Ministro japonês "resfriado" renuncia ao cargo !

O ministro das Finanças do Japão Shoichi Kanaburaba (cujo verdadeiro nome é Shoichi Nakagawa) sentiu as pressões dentro e fora do país e, depois de ter conversado com o Primeiro Ministro Taro Aso, renunciou ao cargo. Do mesmo modo, porém bem mais light e de forma mais construtiva, foram grandes as pressões dos leitores, dentro e fora do Japão, que queriam ler algo sobre o vexame do ministro japonês aqui no Muito Japão. Agradecemos a todos que nos escreveram, enviaram comentário sobre o assunto e também às pessoas que me cobraram gentilmente pessoalmente! Portanto, aqui está:

Era uma vez um ministro das Finanças que participou de uma renião com os principais representantes de sete países mais industrializados do mundo e, eis que o nosso ministro, me aparece em uma coletiva de imprensa em estado deplorável, grogue, “trêbado”. Apesar disso, ele jura de pés juntos que estava simplesmente, sob efeito de uma dose exagerada de remédio para gripe que, segundo ele, teria tomado no avião a caminho de Roma, local da tal reunião! Se quem viu as imagens da reunião não acreditou, imagina quem presenciou o fato!

O cara mal conseguia abrir os olhos, nem prestar atenção no que era perguntado, falava e gesticulava em câmera lenta. Só faltou intercalar as palavras com soluços!! Sem falar no linguajar. Não que ele tenha falado palavrões, mas o jeito de falar deixava claro que o cara não estava normal!


Pegou mal ele dizer por exemplo "Que??? Fala de novo!! Tá falando de onde??” ao se dirigir ao repórter que havia feito uma pergunta. A tevê japonesa marretou até o fato de o ministro ter pego o copo que estava na frente do outro nipotiozinho, bem enquanto na hora que o carinha estava falando!!!

E só deu Nakagawa na mídia japonesa!! Aliás, não foi a toa que o nome dele, 中川昭一・Nakagawa Shoichi, estava entre as palavras mais buscadas do Google Japan!!

Em todas as matérias, era de lei aparecer a expressão 呂律を回らない・roretsu wo mawaranai (não conseguir articular as palavras). Foi bom até porque, ao consultar o dicionário japonês-português para ver o ideograma correto usado nessa expressão, eu acabei aprendendo também português: “entaramelar-se”. Outra palavra que resume bem o que aconteceu, estava em várias matérias: 醜態・shuutai・conduta vergonhosa!


A mídia estrangeira não deixou barato!! Jake Tapper (foto), jornalista norte-americano, colunista da ABC News, disse em seu blog Political Punch que "Nakagawa estava dormindo, mas se ele estivesse pensando nas demissões em massa que fabricantes como Toyota e Sony estão pondo em prática no mundo inteiro, ele não estaria dormindo!"


Apesar do remédio para gripe (só estou fingindo que estou acreditando...), várias pessoas já apareceram na tevê dizendo que o cara é chegado numa bebida, digamos, com um teor de álcool um tanto elevado em relação a outras bebidas mais populares, se é que você me entende... A população japonesa ficou indignada. Nas ruas, diziam que era uma vergonha! Que ele como representante do país naquela ocasião, ele deveria ter se comportado como tal. Mas isso, o próprio chegou a falar na tevê. Ele admitiu que a conduta dele não foi digna de um representante de um país, mas simplesmente, pediu desculpas por ter gerado "más interpretações".


Muita gente esperava que ele fosse dizer "Sim, diga ao povo que eu BEBO...e bebi sim, bebi moooooito tá?!!...e beberia mais ainda se não tivesse acabado tudo e aqueles caras não tivessem me tirado o copo na mão e me arrastado para fora daquele bar tá?! ...bebo bebo bebo beeeeebooooo!!!!!"...mas, ele renunciou e, até o fim, para todos os efeitos, foi tudo por causa do remédio para gripe!! Para quem perdeu o show, vamos ao vídeo! Não é necessário saber japonês para ver que o cara...digamos... tomou tanto remédio para gripe, que parece até estar "bebão"...digamos assim!



Bom, ficamos por aqui então. PASSA a RÉGUA!

Palavra do Dia:
風邪薬・kazegusuri・remédio para gripe

Exemplo:
この日本酒の名前は変わってるね。「風邪薬」って書いてある…ハハハ面白い!
(Diferente o nome desse saquê né? Está escrito "Remédio para Gripe"'...hahaha...engraçado né!

Comentários

  1. Acompanho o blog, sempre lendo o que acontece e sou um leitor e interessado na cultura nipônica. Estou atualmente lendo Xogun e claro, imagino a vergonha que este cara levou a si mesmo e a sua família. Num Japão antigo ele teria feito um harakiri muito provavelmente. Como fica isto no Japão moderno? Quais as consequências deste ato na vida atual japonesa?

    Abraços!

    P.S.: Coloquei chamada no meu blog para esta matéria inclusive! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Final mais do que esperado para o Lula japonês... rsss... Até que foi rápido, achei que ele renunciaria mais pro final da semana =D

    ResponderExcluir
  3. Você está sendo agressivo...o Globo informou:"...supostamente embriagado..."

    O Nakagawa, abre teu olho!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahah! Kanaburaba é foda, tu é foda, amigo! O cara tava chapado até dizer basta! Bjosssss

    ResponderExcluir
  5. Ola eu acompanho o seu blog quase que diariamente pois eu tenho um grande interesse pelo japao e o que acontece por ai. Moro atualmente na Suica e gostaria muito de, um dia, poder conhecer a cultura japonesa. Porem fico bastante chocado a cada noticia ruim que vem do arquipelago . A desmoralizacao de dirigentes politicos ou nao me faz pensar que este pais esteja afundando como nacao. O que voce acha? Fica dificil para nos que nao temos acesso a muitas noticias dai, ter uma ideia do que seja Japao mas, pelos varios blogs que vejo, nao difere em nada do que acontece no Brasil. Isso me faz pensar, entao, o porque do Japao ter uma imagem boa no Brasil (se eh que realmente ainda tenha)? Sera que a colonia japonesa no Brasil eh que moldou tudo, pois tenho muitos amigos da colonia japonesa e sao pessoas para quem eu tiro o chapeu como se diz no ditado popular.
    So tenho uma coisa a dizer: Ashamed Japan!

    ResponderExcluir

Postar um comentário