14/02/2010

Happy Valentine's Day

Hoje, dia 14 de fevereiro, é comemorado o que seria para nós brasileiros, mais ou menos, o Dia dos Namorados. É o chamado Valentine's Day ou em pseudo-japonês バレンタインデー・barentaidee! Eu disse mais ou menos o Dia dos Namorados porque aqui, como o comércio é muito esperto...rs... não se dá presente somente para os namorados, mas sim para todo mundo: amigos, colegas de trabalho, chefe. Tudo bem que os próprios japoneses fazem distinção entre os chocolates que são dados aos verdadeiros namorados e aqueles que são dados por mera formalidade, os chamados: 義理チョコ・giri choko! Mas este ano o comércio se ferrou de vermelho e branco! Isso porque, o Valentine’s Day caiu num domingo, o que significa que muita gente vai deixar de comprar esse tipo de chocolate quase que obrigatório para o pessoal do trabalho - o que para muitos é mera formalidade mesmo - simplesmente porque não vai trabalhar e, na segunda-feira, já não é mais Valentine’s Day! Apesar de que, quem gosta de presentear os amigos e colegas de trabalho e dá chocolates de bom grado não vai ligar para isso! Tanto que eu já ganhei chocolates na sexta-feira!!! Bom, é isso! Fiquem agora com a imagem do Yahoo! Japan hoje, no Valentine’s Day!


4 comentários:

  1. Ih, se ferraram mais ainda aqui na Coreia porque no Ano Novo todo mundo só fala dos presentes de Ano Novo... Ninguém tá nem lembrando que é Valentine's Day! :P

    ResponderExcluir
  2. Ganhar chocolate sempre é bom. xP

    ResponderExcluir
  3. Estou fascinada com o "Muito Japão", cheio de conteúdo interessante e bem elaborado. Vou passar a frequentá-lo sempre! =D

    Adoro o Japão e sua cultura. Inclusive estudo a língua (mas ainda estou num nível bem básico hehehe), por isso gostei dos posts em português e japonês (mais um meio para eu treinar o nihongo). Parabéns pelo blog!!!

    Abração,
    Rebeca.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro desculpe incomodá-lo. Mas com um post do dia dos namorados é natural perguntar algo do assunto. Aqui no Brasil tem muitos sites de relacionamento, Parperfeito sendo um dos mais famasos, a dúvida é, e ai no japão ? Poderia recomendar algum ( claro que tem agências de casamento, tipo nakoudo ( 仲人 ) mas fica inviável para um brasileiro no Brasil. Já um site japonês é sempre interessante, pois se tiver versão em inglês qualquer um pode fazer amizades e quem sabe até pinta um namoro a distância, já só tendo versão em nihongo, ao menos é mais uma força para a galera aprender nihongo, e quer coisa melhor do que treinar o idioma e conhecer a "unmei hito" ao mesmo tempo ? Mas tudo depende de vc conhecer o endereço de sites de namoro no japão. ( Ja tentei fazer meu cadastro no Yahoo partner do yahoo.co.jp [ seria o equivalente ao yahoo encontros ] mas me enrolei todo e como só estudei kanjis até a terceira série a coisa não deu certo. Peço humilde perdão pelo incômodo e o parabenizo pelo seu excelente blog.

    ResponderExcluir