Atenção Pacato Cidadão

As autoridades brasileiras aqui no Japão estão tratando de alertar os conterrâneos que pretendem vir trabalhar em terras nipônicas. É verdade que com a crise, muita gente voltou e está voltando, mas parece que ainda tem gente pensando em fazer o caminho inverso e vir para o Japão! O AVISO IMPORTANTE está nos sites dos consulados e no da Embaixada do Brasil em Tóquio. Eu particularmente, destacaria, e reproduzo aqui, estes dois temas que estão no aviso!

LÍNGUA JAPONESA ・ 日本語 - o idioma constitui uma barreira real no Japão. Apesar da disseminação do inglês e mesmo de noções de português em algumas áreas de maior concentração de brasileiros, não falar japonês cria enormes dificuldades de comunicação na vida cotidiana e constitui elemento limitador grave para a obtenção de trabalho, desde os postos mais básicos aos mais especializados. O aumento do desemprego tem estimulado muitos empregadores a exigir o domínio da língua japonesa para a contratação de mão-de-obra.

CULTURA JAPONESA ・ 日本文化 – finalmente, é preciso ter presente que a cultura japonesa é muito diferente da brasileira, ainda que os laços entre o Brasil e o Japão sejam estreitos. Esse fato se reflete nas formas de convivência social, nos costumes e hábitos alimentares e, às vezes, pode gerar dificuldades no contato diário de brasileiros com a sociedade japonesa. Para saber sobre outros tópicos abordados no aviso, clique aqui para acessar a página da Embaixada Brasileira em Tóquio.

Comentários

  1. Então se ja era dificil obter um visto de turista, nem preciso mencionar o visto permanente,
    e agora com a crise ainda tem brasileiro querendo ir para o Japão?
    São corajosos meu ^^
    e a cada ano q se passa dificulta ainda mais pernanecer no japão.
    Boa sorte pra eles kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Neste caso eu acho melhor eu ficar por aqui. Não vou não, obrigado.

    hehehehe Te espero aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário