Hapii Basudee !

Parece que todo bolo de aniversário que se preze aqui no Japão, além do tamanho "porção para 1 única pessoa só", tem que ter uma plaquinha de chocolate, preta ou branca, com a mensagem "Feliz Aniversário". Mas talvez mais Muito Japão que isso é a moça da confeitaria perguntar se quer que coloque "san" depois do nome!! Muitas vezes elas perguntam com se escreve o nome, claro, e qual será o complemento...se "san", "sensei", "chan", "kun" entre outras palavras usadas em japonês e que são colocadas depois do nome de alguém.

Ah sim! O fato de não ter música para "cantar parabéns" também acho Muito Japão! Mas se não tem música, os japoneses cantam o quê? Cantam Parabéns pra Você, pasmem, em inglês!!! ... quer dizer, inglês entre aspas né, porque o que se canta aqui é um Happy Birthday to You com a letra em inglês, mas a pronúncia é de japonês mesmo!! Creio que vocês podem imaginar o resultado como fica né?! Detalhe, com direito até a parte da música que diz: haapii baasudee diia (nome do aninversariante), haapii basudee tu iuu!!!!



Palavra do Dia:

誕生日・tanjoubi・aniversário

Exemplo:

誕生日おめでとう

(Feliz Aniversário)

PS.: Quero aproveitar o dia de hoje, dia 26 de dezembro de 2008, para desejar um Feliz Aniversário especialíssimo ao meu querido irmão gêmeo que vive no Brasil!! Xande, Parabéns!!

(Espero que o leitor tenha captado a mensagem...risos)



Comentários

  1. Feliz Aniversário!:D
    Descobri esse blog agorinha mesmo e estou adorando ler todas as postagens sobre Japão e sobre Japonês também... Sou absolutamente fanática por cultura nipônica, e esse ano vou prestar vestibular para Letras. Se passar, quero fazer o meu bacharelado em Língua Japonesa, e depois tentar algum tipo de intercâmbio. Aproveitando a data de hoje também: クリスマスおめでとう .

    ResponderExcluir
  2. Deve ser hilário ouvir os japoneses cantando música de niver em inglês, quer dizer, "inglês".

    ResponderExcluir
  3. Felia Aniversário!!! Muita saúde, paz, amor, dinheiro e o que vc mais desejar!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Caruso!
    E que dia pra nascer, ein? Aposto que teve várias economizadas de presente, ao invez de dar um de natal e um de aniversário, dava "um pelos dois".

    ResponderExcluir
  5. Captei vossa mensagem caro Caruzo: parabéns pra VOCÊS nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida... Parabéns (pam, pam. pam...) ...Parabéns (pam,pam,pam ), pelos seus aniversários!
    Com quem será, com quem será, com quem será que...

    Esse negócio de fuso horário é engraçado, você e seu irmão são gêmeos, mas você fez aniversário primeiro (hoje ainda é dia 25 Brasil).
    Pergunta: Por que só microbolos, porção individual?

    Felicidades e tudo de bom. Não esqueça de fazer um pedido ao apagar as velinhas.

    ResponderExcluir
  6. Japonês cantando Happy Birthday fica parecendo mais "Feliz dia do banho de banheira". Porque tanto Birth e Bath eles pronunciam do mesmo jeito. ahushuasahuhsahusahu
    Bem que eles poderiam cantar o nosso "É pique, é pique". Garanto que soaria mais fiel a nossa língua do que o Happy Birthday. auhsahsuahus xD
    O bolo deve ser minúsculo porque japonês deve achar intimidade demais ficar convidando gente para aniversário. ahusauhshuasha xD
    Um feliz aniversário para você e obrigado pelo carinho que tem dedicado todo esse tempo em dividir tantas histórias conosco.

    ResponderExcluir
  7. FELIZ ANIVERSÁRIO(s?)!

    Muitas felicidades, muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos e feliz aniversário para você meu irmão!!
    Meu eterno presente é ser seu irmão!!!
    Te AMO!

    Xande

    ResponderExcluir
  9. Meus filhos, vcs foram a coisa mais abençoda que Deus me deu.
    Fico feliz por termos criado dois Homens de bem e de caracter indiscutivel. Muito obrigado por vcs existirem na minha vida. Por vc Julio morro de saudades, e por vc Xande te abraço em nome dos dois. Que Deus abençoe vcs no dia de hoje,não importa se ai 26 ou aqui 25,sempre PARABÉNS. Nos orgulhamos de vcs!!!!!!
    mamae

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos 2 manos e Boas Festas.
    (também sei o chato que é ter o aniversário tão próximo do Natal).

    ResponderExcluir
  11. HEPII BASUDEEE, Caruso burodaaasu!!! =D heheheh
    mas concordo c/ vc, esse lance de bolo porcao 1 pessoa so eh um pe no saco... ate pq, o tamanho eh single person, mas o preco... eh como se 20 fossem comer! =P

    parabens + uma vez!!! ^_^ Felicidades!

    ResponderExcluir
  12. おたんじおうび おめでとう!!!
    Feliz aniversário!!!!! Muitos e muitos anos de vida, saúde e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  13. Palabéns, Caluso!!! Ablaço folte da China!!!

    ps. Na Colômbia também cantam em inglês...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Caruso! Muitas felicidades para você e para o seu irmão!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, Caruso! Muitas felicidades para você e para o seu irmão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário