RESULTADO DA PESQUISA ・結果発表

Confira na barra lateral o resultado da PESQUISA MUITO JAPÃO !

Confesso que me surpreendi com o resultado do PARA QUEM MORA NO BRASIL, já que na minha cabeça, não tínhamos o costume de usar tanto lenço de papel. Bom, digo, talvez isso não fosse um costume só da minha casa. Mas mesmo assim, não lembro de ter presenciado nenhum amigo meu usando lenço de papel em casa. No carro sim, acho mais comum. Já no PARA QUEM MORA EM OUTROS PAÍSES, agradecemos a participação de todos, mas fica difícil fazer uma análise do resultado, já que não sabemos de que países vieram os votos. Foi mesmo para não desprezar os leitores, dos quais temos o prazer de receber a visita, mas que não vivem nem no Japão e nem no Brasil.
Finalmente, PARA QUEM MORA NO JAPÃO, o resultado é mais do que esperado! A intenção da pesquisa era comprovar que aqui no Japão consome-se muito, mas muito lenço de papel e, nós estrangeiros, como moradores deste país, acabamos, de certo modo, nos adaptando à cultura e passamos a consumir mais do que fazíamos no Brasil. É de lei alguém ter pelo menos uma caixa de lenço de papel na mesa da cozinha ou na sala, na mesa de centro, ou ainda do lado do sofá. Também vira e mexe é possível ver gente saindo do supermercado com pilhas de caixas de lenço de papel. Isso porque já é vendido em pilhas com 4 ou 5 caixas juntos.


Sem falar nos lenços de papel que recebemos nas ruas, os chamados ポケットティッシュ・poketto tisshu ou "lenço de papel de bolso". Esses pacotinhos com lenços de papel são distribuídos nas ruas, não simplesmente por caridade, mas porque atrás tem sempre uma propaganda que, tenho quase certeza que quase ninguém lê. Aliás muitas vezes quem está andando na minha frente ganha, mas eu não ganho, e o cara que vem atrás de mim ganha também! Isso porque eles presumem que eu não saberei ler a propaganda e por isso não tem sentido eu ganhar...tenho quase certeza disso (risos)!


Engraçado é ver uma velhinha parar bem na frente de um desses carinhas ou moças que ganham por hora para distribuir lenço de papel na rua e, na cara de pau, pedem mais de um!! É muito engraçado. Sempre vejo esse tipo de nipovovozinha.


Com tanto consumo de lenço de papel, não é de se admirar que haja todo um mercado voltado para esse ramo! Há uma infinidade enorme bastante grande "pra caramba" de modelos e capas para porta-lenço de papel!!! Mais muito mesmo!!! Assim como os preços, os modelos também variam muito! Confira alguns modelos, no final deste post! Para finalizar, não posso deixar de falar que é raro encontrar um conterrâneo que use a palavra tal qual existe em português há séculos: lenço de papel. É mais comum, mas muito mais comum, brasileiro imitar o modo japonês de se referir ao lenço de papel. Eles dizem "tíxu", que em japonês é ティッシュ・tisshu e que por sua vez é derivado do inglês "tissue". "Você tem 'tíxu'?", "Nossa, estou sem um 'tíxu' na bolsa!", "Meu tíxu acabou!"... e por aí vai! Bom, mas fiquem agora com alguns modelos maneiros de porta-lenço de papel ou, como alguns preferem dizer, "porta-tíxu".










Comentários

  1. Rsrs...post legal e adorei esses "porta-tíxus" de bichinhus e essas nippovovós são msm mt caras d pau...
    BjoksS*
    Stefane

    ResponderExcluir
  2. Adorei os porta lenços de papel!!! Eu não vivo sem os meus lencinhos! Tenho sempre na mochila,bolsa,em cima da mesa...e olha que eu moro no Brasil!Não sabia q o pessoal daqui n usava... agora,essa de distribuir lenço,não é um exagero, pois gasta muito papel e tal... :/?Mesmo assim,adorei a idéia,é muito melhor do que aqueles folderes XP!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Com o lance da alergia a pólen é até compreensível o grande uso de lenço de papel por aí,o interessante é ter caixas espalhadas pela casa .Tem uns modelos bem bacaninhas mesmo e isso com certeza atiça o instinto consumista de quem os compra. Acho que aqui no Brasil o aumento do uso dos lenços se deve as alergias respiratórias por variações constantes de temperatura.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! No Brasil nao tinha o costume de usar tissue, agora vivendo aqui, fico pensando quando voltar, como viver sem eles? Aqueles guardanapos do BR ralam tudo ahuahuahau. Adorei tambem a selecao dos porta tissue, um melhor que o outro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ameei esses modelos de porta lenco-de-papel (desculpe, mas eu nao falo esse "tixu" ai nao!! Deve ser pq quase nao ando c/ brasileiros aqui...)! Onde vc achou isso, cara? Eu q nao compro esses lencinhos fiquei c/ vontade so p/ usar essas caixinhas ai maneirissimas, hehehe
    Mas eu penso assim: se vao me dar na rua, nao preciso comprar! Economia ja! eheheh Mas vamos ver essa epoca ai do polen, eu to a menos de 1 ano aqui, entao nao sei se terei alergia ou nao... sera q eh por isso mesmo q ele usam tanto lenco de papel??

    ResponderExcluir
  6. no brasil o povo costuma usar sim, mas nao usam pras mesmas coisas q nos, no jp
    no brasil eh comum usar qdo se estah gripado
    no jp usamos pra tudo! limpar os restinhos de comida da mesa, tirar um pozinho, secar as gotinhas de agua q caem do copo "suado", pra limpar a boca depois de se lambuzar com macarrao, pra tirar migalhas de qlq coisa, e claro, tb pra assoar o nariz rsrs

    ResponderExcluir
  7. Esse uso maciço de tisshu parece pouco ecológico. Na verdade essa tendência é geral por todo o mundo, especialmente os países mais ricos. Prefiro lenço de pano e guardanapo de pano mas as outras pessoas da minha família não passam sem tisshu.

    ResponderExcluir
  8. Atchiiim. Vi tanto lenco que acho peguei um" resfri" vou comprar tixu no mercado a...a...a....atchiiiiiiiiiiim! Preciso muito todos os meus lenços de pano estão zunimos Hebe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário