Máquinas de Ajuste

Confesso que muitas vezes a honestidade - ou seria ingenuidade? - dos japoneses me surpreende. Veja bem, não estou dizendo que todos os japoneses sejam honestos. Isso, eu confesso também que, antes de eu vir ao Japão, eu achava que eram todos honestos, trabalhadores, educados, cumpridores à risca de horários e todas as características de um ser humano perfeito, exatamente como diz o estereótipo de um japonês no exterior e exatemente como algumas pessoas nos fazem acreditar.



Bom, mas ontem eu marquei com uns amigos para ir à churrascaria Barbacoa, no bairro de Aoyama・青山. O Shigues - autor do A Viagem de Shigues - também iria e eu marquei com ele na estação de Omotesando・表参道.



Bom, mas o tema deste post é justamente pelo susto que levamos, eu e ele, ao notarmos uma coisa que nunca havíamos reparado naquela estação. Para quem não sabe, o valor do bilhete de trens e metrôs varia conforme a distância e, se você compra errado no momento do embarque, você pode pagar a diferença do valor nas máquinas de ajustes ・乗り越し精算機・norikoshi seisanki ou 自動精算機・jidou seisanki, que estão em todas as estações.








Normalmente, claro, estas máquinas ficam do lado de dentro, antes da roleta. Você paga e pronto, já pode sair pela roleta com o bilhete devidamente no valor correspondente àquela estação.



Mas ontem, reparamos que as máquinas de ajuste da estação de Omotesando não ficavam simplesmente dentro e antes da roleta. Elas ficavam lado a lado com as roletas!!!
























Bom até aí, tudo bem, se não fosse o vão enorme que existe entre uma máquina e outra!!!!!!! Vejam !!!! Tive que tirar uma foto com o meu celular porque ninguém iria acreditar numa coisa dessas!!!


Isso mesmo!! Entre as duas máquinas de ajuste não há nada que bloqueie a ação de um sujeito mais espertalhão de passar pelo meio das duas máquinas, e não pela roleta, sem pagar a diferença!! Não tem nada!! Bom, para não dizer que não tem nada impedindo a passagem por entre as máquinas, há sim, aqueles pinos prateados e interligados com uma faixa, muito usados em bancos etc para organizar filas. E só !!! Uma faixa azul que impede a passagem dos espertalhões!!!




FRASE ÚTIL・便利な表現

Por favor, eu gostaria de fazer o ajuste (do meu bilhete)...

すみません、精算したいんですが・・・
sumimasen, seisan shitain desu ga...


Comentários

  1. Caruso, é os Japas são muito honestos, mas um dia vi na Estação de Kamimaezu em Nagoya a ação da policia com uma pessoa que estava meio que "enganando" o sistema. E talvez por esta repreensão ser comum que acho que os japas são muito certinhos...rs
    Pois ali até que é bem complicado de se passar, talvez a pessoa passe uma, duas vezes, mas uma hora irão pegar e ai não vai ter jeito...rs

    ResponderExcluir
  2. Uma vez, estava com o grupo de turistas brasileiros, 17 pessoas, a guia era uma amiga do Brasil, bom...lá em Odaiba, descemos no Venus Fort, mas até lá a passagem custa 370 iens, todos compraram passagem de 310 iens, eu comprei a minha passagem certa, mas como eles compraram antes, pela guia, acharam que estava certa. Daí, ao passar na catraca, não tinha nenhum fiscal, eles viram que algo estava errado, a catraca não abria, mas passaram "empurrando" a catraca. Bom, depois de umas horas, retornamos pelo mesmo caminho, constatei que tinham colocado fiscais em toda saída. Acho que devem ter reparado e colocaram os guardinhas.

    ResponderExcluir
  3. uma vez fui salvo por uma dessas 'brechas'. saí de kounomiya rumo a nagoya e perdi o bilhete. tentei comunicar o fato ao 'guardinha' mas ele não entendeu nada nem me deixou passar. tinha visto que duas estações antes de nagoya (futatsuiri) não havia catraca nem ninguém da estação na saída, só uma lata onde os passageiros jogavam os bilhetes. voltei para a tal estação, fingi depositar o bilhete na lata, saí, comprei outro para nagoya e segui viagem. não fraudei nada, pelo contrário, paguei a mais por causa de um descuido. isso foi há uns 18 anos mas não esqueci o nome da estação até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Se tivesse uma passagem aberta dessas aqui no Brasil as pessoas iriam passar mais por ela do que pelas roletas....infelizmente....

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ficaria tentada em passar por esse vão! rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário