Arrastão Estudantil?!

Alunos vão passear de excursão do colégio e, no local de destido, como estão de visita, aproveitam e passam a mão em objetos da loja e se arrancam! Pergunta: qual a nacionalidade dos alunos???? Tempo!!! DEZ, NOVE, OITO, SETE, SEIS, CINCO, QUATRO, TRÊS, DOIS, UM!!!!


Se sua resposta foi algo como "só pode ser brasileiro" ou "brasileiro, claro!", você está redondamente.... en-ga-na-do (a)! O caso aconteceu esta semana em Hokkaido, norte do Japão e saiu em vários jornais!!! Alunos japoneses com idades entre 15 e 17 anos foram de excursão para os EUA (Muito Japão!! ir de excursão do colégio para outro país...) e, na volta, já no aeroporto, nada menos que 21 (vinte e um) alunos, malocaram artigos de marca do Free Shop!!! Na reportagem exibida pela TBS, eles falam em "Furto em Bando". Os alunos levaram suspensão e a escola vai devolver todos os artigos levados indevidamente pelos alunos... ja-po-ne-ses. A reportagem em japonês claro, você confere a seguir:



米に修学旅行の高校生が集団万引き

 北海道白老町にある北海道栄高校の生徒が、修学旅行で訪れたアメリカのロサンゼルスで集団で万引きし、これまでに21人が停学処分となっていたことがわかりました。 高校によりますと、帰国間際の現地時間11日、ロサンゼルスの空港の免税店で、男子生徒8人がブランド品の財布などを盗んだことがわかりました。 また、帰国後、さらに13人が万引きした商品を持っていたことがわかり、合わせて21人を5日間の停学処分にしました。高校は商品を送り返し、ほかに関わった生徒がいないか調べています。




Esse problema de furtar objetos das lojas não é de hoje que a gente ouve falar aqui no Japão! Não é por acaso que em muitas lojas voltadas para jovens é possível ver placas alertando que lalar, malocar, passar a mão é crime - 万引きは犯罪です! Alguns cartazes ameaçam até mais e dizem que se o indivíduo for pego, a polícia será imediatamente acionada!






OK. Pode até parecer que acordei hoje todo patriota e resolvi malhar os japoneses. Mas não é isso. Eu juro! Mas sinceramente, ao viver aqui no Japão, eu aprendi que tudo é possível quando se trata de um ser humano! Aquele que tem raiva, pode matar. Quem gosta do outro, pode retribuir e demostrar afeto. Jovens gostam de revolucionar. Algumas pessoas gostam de aparecer. Pessoas gostam de ser bem tratadas. Não importa se é japonês ou brasileiro! Também não quero ser hipócrita e defender que há mais honestos aqui ou ali. Apenas, não gostaria que todos os japoneses achassem que todo brasileiro chega atrasado, assim como eu sei que há japonês que descumpre regras, trapaceia, mata aula, inventa desculpa quando chega atrasado etc. Já vi tudo isso! Acho que o segredo é não generalizar. É verdade que aqui no Japão, ainda há um grande número de pessoas na rua que pedem licença para passar na sua frente. Lojistas que te tratam bem e sorriem para te atender. Gente que pede desculpas ao esbarrar em você na rua, mesmo sem nunca ter te visto antes. Isso eu tiro o chapéu! Mas isso não significa que não haja japoneses que te empurram para entrar no trem, que não cedem lugar para mulheres, idosos e nem mulheres grávidas, que não haja empresários que adulteram o prazo de validade ou mente quanto à procedência dos alimentos para vender mais, e por aí vai. Existe sim! Para finalizar, algumas fotos interessantes que, digamos, ilustram bem este post. Detalhe: todas as fotos foram tiradas por mim (com celular...)!



くだり ・ DESCER



自転車放置禁止 ・ PROIBIDO ESTACIONAR BICICLETA




自転車・バ(イクを)置かないでく(ださい)・ NÃO ESTACIONE BICICLETAS OU MOTOS





あき缶専用・ SOMENTE LATAS VAZIAS




立ち読み禁止です・PROIBIDO LER NO LOCAL




チラシ厳禁!!・ É ESTRITAMENTE PROIBIDO COLOCAR PANFLETOS!!




この付近には立ち止らないでください・NÃO FIQUE PARADO PRÓXIMO A ESTA ÁREA



Palavra do Dia:


修学旅行・shuugaku ryokou・viagem escolar, excursão



Exemplo:


去年の修学旅行はどうだった?


(Como foi a excursão do ano passado?)





Comentários

  1. Quanto a cederem assento, aqui em Hamamatsu é difícil acontecer, tanto pra idosos, quanto para grávidas, sempre tem algum jovem nos lugares reservados e dificilmente saem, ficam de cara no keitai (celular) e nem se mexem. =/

    ResponderExcluir
  2. Eu fico imaginando os pais desses jovens...
    E os professores tambem...

    ResponderExcluir
  3. Hum...pode ser revolta minha, mas se fossem latinos os americanos iam prender e deportar so depois de alguns meses,alem de proibir de votlar la e impor um monte de multas (talvez esteja exagerando um pouco,mas e so um pouquinho,rsrs...).Mas aqui no Brasil tem pessoal bem bacana sim,ainda mais em cidades pequenas... e que em metropoles o pessoal e mais estressado e apressado mesmo...
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai meu deus.
    Já estou até imaginando, mais uma outra matéria de importância extraordinária onde mistra o Diretor da escola na Tv pedindo mil desculpas e dizendo a famosa frase: "E o pior é que confiávamos neles".
    hausahuahuahsasha xD

    Adorei os exemplos de infração que você colocou. As pessoas acabam esquecendo o que são e taxam os outros pela nacionalidade.

    ResponderExcluir
  5. PARA ICK,
    Não se preocupe, pois não é só em Hamamatsu que os japoneses se fingem "de mortos" só para não ceder o lugar! Obrigado pela visita! Volte qdo quiser!

    ResponderExcluir
  6. PARA ANA ELISA,
    Pois é né, imagino que para alguns, a surpresa deve ser grande.Obrigado pelo comentário! Volte sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  7. PARA MARIA,
    Não é revolta não. Acho que você tem toda razão. Também achei que pensariam que eu estivesse revoltado, mas não estou não. Concordo com você que no Brasil também há pessoas bem bacanas, claro! Disso, eu não tenho dúvidas!Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. PARA SAULO,
    Muito boa sugestão de matéria! Olha que isso não é difícil de acontecer (risos)! Que bom que gostou das fotos. A qualidade não está das melhores, mas dá para se ter uma idéia do que é o famoso faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço! E, definitivamente, taxar pela nacionalidade não né!Você está certíssimo! Valeu ae!

    ResponderExcluir
  9. E aeee Caruso tudo bem???

    Bom mto legal o post e os avisos tambem...
    Alias este aviso das revistas eu achei bem interessante pois tem horas que a combini fica lotada de gente lendo revistas, comprar que eh bom nada...
    Os japas leem e saem fora.
    O aviso de nao colocarem spans na caisa de correios tb, esse ninguem respeita...

    Muito lixo desnecessario.

    ResponderExcluir
  10. pior eh que tem muitos japoneses que pensam que ELEs podem quebrar regras, mas NOS, estrangeiros devemos respeitar...
    Jah ouvi de um japones "nao importa quando um japones faz algo errado, ele esta no pais dele! vc nao pode, vc nao tem o direito de vir de outro pais e nao seguir as regras..."
    Eu acho que regras sao para TODOS.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei triste com essa notícia. Tinha uma imagem tão boa do Japão, mas é melhor saber da realidade mesmo. Ser humano, esse animal racional cheio de consciência... :(

    ResponderExcluir
  12. Olá Caruso como vai? Gostei muito desse seu post, gostaria de saber somente qual seria a justificativa deles. Deve ser algo na linha "É que eu só queria malocar, podia ser qualquer coisa"

    Parabéns

    ResponderExcluir
  13. PARA DIOGO,
    Isso é horrível. E eu fico mais impressionado é com a falta de um gerente com moral o suficiente para chegar no cara e dizer que não pode fazer o que ele está fazendo...fala sério! Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  14. PARA HIDEMI,
    Que absurdo!!! Regras são regras ora! Que que isso?! Bom, mas valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  15. PARA MaK,
    Essa foi a intenção e é a de todos os posts do Muito Japão. Mostrar o Japão como ele é realmente, principalmente o que é pouco divulgado! Volte sempre! Mas não se decepcione. O Japão é um país como o Brasil e qualquer outro país do mundo que tem pontos positivos e negativos também!

    ResponderExcluir
  16. PARA TEREZINHA,
    Que bom que gostou! Pois é, como eles adoram dizer isso, não duvido que esta tenha sido a principal razão (risos). Obrigado pelo comentário! Volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  17. Aquela placa era "proibido estacionar biciletas do século 19"...

    ResponderExcluir
  18. PARA BRUNO,
    Eu nem tinha reparado!!! Atualização URGENTE!! Valeu pelo comentário! Volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  19. Lí apenas este post. E já estou curioso em relação ao blog inteiro. Gostei de como vc escreve, e escreve muuito bem! Pq será né? rs Tbm pretendo me formar em letras um dia.
    Fique com Deus.

    Marcelo

    (purplesnakesite@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Postar um comentário