Passeata de Brasileiros em Tóquio


Sim. Eu estive na passeata realizada no último domingo, dia 18. Não sou descendente de japoneses, não trabalho em fábrica - e que fique claro que não sou contra que trabalha, antes que falem - e, nem estou desempregado - Graças a Deus/Buda! Mas participei da passeata em solidariedade aos compatriotas que estão passando por uma situação difícil. Sei que não são apenas os brasileiros que moram no Japão que estão nesta lamentável situação, diante da crise econômica atual, mas achei que ao estar presente, participar e gritar junto, eu poderia ajudar de alguma forma a, pelo menos, fazer barulho a ponto de fazer alguns japoneses tomarem conhecimento de que há sim muitos brasileiros que vivem aqui no Japão e trabalham honestamente. Embora boa parte dos japoneses nem faça idéia do número real de brasileiros que vivem aqui - cerca de 320 mil - muitos já são imigrantes e estão para ficar e viver nesta terra dignamente como qualquer cidadão.


Mas foi interessante participar pela primeira vez de uma passeata! E no Japão! Não sei se é algo Muito Japão, mas a polícia acompanhou a passeata durante todo o tempo, desde a "concentração" até a "área de dispersão". Durante a passeata, os nipopoliciais controlavam até as bandeiras para que estas não atrapalhassem o trânsito e pediam para que estas fossem carregadas na vertical! Mas tudo pedindo educamente e com sorriso!! Achei interessante também, a passeata respeitar o sinal de trânsito e seguir sempre por uma das laterais da rua, sem atrapalhar o fluxo de carros!!! Já na "área da dispersão", apesar de ser na calçada, os policiais pediam para que todos se dispersassem realmente. Ao final, sobrou meia dúzia de gato pingado que ficou para trocar contatos, rever amigos, bater um papinho etc. Foi o que eu fiz! Ah sim! Devo salientar que gostei muito de ver muitos japoneses lá presentes! Alguns traduzindo os dircursos, outros carregando placas, outros gritando e dando total apoio aos brasileiros.



Mais informações sobre a passeata, você encontra no site da BBC Brasil. É lá também que está o vídeo que a minha família no Brasil, descobriu o que eu estava fazendo no domingo por volta das 15h. Confira! Clique aqui.




A mídia japonesa estava lá em peso. Quem quiser saber sobre a passeata em JAPONÊS, pode conferir qualquer um dos links abaixo:


- Vídeo da reportagem do noticiário da NHK. Clique aqui.
- Jornal Mainichi (毎日新聞). Clique aqui.
- Jornal Asahi (朝日新聞). Clique aqui.




Palavra do Dia:
デモ行進demo koushin・passeata


Exemplo:
次のデモ行進はいつですか。
(Quando será a próxima passeata?)


Fotos: Ewerthon Tobace

Comentários

  1. parabéns pela participação e mobilização! a união faz a força e se for para trabalhar na terra do sol nascente, qual o motivo da discriminação!
    Força!!

    ResponderExcluir
  2. nossa, imagino o cúmulo da organização né? hihihi...

    isso, é sim, muito japão!

    ResponderExcluir
  3. Vc ficou otimo na teve! De verdade! Parecia bem integrado e com os objetivos de participar do evento bem claros. Parabens pela iniciativa. Pena que outros brasileiros nao se interessam pelos proprios direitos.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro eu gostaria de parabenizar vc Caruso,suas matérias sobre o Japão são o máximo.Eu não te conhecia,passei a te conhecer no blog da Karina Almeida,ela falava muito de vc,e resolvi conferir,confesso que adorei o seu blog.Deixa eu te dar os meus parabêns de novo,suas matérias me fazem sentir que eu estou no Japão,eu amo esse país e o meu sonho é um dia ir morar aí.Beijos pra vc e que vc sempre continue com essas lindas reportagens sobre esse país maravilhoso que é o Japão,sorte e sucesso pra vc Caruso

    ResponderExcluir
  5. Ola! Fiquei contente por ver varias criaças e mulheres, gritando forte e alto o que achamos ser justo e de direito de todos os estrangeiros que vivem e colaboram de alguma forma coma economia do Japao. Agora temos que correr atras das assinaturas do abaixo-assinado. Amigo carioca, obrigado pelo apoio. Miguel Kamiunten

    ResponderExcluir
  6. oi caruso, peço licença pra deixar um recadinho para a CRIS FONTELES :P

    nossa, que legal que você conheceu o blog do caruso, através do meu japão. fico super feliz!

    sempre tem gente que fala isso (aqui e lá) e já até brinquei com o caruso que vou cobrar comissão! hihihi...

    o blog dele é muito interessante mesmo! dá para aprender muita coisa sobre o japão (^_^)v

    bjinhos para os dois!

    karina

    ResponderExcluir

Postar um comentário