Em Fukushima, nipovovó de 100 ANOS é nomeada CHEFE da delegacia de POLÍCIA!!!


Essa era a foto que abria o Yahoo Japan quando eu acessei pela manhã. Detalhe da foto: com uniforme de policial de verdade e tudo!!! Na explicação, apenas o nome da nipovovó, Moto Mitome, e a cidade onde se localiza a delegacia, Kitakata, na província de Fukushima. Na faixa estava escrito: 一日警察署長・Chefe da Delegacia de Polícia Por Um Dia. Isso mesmo! Foi só um dia! Tudo bem que essa nomeação está na cara que é algo simbólico, mas confesso que não estranharia muito se fosse real. Afinal, uma das coisas que mais me chamam a atenção são os mac-atendentes e os seguranças em, digamos, idade (bem!) avançada!!! Bom, em um país que está envelhecendo cada vez mais e a população de velhinhos está crescendo e com tanta gente com mais de 100 anos a ponto de existir um programa de tevê que apresenta um nipovovô por semana, não é de se causar nenhum espanto! Mas, de qualquer modo, delegada de 100 anos, ainda é café com leite!! E para quem ainda não leu, na seção, Vale a Pena LER de Novo, você encontra dois artigos sobre esses assuntos. Um é o Cadê os seguranças do banco? e o outro é o Para maiores de 100 anos. Confira!




Palavra do dia:

お婆ちゃん・obaachan・(avó) vovó


Exemplo:

何って?お婆ちゃんは90歳って?若いね!

(O que você falou? Sua avó tem 90 anos? Nova né?)

Comentários

  1. A presença de pessoas de meia idade no Mc Donalds e em outras
    Lojas seguem uma polica para melhorar o atendimento. Visto que
    As pessoas mais velhas tem boas maneiras já incorporadas. E para
    Poder atender todo o público tem que ter mais variação etária. Sou a favor de pessoas maduras estar trabalhando com atendimento público. Aliás costumo ir à lojas com senhoras do que jovens atendendo.São mais profissionais

    ResponderExcluir
  2. Bem legal essa postura do povo japonês em relação aos seus idosos,bem diferente da nossa cultura que tende a ver nossos velhinhos como inúteis.Já dando uma pequena opinião junto ao comentário de cima,não acho que por ser mais velhos as pessoas possuam mais profissionalismo ou boas maneiras e o que acarreta as pessoas serem mais "humanas" é a sua vivência em um dado ambiente, o que indepnde da idade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário