Linha YAMANOTE


Lembra do Matt? Aquele carinha muito criativo, irreverente talvez, e com dinheiro sobrando para viajar o mundo todo e gravar imagens dele dançando uma coreografia que para estar evocando os Deuses da chuva! Diga-se de passagem, na coletânea de 2008, entre outras cidades, ele esteve no meu Rio de Janeiro, onde convocou uma meia dúzia de carinhas para participarem de uma breve demostração do que podemos chamar de globalização da macaquice. Para quem perdeu, aí está o vídeo. Ah sim, tem também Sampa e Tóquio...2x!


Mas o post eu resolvi escrever mesmo porque me mandaram hoje a versão Muito Japão da dança do Matt! Isso mesmo!! Trata-se de um japinha que gravou imagens dele dançando, mas não em várias cidades do mundo, e sim, em TODAS as ESTAÇÕES da linha YAMANOTE! Para quem não conhece, a linha Yamanote, chamada em japonês de 山手線・yamanote sen, é a linha circular de Tóquio. Todo turista que se preze, conhece e usa a linha verde para se locomover entre os vários pontos turísticos da capital japonesa. A própria Akihabara・秋葉原 faz parte dessa linha também. Tem também a famosa Shibuya・渋谷, palco do filme Lost in Translation (Brasil: Encontros e Desencontros, Portugal: O Amor é um Lugar Estranho) de Sofia Coppola. No mapa das linhas do trem de Tóquio,uma vez encontrada a linha Yamanote, é muito fácil se localizar! O mapa é super simples, vejam:



Clique aqui para ver maior!

Bom, mas o carinha foi igualmente criativo, irreverente e talvez, faltasse apenas dinheiro para dançar não somente nas estações de uma única linha de trem, mas em diversas cidades do Japão. Para quem ainda não viu, aí está o vídeo:





E já que o assunto é Yamanote, a linha verde circular de Tóquio, foi procurando o vídeo que achei dois artigos igualmente Muito Japão: um relógio com todas as estações da linha Yamanote...
...e, pasmem, um relógio de pulso, idêntico aos painéis eletrônicos encontrados nas plataformas dos trens daqui!

O relógio custa cerca de ¥25 mil e é encontrado em diferentes versões de acordo com a estação de trem. Eu que sou um mero mortal, e não tenho nenhum fetiche por trens, não notei quase nenhuma diferença entre os modelos do tal relógio de pulso. Mas segundo a explicação do site, o modelo da estação Ikebukuro・池袋 por exemplo, exatamente como acontece na estação original, na parte de baixo do painel luminoso, não aparece nenhuma mensagem!!!!



Já os demais modelos, tanto nos painés reais quanto no relógio, aparecem mensagens como o trem está chegando ou o trem passará direto por esta estação etc.

Ainda segundo o site, no modelo da estação de Shinjuku・新宿, tal qual o painel que está na estação real, as quinas do painel não são totalmente retas, e sim, levemente curvadas!!!!


Fala sério! Aposto que agora você decidiu pelo modelo Shinjuku!!! É mole??? É isso ai, vou terminar por aqui para não ter que ficar dando voltas e mais voltas, assim como quem dorme no trem da linha Yamanote.


Palavra do Dia:
山手線・yamanote sen ・Linha Yamanote
Exemplo:
もう3時間ずっと山手線に乗りっぱなしでちょっと目まいがするような感じ…
(Acho que depois de passar 3 horas na Yamanote já estou me sentindo meio tonto)


Comentários

  1. Deve ser muito legal andar de trem/metro no japão...*.*

    ResponderExcluir
  2. Incrível, eu compraria se não fosse realmente muito caro, em reais da mais de 600... Você está certo eu escolheria o modelo da estação de Shinjuku, pois é o melhor...
    Post muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, descobri o seu site popr acaso ha alguns dias atraz. Tambem estou no Japao, mas vim a trabalho. Amei o seu blog e sempre quando da dou uma passadinha por aqui.
    Parabensss

    ResponderExcluir
  4. Tbm gostei do modelo Shinjuku.ha ha ha...
    Seria uma boa lembrança dos tempos de Japão, lá no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. so aqui mesmo pra ter essas coisas...
    hehehehe

    mas acho que eu ficaria com o modelo shibuya, um dos meu lugares favoritos em Tokyo

    Em Harajuku eu ja vi toalhas de banho com o desenho da placa do Yamanote Line, era branca com o nome da estação no meio e nas laterais indicavam as estacoes (proxima e a anterior).

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post! Principalmente o japa pagando mico na yamanote. hahaha!

    ResponderExcluir
  7. Hahahaha Estou rindo ate agora desse dancarino da Yamanote. Pena nunca ter cruzado com ele por ai, ia dar umas boas gargalhadas. O interessante tambem eh ver a indiferenca do povo ao redor dele, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Ainda mais na Yamanote, que costuma ter as estacoes sempre lotadas. Muito legal tambem os detalhes sobre os relogios. Parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  8. gente que viagem!! viagem literalmente !!hehehehe
    Muito show a idéia e os relógios!!

    Muito show não...Muito Japão!!

    ResponderExcluir
  9. O melhor é que o carinha deve ter dado toda a volta e descido na mesma estação que entrou, sem pagar nada!!!
    Muito bom o plágio! rs
    Agora, pelo amor de Deus! Por que cobrar tão caro num relógio que mostra apenas o horário de 1 trem? Se fosse de todos os trens até valia a pena...

    ResponderExcluir
  10. HAhahahahah! Onde tu encontrasse essa figura dançando nas plataformas, Caruso? E esses relógios, amei!! Gente, teu blog é o que há, sou tua fã! Bjos, amigo! Bruna :)

    ResponderExcluir
  11. ''O mapa é super simples, vejam'': essa parte do texto eu achei muito engraçada se o pessoa não souber nem achar a estação que ela está ferrou !!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário