pago bem para o serviço municipal me fornecer água por isso vou continuar a beber da torneira.

    ResponderExcluir
  5. Já morei no Jp e sempre tomei água da torneira. Pode parecer estranho, mas acho a água do Jp mais gostosa, não sei explicar o por quê...

    ResponderExcluir
  6. Que legal.. mas eles tb informam q. a água é limpa? que podem beber sem preocupação?
    Muito Japão.. aqui no Brasil poderia ser assim também! Com sede, ficamos loucos para achar um lugar q. venda a garrafinha de água ... bjus

    ResponderExcluir
  7. em alguns paises da europa, agua da bica eh potavel tb!!! bem q aqui no brasil podia ser assim, ne...

    ResponderExcluir
  8. Eu bebo água da torneira todo dia aqui no Brasil... Qnd morava no Japão comprava garrafa, mas dentro do trabalho que era bentoya bebia água da mangueira mesmo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário