Caixa Por Um Dia

セルフレジ・serufu reji ou, em português claro, CAIXA SELF-SERVICE!! Isso mesmo! Ninguém no caixa, o cliente mesmo pega as mercadorias, passa na leitura ótica, deposita o valor da compra, recebe o troco e ele mesmo ensacola as compras e vai embora! Não é magnífico!? Sim, eu já comentei sobre esse sistema em um post feito ainda para o Muito Japão I, no ano passado, por sugestão de um leitor que havia experimentado a parada. Não está lembrado? Clique aqui. Na verdade, eu também já participei do quadro "Caixa Por Um Dia"!! É muito melhor! Muito gostoso! Se bem que aqui no Japão, caixa não bate papo, não puxa conversa, não faz comentários e, na maioria das vezes, sabe ser simpática! É verdade que as vezes eu sinto saudades de ser atendido por um ser humano e estabelecer um diálogo, contar uma piadinha ou mesmo mandar um chaveco...mas aqui não tem isso. A diferença de um caixa com uma pessoa e sem pessoa é que você tem que botar a mão na massa! E isso é muito maneiro! Não dá trabalho algum! E é ótimo para quem está com pressa! Eu gostei. Aí fica aquela pergunta que você deve estar com ela presa na garganta desde o início deste post: e quem não pagar? Assim não é mais fácil para malocar? Não vai ter gente criando a promoção Leve 2 e Pague 0 ?!!? Bom, quanto a isso, sinceramente não sei responder. Pelo contrário: me pareceu realmente fácil colocar duas latinhas de atum e registrar apenas uma! Quem é o caixa? Não sou eu? Então!...hehehe... mas eu não fiz isso. Fui leal ao meu gerente invisível e registrei tudo. Mas que dá para fazer isso, isso dá!

Bom, mas as novas máquinas em questão serão adotadas pela rede de lojas de conveniência am/pm já a partir de março. Outra rede de lojas de conveniência, Lawson, só instalou algumas destas máquinas desde março do ano passado, mas ainda não divulgou os dados. Mas o campeão mesmo é o supermercado Jusco que, só no ano passado, adotou o sistema "tu é cliente mais tem que trabalhar" em cerca de 113 pontos. O Lawson colocou a máquina self-service em parte de suas lojas e o am/pm prometeu colocar em cerca de 30 pontos. Se tudo der certo - e não sumir tanta coisa - eles estudam instalar em mais pontos. Uma coisa eles garantem: com a crise, essas máquinas tornam-se grandes aliadas para o corte de pessoal. Infelizmente.



Palavra do Dia:
専用・senyoo・ especial, específico

Exemplo:
これが新しい万引き専用のレジですって?
(Como? Este que é o novo Caixa Especial Para Malocar?)





Comentários

  1. haaaaa tenho minhas duvidas que essa moda pegue...
    eu nao me arriscaria a ser pega roubando nada, ainda mais por tao pouco...
    mas eh como dizem "a oportunidade faz o ladrao"...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, eu não tinha idéia de que essas máquinas existiam.
    Porém, eu já estava pensando: "Beleza é legal, mas... E as pessoas que vão ficar desempregadas..."

    Daí eu cheguei na parte que fala: "com a crise, essas máquinas tornam-se grandes aliadas para o corte de pessoal."

    Nessa hora eu lembrei que quem está por cima e quer continuar lucrando nem vai pensar nisso...:P

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já conheço essas máquinas, aqui em Portugal tem uma rede de supermercados que tem esse serviço.
    Já usei, mas sinceramente prefiro o contacto humano... e já agora só para dizer que não enganei o " gerente invisivel "....


    Beijos
    Sandra Mendes
    Portugal
    Ilha da Madeira / Cidade do FUNCHAL

    ResponderExcluir
  4. Nos mercados e home centers por aqui já existem essas máquinas. Até dá pra malocar algumas coisas sim, mas não é tão fácil assim não, o balcão onde está a sacola é uma balança e logo acusa se você não colocar a mercadoria na sacola ou se colocar algo mais pesado (no caso mais de 1), além de ter câmeras e um funcionário de olho no movimento ali na ponta. Mas se arriscar a se sujar por tão pouco é burrice ;)

    ResponderExcluir
  5. deve ter algum sist de cameras secreto..hehehe...

    ResponderExcluir
  6. Fala Caruso blz?
    Acho que depende muito da pessoa que utilizaria esse serviço
    Essas combinis e supermercados tem mais cameras que produtos...
    Passou na TV uma reportagem de uma velhinha que malocava coisas no supa, ela colocava na bolsa e saia fora, dai mostrou um grafico na TV da planta do supermercado, as cameras cobrem 100% do campo de visao do estabelecimento, os seguranças acompanharam todos os movimentos dela desde a entrada ate o momento em que ela enfiava as coisas na sacola.
    Dai pegaram ela e fizeram ela pedir desculpas.
    Isso porque no supa haviam pessoas nos caixas, no caso descrito no post o dono do estabelecimento teria que confiar muito no ser humano ou instalar medidas de segurança...

    ResponderExcluir
  7. eu também já participei do quadro caixa por um dia! super legal!

    e gostei da explicação da herika, porque reparei na mocinha que fica de olho e bateu a dúvida: ela tá ali para vigiar ou para ajudar, em caso de dúvida?

    pois é, no japão dá para confiar mais nos clientes, mas os donos já sabem que nem todo mundo é santo e também pensam nos sistemas de segurança.

    mas no brasil, não sei não... se ainda não tem, por falta de tecnologia que não é :P

    ResponderExcluir

Postar um comentário