Dia das Crianças (só as meninas) no Japão

Festival das Meninas, Dia das Meninas, Festival do Pêssego e até Festival das Bonecas. Os nomes são muitos, mas em japonês, a maioria se refere ao dia de hoje, 3 de março, como hinamatsuri. Para complicar ainda mais, dizem que é dia das meninas, mas ninguém dá parabéns e nem presente para as meninas. Para os japoneses, o hinamatsuri é celebrado para desejar que as meninas cresçam com saúde. O que se faz nesse dia? Come-se sushi, toma-se saquê – sem álcool, chamado amazake – e come-se arare.


Pesquisando hinamatsuri, você vai encontrar diversas explicações e até detectar diferenças aqui e outra ali. O importante é saber que dia 3 de março é hinamatsuri e pronto. Por via das dúvidas, separei uma das explicações em português que encontrei na net. Na minha opinião uma das melhores e mais fáceis de se entender a difícil denifição, ou melhor, falta de definição de um dia para se dar presentes para as crianças, como fazemos no Brasil. Encontrei no site do Consulado do Japão em São Paulo.


Hinamatsuri - Festival das Meninas, comemorado no dia 3 de março, é uma data em que as famílias se reúnem para celebrar e desejar às meninas um crescimento saudável e feliz. Nessa ocasião, as casas onde moram meninas são enfeitadas com um conjunto de bonecas que representa a corte imperial. Conhecido também como Momo no Sekku - Festival do Pêssego ou Sangatsu no Sekku - Festival de Março, a comemoração teve início no Japão no período Edo, entre os séculos 17 a 19. No Japão, o Tango no Sekku - Dia dos Meninos é comemorado em outro dia, 5 de maio. É quando as casas são enfeitadas com carpas voadoras e bonecos de guerreiros para encorajar a masculinidade dos meninos. Atualmente, o dia 5 de maio é chamado de Dia das Crianças, no entanto, a maioria dos japoneses continua a celebrar o Dia das Meninas e o Dia dos Meninos em datas distintas.


Tradições a parte, é nessa época do ano que a gente vê bonecas e mais bonecas representando a corte imperial. Eu sempre comparo com o nosso presépio, já que ambos têm muitos pontos em comum: há versões caras e baratas, é dizer que há versões com menos ou mais peças. Há peças autênticas com roupas de verdade e também há modelos estilizados, mais simbólicos, e por aí vai. Quem não tem espaço para montar uma corte inteira dentro de casa - essa escadinha com tapete vermelho e biombo dourado, pode reservar um espacinho em casa, nem que seja em cima da televisão, só para o casal imperial, e pronto! Já está representada a corte, com o Imperador e a Imperatriz sozinhos!!! É interessante como tudo nessa época se transforma em hina ningyoo, como são chamados estes bonecos. Pode ser o que for, basta ser triangular, ser um dois e representar um casal, que já serve como hina ningyo. É impressionante a variedade de coisas que assumem formas de hina ningyoo. Tudo que em par, vira Imperador e Imperatriz! Pode até ser algo bem nada-a-ver, mas se está em par, qualquer japonês bate o olho e diz: ah! hinamatsuri!


Antes do dia 3 de março, como acontece todo ano, é de lei sair matéria de comida em forma de hina ningyoo, hina nigyoo com maior número de peças do país, hina ningyoo mais antigo do Japão, hina ningyoo de ouro, de cristal, de doce , disso e daquilo. Todos estes são interessantes, mas talvez, como ocidental, brasileiro, o mais interessante foi o que eu vi, com bastante peças, arrumadinho como manda a tradição e, pasmem, em uma estação de trem, sem cordas, sem segurança, sem linha amarela no chão, sem guardinha, sem arame farpado, cerca elétrica, sem nada! E tudo lá! Intacto!! Mas nessa época tem em tudo que é lugar! Nas vitrines, nos sites etc. Até o Google Japan resolveu homenagear o Dia das Meninas!


Bom, fiquem então com alguns modelos de bonecos de corte imperial!
















Quer ver mais? O jornal Mainichi reuniu trocentos outros modelos. Clique aqui e veja, enquanto a página estiver no ar!



Palavra do Dia:

人形・ningyoo・boneco, boneca


Exemplo:

私も人形を買ったよ!あの口開けっ放しでずーとオー言ってる子、知ってる?

(Eu também comprei uma boneca! Aquela que fica com a boca aberta dizendo oh! o tempo todo, sabe qual é?)





Comentários

  1. Eu me lembrei agora de quando era criança e em um episódio de pokémon aparecia uma dessas escadas representando a corte imperial...
    Na época eu não tinha idéia do que era aquilo... Mas depois eu acabei vendo o que significava em um outro lugar. :D

    ResponderExcluir
  2. Oh!
    Hina ningyou versão Obama e versão Furby!:O
    Esses japoneses são muito criativos!xD

    ResponderExcluir
  3. eu adoro essas bonequinhas. e advinha? comprei versão hello kitty, claro (^_^)v

    muito fofas!

    ResponderExcluir
  4. te indiquei pra um Meme ( Premio Dardos ) no meu Blog! De uma olhada la!

    adoro aqui!

    ResponderExcluir
  5. comprei esse livro em 2012, mas nao tinha cd. na capa dizia audio na web, mas nunca encontrei. alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário