DoNaDa

No ponto de ônibus perto da minha casa só passa 1 ônibus! Aliás, isso é até comum por aqui, digo, não apenas um único ônibus, mas de qualquer maneira, o ponto de ônibus, não é como do Brasil. Primeiro, porque não passam tantos ônibus. Em um mesmo ponto, passam somente uns 2 ou 3. Claro que há pontos de ônibus por onde passam mais ônibus, mas, pelo menos em Tóquio, é difícil de ver. A não ser que seja uma praça, como um terminal. Outra grande diferença é, nada mais nada menos que o horário que o ônibus passa!!! Não estou falando de frescão ou de metrô-ônibus! Estou falando de ônibus comum!! Em todo ponto de ônibus há um quadro com o horário do ônibus, o preço e mais alguns avisos, como "Proibido Fumar", por exemplo! O horário normalmente é dividido entre, dias de semana e final de semana (coluna rosa). Na primeira coluna à esquerda, a hora. Os números enfileirados indicam os minutos.



Mas as diferenças não param por aí!!! Talvez na foto esteja um pouco pequeno demais, mas o último ônibus do dia passa às 23h04!!!!! Fora ser aos QUATRO MINUTOS, o que já é Muito Japão, o último ônibus do dia passa às 23h04!!! Depois, zéfiní! E como se não bastasse....pasmem...os últimos ônibus do dia custam mais caro!!!!! O DOBRO do preço !!!




O preço de cima é para adultos e o outro, para crianças. De qualquer modo, os dois ficam mais caros, nos últimos ônibus da noite. Bom, os ônibus do Japão têm trocentas outras diferenças. Com certeza, voltarei a comentar sobre ônibus aqui no blogue. Por enquanto, ficamos por aqui! Até mais!

PALAVRA DO DIA:


通過予定時刻表・tsuuka yotei jikoku hyou


通過・tsuuka・passar

予定・yotei・previsto, programado

時刻・jikoku・horário

表・hyou・quadro




Comentários

  1. Da série "micos no Japão": saí do ônibus sem pagar, em Hiroshima, pq pensei que a maquininha tinha me dado o troco, e não trocado meu dinheiro pra depois eu pagar!!!

    ResponderExcluir
  2. Dobro?? Ainda bem que aqui em Hamamatsu não tem essa :P

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Em Curitiba é normal ter um ponto onde só passa uma ou duas linhas. Aliás, bem comum...

    ResponderExcluir
  4. Não entendi o motivo por ser mais caro a ultimas viagem
    mas é bom ter uma tabela com horairo fixo, seria tão bom isso aki.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Caruso,
    a Karina Almeida, tinha justamente postado sobre a pontualidade do ônibus em BH e ela achou que não era tão ruim assim comparando com o Japão...A tabela de horarios nunca iria funcionar no Brasil, imagine... E você colocou mais detalhes: como preços serem mais caros no fim da noite, preço de adulto e preço de criança pagar.
    Acho legal que podemos trocar as moedas na maquininha ao lado do motorista, o que confunde alguns porque pensamos que já é o troco para pagar mesmo! O motorista fala no microfone para todos ouvirem, toda hora. Se vai virar a esquina ele comenta, se vai parar ele comenta. Ah, ah...coisas do Muito Japão!
    bjs.

    ResponderExcluir
  6. O jeito é ficar bebendo a noite toda e esperar o primeiro, mas barato, pela manhã. Tudo bem, eu só tomo IceTea...mas é demais isso hein!?

    23.04 não é cedo para night?

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, o ônibus do Tototro...

    ResponderExcluir
  8. Opa! Fui citada nos comentários! Que chique!

    Menino, eu esperava sofrer muuuuuito com os ônibus do Brasil, mas quebrei a cara! Hahaha...

    Acho que melhoraram bastante, pelo menos aqui em Beagá, mais especificamente na região onde eu moro.

    Mas, é claro, o transporte público do Japão (aliás, de Tóquio, porque no interior as coisas pioram um pouco) é fantástico!

    Saudades do metrô e dos ônibus com ar-condicionado!

    ps: amei a foto do Totoro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário