FeridÃO no JapÃO

No Brasil, eu ouvia muito a frase "Ô paizinho pra ter feriado! Por isso que esse país não vai pra frente!". Provavelmente, as pessoas que dizem isso, não conhecem o calendário do Japão. Porque se o conhecessem, veriam que número de feriados no calendário e a posição econômica mundial, não tem nada a ver um com o outro. Aliás, tem sim! Para os japoneses, feriados prolongados, incentivam as pessoas a viajarem e isso implica diretamente em gastos, compras, consumo ou seja, um impulso à economia do país! Estamos em pleno FERIADÃO!! Mas feriadão "dão" mesmo! Se contar com sábado e domingo, são quatro dias direto sem trabalho!! Para um povo que se contenta com 10 dias de férias por ano, quatro dias é praticamente um êxtase! Muitos aproveitam para voltar para casa dos pais e até viajar para o exterior! Isso porque são quatro dias! Mesmo assim, o feriadão é chamado de Silver Week (シルバーウィーク)! Até o Yahoo Japan! fez um especial sobre a "Semana de Prata"!


"Silver" porque os japoneses costumam associar esta palavra a qualquer coisa relacionada a idosos (Ex.: シルバーシート ・ shirubaa shiito ・ Assento Preferencial para Idosos) e, um dos feriados desta pseudo-semana é justamento o dia 21 em que se comemora o Dia do Respeito aos Idosos (敬老の日・Keirou no Hi) Pois então, dia 21 é dia dos nipovovozinhos e vovozinhas. É mais ou menos como um Dia do Avós, quando os netos aproveitam o dia para presentear os avós com um celular próprio para idosos (mais simples e com teclas e telas com descrições em letras garrafais) ou um porta-óculos mais maneiro etc etc...




Dia 23 é dia do Equinócio do Outono! É isso mesmo! Equinócio! Tudo bem que basta saber que não tem trabalho e está tudo muito bem. Mas para quem nunca ouviu esta palavra em português, aí vai a definição do Michaelis para o vocábulo.





Entendeu?Então, aqui no Japão é feriado por isso. Mas e dia 22?? Dia 22 teoricamente não tem nada! Mas é chamado de Kokumin no Kyuujitsu (国民の休日). O nome parece bonito, mas quer dizer somente algo como "Feirado do Povo" que nada mais é do que um simples enforcamento! Isso mesmo! Não é só no Brasil que se enforca não. Aqui também! Só que aqui ganha nome bonito! Mas no fundo, no fundo, é o mesmo princípio! Segundo o Wikipédia, a lei japonesa obriga a criar o "Feriado do Povo" quando há dois feriados separados por um dia útil! Bom, mas quem quiser que aproveita agora, porque a próxima Silver Week agora só em 2015!!!!




PALAVRA DO DIA:

大型連休・oogata renkyuu・feriadão ou feriado prolongado

Ex.:

今回の大型連休に冬眠する!

konkai no oogata renkyuu ni toomin suru!

Neste feriadão vou hibernar!






Comentários

  1. Acho que também é "silver" em referência a "golden" week. Não é uma semana de ouro como em Maio, mas já da pro gasto. :)

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o feriado não é pra todos, tive e terei que trabalhar, hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Só em 2015? O Dia do Respeito aos Idosos é móvel?

    ResponderExcluir
  4. PARA ROBERTO,
    Você tem toda razão! Tbm é em referência ao Golden Week de maio! Bem lembrado!

    ResponderExcluir
  5. PARA ICK,
    Só lamento...rs. Brincadeira! Bom Serviço! Espero que tenha pelo menos dias para compensar e poder ter o tempo de descanso que merece!

    ResponderExcluir
  6. PARA RAPHAEL,
    O Dia dos Idosos é sempre a terceira segunda-feira de setembro. Acontece que ano que vem, o Equinócio do Outono cairá numa quinta-feira e por isso, terça e quarta, não serão considerados feriados, creio eu...será que respondi?

    ResponderExcluir

Postar um comentário