Dia 23 de dezembro - Feriado Nacional


As bandeiras do Japão em vários lugares na rua, onde normalmente não há, informam a população que é feriado nacional. Postes, cabines da polícia e até em ônibus públicos. Quem sai nas ruas no feriado aqui no Japão, não pode dizer que nunca viu a bandeira do Japão! Mas afinal, hoje, dia 23 de dezembro, é feriado de quê??? Esse é talvez um dos feriados nipônicos mais Muito Japão de todos do calendário japonês. Hoje é feriado porque é Aniversário do Imperador.

Foto Oficial do Casal Imperial
(No Consulado do Japão mais perto de você!)



O Crisântemo Dourado é o símbolo do império japonês




Casal Imperial passeia (descontraído?) pelo jardim do palácio




Parabéns! Este ano ele completa 75 anos!

É hoje também que o Palácio Imperial abre as portas para a entrada do povo japonês - muitos estrangeiros também vão - que quer ver a Família Imperial dando "tchauzinho" da varanda e atrás do vidro. O evento é chamado em japonês de 一般参賀・ippan sanga. É de praxe também o Imperador dizer algumas palavras que servem de mensagem de final de ano. Segundo os jornais, este ano o número de visitantes foi o maior desde que o atual imperador assumiu o posto. Foram cerca de 7 mil visitantes a mais, em relação ao número do ano passado, o que totalizou 22.600 porta-bandeirinhas!

Palavra do Dia: 

天皇・tennou・imperador


Exemplo:
 なんでこの日に赤で「天皇誕生日」と書いてあるの?

(Por que nesse dia está escrito em vermelho "Aniversário do Imperador"?




Comentários

  1. O Imperador já tá muito jichan, né!?
    Mas pros japoneses, essa idade tá novinho ainda :P

    Podiam emendar com o "aniversário do Papai Noel", de uma vez!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. PARA ANA ELISA,
    Pois é, ele está bem velhinho, mas pelo que vi na tevê ele parece estar muito bem de saúde. Isso, ele mesmo falou. Obrigado pelo comentário! Volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. PARA RUBENS,
    Desculpe a nossa falha. Realmente em nenhum momento eu mencionei o nome dele. O atual Imperador do Japão chama-se Akihito. Obrigado pela visita. Volte quando quiser.

    ResponderExcluir
  4. De vez em quando eu coloco no NHK e hoje eu vi uma reportagem sobre o Imperador e como minha compreensão do idioma japonês é inexistente não entendi nada, é lógico. Obrigada pelo esclarecimento, não tenho assistido ou lido jornais do Brasil, eles me deixam deprimida e revoltada. Rolou o super, mega, ultraquilométrico bolo de aniversário?Aquele que, por aqui, é dividido com o povão que vai de bacião e pá para colher um "simbólico pedacinho”?!ou algo parecido?Fora o monte de bandeiras,é claro!

    Acho a figura do Imperador engraçada, parece que a cabeça é de uma pessoa e o corpo de outra.Não encaixa... Mas enfim, se for para o bem da nação japonesa, e dos imigrantes, vida longa ao Imperador.

    Bem, caro Caruzo a você e a sua família desejo um feliz Natal e tudo de bom (não sei se você o comemora, mas tudo bem).Manera na rabanada!(ou no seu substituto) e em todo o resto dessas coisas de Natal.
    Tchauzinho!Até.

    ResponderExcluir
  5. Eu fui até o Palácio, mas fiquei enrolando no parque e acabou que não pude entrar por causa do horário. Mas vi muitos japoneses portando bandeirinhas. Até peguei uma de um tiozinho que havia sido largada num banco, mas ele logo veio correndo atrás de mim pedindo de volta. Poxa, quando será que vai dar para ver o imperador de novo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário