02/11/2009

Festa de Halloween da Linha Yamanote: a polêmica continua!

Há anos morando no Japão, eu sempre ouvi falar de uma das festas que se tornaram mais tradicionais entre os estrangeiros por aqui: o Halloween da Yamanote. A Yamanote é a linha circular de Tóquio (Veja no mapa acima e tente encontrar uma linha circular da cor verde). "É a linha verde, do trem verde", como dizem alguns. Entre os estrangeiros nativos de inglês, alguns costumam se referir à linha como "yamaNOTE". Já ouvi brasileiros dizerem "yamaNÓte" e, por fim, alguns falantes de espanhol chamam a linha de "LLAmanote". Tudo bem! Não importa! Ao menos, se não é a única, é uma das primeiras linhas que o turista aprende o nome quando está viajando pelo Japão e passeando por Tóquio. É na Yamanote que estão estações como Shinjuku, Akihabara, Ueno, Shibuya, Harajuku, ou seja, estações que todo turista vai! Não é à toa que o trem verde e a linha circular está na fachada da Yodobashi Camera de Akihabara, uma das maiores lojas de eletro-eletrônicos do Japão!



Mas voltando ao Halloween na Yamanote, eu sempre ouvi falar nessa festa, mas nunca tive coragem (oportunidade?) de ir, até porque, pelo que dizem e o pouco que já vi, parece ser uma confusão só. Mas confesso que gostaria de ir um dia - mesmo que como passageiro comum, sem fantasia - só para ver de perto essa festa tão famosa que para mim, sempre teve um quê de lenda urbana. Até porque, nunca conversei com ninguém que realmente tenha ido. Encontrei no Youtube, um vídeo (em inglês) que mostra um pouco da festa e fala de quando tudo começou e como as pessoas (gringos e japoneses) normalmente ficam sabendo do evento. Clique aqui se quiser assistir ao vídeo.



Mas, porém, todavia, entretanto, parece que a festa deste ano não foi lá muito animada e, para ser mais sincero, parece que rolou até um estresse entre policiais, gringos e japoneses ultra-nacionalistas revolucionários. Eu mesmo não estava lá, não vi nada e tampouco vi qualquer vestígio da confusão nos jornais japoneses (Claro!). Mas muitos de nós, estrangeiros no Japão, recebemos um email com um link para um blog (em inglês) que mostrava um pouco do que se passou na festa deste ano. Veja algumas das fotos que estavam no post sobre o polêmico Halloween da Yamanote!




FIM

2 comentários:

  1. Nossa! Parecia Cinelândia com seu famoso Halloween é o ca...viva a cultura nacional!! Aqui tem boi-bumbá, o saci ....mas e ai? :)

    ResponderExcluir
  2. Anti-foreign and Anti-white protests in Tokyo. Um erro grotesco na tradução, a expressão correta seria, Anti-Americanism protests in Tokyo.

    Da mesma forma que, se um bando de estrangeiros fazer arruassa no metro de NY, sem duvida os americanos ficariam furiosos. Ficar seminus e consumir bebida alcoolica em locais publicos, neste caso em estação de metro, é proibido em qualquer lugar do mundo. A policia japonesa é uma piada! Tem que descer cacetete na cabeça deles.kkk

    ResponderExcluir