21/05/2009

Golpe da Gripe Suína!!



Por isso que eu sempre digo que pilantragem e safadeza não são coisas criadas e muito menos praticadas, única e exclusivamente por nossos conterrâneos. Embora muita gente ainda acredite que não haja japonês capaz de passar a perna nos outros. Que nada! Aqui no Japão existe o famoso オレオレ詐欺・ore ore sagi ・golpe do "sou eu! sou eu!" em que um carinha liga para uma mãe, idosa, na maioria das vezes e, se fazendo passar por filho dela, alega dificuldades financeiras e exige que ela deposite dinheiro na conta dele. Essa moda ainda existe. Só mudou o nome: 振り込め詐欺・furikomi sagi・ golpe do depósito., justamente por causa da exigência que é feita para que uma certa quantia em dinheiro seja depositada! Os bancos estão com adesivos até não querer mais, alertando os nipovovozinhos e nipovovozinhas, as maiores vítimas, a não obedecerem as ordens feitas por essas pessoas. Aliás, por causa disso, agora é proibido usar celular nos caixas eletrônicos!! Toda a polícia está em alerta e vira e mexe tem campanha para alertar a população e, quando dá a louca neles, eles colocam um nipoguardinha em cada caixa eletrônico!! Você entra na cabine, achando que vai ficar sozinho, e dá de cara com um guardinha estático, feito um dois de paus! Até na máquina dentro da loja de conveniência, às vezes tem um guardinha plantado! Nas ruas também tem aviso em todo lugar! Bandeiras, faixas, cartazes dentro do metrô, táxis e ônibus! Tem até uma mensagem gravada que pode ser ouvida dentro do ônibus!!!
O vídeo mostra imagens de uma dessas campanhas! Essa então é umas dessas cômicas campanhas que a gente vê por aqui. Um festa só!! Um monte de velhinhos com uma paradinha no braço se sentindo os guardas de segurança!! Essa tem até uma atriz que foi eleita a "conselheira"! Como diria meu irmão: "Pra quê?". Enfim...


A moda agora é o ore kakatta sagi...hahaha...tive que rir!! Ao pé da letra seria o golpe do "estou infectado!" (+risos). Isso mesmo que você está pensando!! Agora, o cara liga e, além de se passar por filho, diz que está infectado com a gripe suína! e precisa de dinheiro porque n:ao pode sair na rua para trabalhar! (risos x 2). Outra versão do golpe, mas ainda bem ao estilo golpe da atualidade, é o cara dizer que vende um remédio que combate a gripe suína!! Fala sério!!! A polícia japonesa está sentindo que esse tipo de golpe só tende a aumentar, a medida em que a preocupação da população quanto à doença for aumentando. Quem quiser ler a matéria sobre o golpe que saiu HOJE no site do jornal Asahi, basta clicar aqui (Japanese Only).


Palavra do Dia:

詐欺・sagi・golpe

Exemplo:

うちのおばあちゃんが「スーザン・ボイル詐欺」の被害者の一人です。

Uchi no obaachan ga 「suuzan boiru sagi」no higaisha no hito desu.

Minha avó foi uma das vítimas do Golpe da Suzan Boyle.

Um comentário:

  1. Ahhhhhh ta explicado porque fui ao banco e tem um policial plantando ao lado do ATM hehehe, mas o policial é velhinho... esses que apareceram no You Tube até que estão em forma!
    beijos!

    ResponderExcluir