30/11/2008

AIDS no JAPÃO


O Yahoo! Japan de hoje, dia 1º de dezembro, presta sua homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Uma fita vermelha (レッドリボン, do inglês "red ribbon") se destacava no alto da página e, logo abaixo do nome, além da fita vermelha, o tema da decoração: 12月1日は世界エイズデー. Em português claro: Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial (de Luta Contra a) AIDS. Fica aí já a palavra do dia: AIDS, que em japonês é mais conhecida como エイズ・eizu. Diga-se de passagem, em Portugal a enfermidade é mais conhecida como SIDA. Já o nome Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida, em japonês fica assim: 後天性免疫不全症候群(こうてんせいめんえきふぜんしょうこうぐん).

Para quem sabe ler japonês, eu aconselho até ler sobre o assunto no idioma. Assim é possível se informar e aprender novas palavras. Além do design especial para o dia de combate à AIDS, o Yahoo! Japan preparou uma página especial com dados sobre a doença entre outras informações. Para acessar, basta clicar aqui.

No Japão mais de 4 pessoas
são infectadas pelo vírus HIV por dia

3 comentários:

  1. Interessante isso! Eu estava pensando sobre as formas de prevenção à gravidez dos japoneses. Outro dia assisti a um documentário no YouTube e fiquei chocada com o fato das pílulas anticoncepcionais não serem aceitas no Japão e o aborto ser! Segundo um médico japonês entrevistado, ele disse que a pílula cortaria com o lucro dos médicos e clínicas!! O governo alega que não libera a pílula porque assim as mulheres (!!) tornariam-se promíscuas! É para rir ou para chorar? Até parece que alguém deixa de fazer sexo por causa de prevenção. Acho pior vc fazer sexo pensando: qualquer coisa eu faço aborto, do que estou tomando pílula!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa lembrança! MuitoJapao conectado ao mundo.

    Parabéns!

    ResponderExcluir