Quantas japoneses se mataram no ano passado?

2008年の1年間に自殺した人の数は、3万2,000人余りで、11年連続で3万人を超えたことがわかった。警察庁のまとめによると、2008年の1年間に国内で自殺した人の数は、2007年に比べて、840人余り少ない3万2,249人で、11年連続で3万人の大台を超えた。男女別では、男性がおよそ2万2,800人、女性が9,400人余りだった。また月別にみると、2008年10月がおよそ3,100人で最も多く、次いで3月、4月の順だった。

A polícia divulgou hoje o número de pessoas que se mataram no ano passado. Foram cerca de 32 mil pessoas. É o 11º ano consecutivo que esse número ultrapassa 30 mil. O resultado mostrou que o número exato de japoneses que se suicidaram em 2008 foi 32.249, cerca de 840 pessoas a mais em relação ao total de 2007.

No levantamento feito por sexo, o resultado mostrou que 22.800 suicidas eram do sexo masculino (não estranhe o número na foto porque, para quem não sabe, em japonês, os números são dividos de 4 em 4 e não de 3 em 3) e 9.400 do sexo feminino. Foi feito também o cálculo de quantas pessoas se suicidaram em cada mês. Segundo o resultado, outubro foi o mês com maior número de suicídios, com 3.100 pessoas que se mataram. Em seguida, vinham os meses de março e abril. Mas, mais do que o número em si, que também é assustador, o que mais me impressiona é quando vejo reportagens de crianças que se mataram. Na matéria da FNN News, não foi comentado, mas, vira e mexe a gente vê matérias sobre crianças de 12, 13 anos ou menos até, que se matam no quarto e algumas deixam até mensagens, escritas em folhas de caderno e com a letrinha delas. Eu sempre me impressiono.



AODALETRA:

自殺 ― jisatsu, suicídio
自   ― si mesmo, próprio
殺   ― do verbo 殺す・korosu・matar

Comentários

  1. Nao sei se minha pergunta parecerá morbida mas o que essas crianças escrevem em seus bilhetes? Quer dizer, a minha pergunta exata é, o que leva a uma criança japonesa a se matar?

    ResponderExcluir
  2. Logo que cheguei fiquei chocada com os números é realmente assustador, se pararmos para fazer as contas dá uma média de 3 suicídios por hora. É uma situação triste, tento entender mas é difícil compreender assim como no Brasil temos tantos homícidios, por que? Com certeza tema para milhares de linha de um post.

    ResponderExcluir
  3. Essa notícia é muito triste mesmo. Principalmente quando a gente vê que crianças também se matam. Tomando um pouco de liberdade para responder o anônimo, acredito que muitas crianças se matem no Japão porque são judiadas na escola pelos "amigos". Deve haver algum outro tipo de motivos, cada caso é um caso, mas eu não consigo tirar da minha cabeça como o ijime japonês (e o coreano tbm) é cruel. Para quem quiser ter uma idéia, procure sobre o dorama/mangá Life (Raifu). É inacreditável o que se vê lá, mas ao perguntar a agluns amigos japoneses, eles disseram que é verdade.
    Acho que eu não aguentaria passar por alguma situação daquelas; imagino uma criança de 11 anos.


    Comentário grande, mas suicídio é assunto que "dá pano pra manga" mesmo, não é?

    Abçs!

    ResponderExcluir
  4. Falando nisso, existe um anime chamado "clube do suicídio", não me lembro o nome original, mas sei que é doentio.
    Só de ouvir um colega falando sobre tal anime, em que a história gira em torno de meninas que angariam fundos para tal clube se prostituindo e para depois se matar deixando só uma sucessora à liderança do clube, deu vontade de saber qual foi o japonês escroto (desculpem a palavra) que inventou história tão absurda para apedreja-lo.

    Mas fica a pergunta: Que estúdio de animação se dispõe a desenhar tal roteiro? Que tipo de pessoas aceitam isso passando na televisão?

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, esse mundo está perdido mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário