Camisinha de Guarda-Chuva

Em dias de chuva, é comum a gente ver esses porta-camisinhas-para-guarda-chuva na entrada de shoppings, galerias, supermercados etc. O modelo mais vagaba tem só os saquinhos pendurados. A gente chega, arranca um, enfia o guarda-chuva dentro e pronto. Entra com o guarda-chuva devidamente protegido! Na hora de sair, geralmente tem uma lata de lixo especialmente colocada na saída só para esses sacos plásticos usados. Já os mais moderninhos, tem todo um sistema que parece ter sido inventado por quem destestava simplesmente arrancar o saquinho e perder uns 3 segundos até conseguir abrir a boca do saco e perder mais 3 segundos até conseguir enfiar o guarda-chuva direito e inteiro dentro do saco. Esse modelo mais moderno é também muito prático.



Chamado de 傘ぽん・kasapon, este modelo facilita muito a vida da gente. Basta inserir por cima o guarda-chuva e puxá-lo para contra você e pronto! O menino já sai encapado! Seria tão bom se a técnica pudesse ser usada em outros contextos, né não?!
Na saída, você encontra a mesma lata de lixo especial para esses sacos plásticos. Você mesmo tira o seu guarda-chuva de dentro do plástico e deposita o plástico na lixeira. Já vi um modelo dessas máquinas que também tira o plástico do guarda-chuva sem a gente precisar molhar a mão! Basta enfiar o guarda-chuva na máquina, e ele já sai sem plástico! É muito maneiro! Mas, como esse modelo deve ser mais caro, consequentemente, é mais raro de se ver. Outro modelo ainda mais raro de se ver é o que aceita guarda-chuva dobrável. Normalmente a gente não vê muito e já fui obrigado várias vezes a pegar um plástico enorme e comprido e enfiar o meu negocinho curto que devia ser "Made in Japan", numa camisinha que devia ser "Made in South Africa", deu para entender?


Mas há outro modelo usado na porta de diversos estabelecimentos comerciais para impedir que o povo entre com o guarda-chuva pingando. Esse outro modelo, chamado 傘ふり場・kasafuriba, tem cara de que o inventor criava cachorro e se amarrou no jeito como o seu cão se secava de forma prática. Resultado: ele criou esse secador para guarda-chuva.


Esse é muito fácil de usar. Basta sacudir o guarda-chuva dentro do negócio, entre as duas paredes e pronto. "Disk" que o interior da parada é revestido com um material especial que absorve a água. Veja como funciona:

Para assistir a demostração de como funciona o negócio, visite o site do fabricante. Clique aqui para acessar o site e depois clique na foto menor que aparece na esquerda da página. Bom, apesar de esse modelo - que ninguém me tira da cabeça que foi inspirado nos cães - ter surgido com o propósito de conscientizar o povo de que devemos ser mais ecológico e diminuir a quantidade de sacos plásticos, é muito comum, muito, a gente ver esse modelo de sacudir para secar junto com o porta-camisinhas-para-guarda-chuva.



Palavra do Dia:

傘・kasa (leia-se como "caça" e não como "casa")・guarda-chuva


Exemplo:

あれ?傘ぽんがない。をどこに入れればいいの?

(Ué? Não tem aquela paradinha com plástico para o guarda-chuva! Onde que eu enfio então?)



Comentários

  1. Hoje já se vê vários dessas sacolas de plástico para guarda-chuvas no Rio e em SP. Mas achei a do "cachorro" pouco prático... hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lido sobre o "kasapon" no blog da Karina-san.
    Nossa, deve ser muito prático isso! Agora, eu enfrentaria o mesmo problema que você, porque todas as minhas sombrinhas são (e foram, porque estou me referindo também às quebradas e perdidas) daquele tipo dobrável... hehehehe

    ResponderExcluir
  3. O kasafuriba eu não conhecia, só o kasapon que gosto de usar, já tive muitos guarda-chuvas roubado nas portas dos mercados õ.Ó

    ResponderExcluir
  4. Aqui não tem estas tecnologias, mas achei a do secador realmente mais ecológico já que um dos movimentos de hoje em dia é acabar com o uso do plástico em grande escala.
    Quando está chovendo levo meu próprio saco (sacolas de mercado) e o reaproveito de outras vezes ou então uso a embalagem que vem com o guarda-chuva quando o compramos.Parece coisa de pobre, mas funciona.

    ResponderExcluir
  5. Como tem muita gente na China, quando chove, colocam umas três pessoas nas portas dos shoppings para ensacar os guarda-chuvas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário