Chá verde como oferenda !?

Ontem, dia 8 de junho, completou 1 ano depois que um nipo-maluco, com toda pinta de maluco, entrou com caminhão e tudo em uma rua de Akihabara fechada para pedestres, matou 7 pessoas e feriu outras sei lá quanto. (Está boiando? Clique aqui!) No local, amigos, parentes e simples transeuntes prestaram homenagem às vítimas depositando flores e...garrafas pet?!?!?

... não me pergunte o porquê, mas é muito comum aqui no Japão, ao lado das flores, os japoneses deixarem também garrafinhas pet de chá verde, suco de laranja, água e até de Gatorade!! Claro que se interpretarmos como "oferendas", o gesto nem parece tão estranho assim, e você até pensa: e por que não? Mas sinceramente, não imagino alguém no Brasil colocar em um local de um acidente, flores e algumas latinhas de suco de açaí e de Kuat EKO, por exemplo. O caso em si é triste, eu sei, mas garrafinha de chá verde para prestar homenagem é Muito Japão!!!

Comentários

  1. rs mais Japão que isso, impossível! Sem dúvidas! ;D
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parece brincadeira, mas os japoneses não apenas respeitam os vivos mas também seus antepassados que já partiram. Vide o "dia de Obon" ou finados, onde são feitas homenagens ao familiares que não estão entre nós.

    É um povo realmente exemplar.

    ResponderExcluir
  3. Interessante isso.. Ouvi dizer, pelo meu pai, q o fato de colocarem chá e água é pq eles sentem sede depois q partem... Tanto q em casa coloca-se água e chá no butsudan... Fora q nos enterros, costumam colocar água na boca da pessoa q se foi.
    Nossa, já se passou 1 ano depois do "massacre"... Q rápido..

    C.

    ResponderExcluir
  4. Que eu saiba tbem o costume de colocar garrafas de cha eh sim uma oferenda necessaria,nos autares de budistas sempre tem alem de flores,frutas,mochi e bebidas,tbem me falaram que colocam a bebida preferida da pessoa que morreu,percebe que quando morre uma crianca no local colocam okashi e sucos preferidos da crianca.
    Ta muito bom o blog,passo aqui todo dia,beijjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário