19/06/2010

Japão X Holanda: assisti ao jogo em um bar!


Fui ao assisti ao jogo Japão x Holanda em um bar! A princípio, a ideia me pareceu um pouco estranha, no mínimo: pagar 2 mil ienes para ver na tevê um jogo que nem era do Brasil e, rodeado de japoneses, ter de torcer para o Japão!? Bom, torcer para o Japão nem era tanto o problema. O problema sempre fico com o pé atrás quando o assunto é festas de japoneses organizadas por japoneses. Se em um show de pagode os caras conseguem ficar sentados só batendo palminha e em desfile de samba na rua - de Asakusa - contam-se nos dedos os japoneses que se contagiam e mexem, o pescoço que seja, no compasso do samba, ou mesmo abrem um sorrizinho maroto demostrando estar animado... imagina se os caras vão gritar em um bar, na frente de outros clientes???



Felizmente, eu estava enganado! Bom, também não sei se foi o bairro onde eu estava. Em pleno Roppongi, o local onde a night ferve em Tóquio!!! Lá, à noite só dá gringo! Mas desta vez, gringos e japoneses se misturavam pelas ruas, vestidos com a camisa oficial da seleção japonesa. Japinhas gostosinhas, com rabo de cavalo de lado, salto alto, maquiadas até a alma, também vestiam a camisa. A animação era tanta, que tivemos que mudar de local, porque onde eu e meus amigos havíamos combinado de ir estava lotado! Gente botando pelo ladrão!




Mas opção não faltava! Os bares todos com placas e cartazes anunciando a transmissão da partida Japão X Holanda. Cada qual com uma promoção diferente. Aliás, no que a gente acabou entrando, a promoção era a seguinte: a cada gol do Japão, quem estivesse com a camisa da seleção e pedisse uma porção de batatas fritas, ganhavam um copo de cerveja!! Prestou atenção né? Para ganhar 1 copo de cerveja, o Japão precisava fazer um gol + vc tinha que estar com a camisa azul da seleção japonesa + vc tinha que pedir uma porção de batatas fritas! Aí sim, você ganhava um copo de cerveja!



Bom, seria pouco se fosse um pé sujo de esquina. Mas para onde nós estávamos, até que era um presentão. Isso porque fomos parar em um, com eu poderia dizer, um centro de recreações para adultos, digamos assim...o local era chique. O bar ficava no terceiro andar de um prédio em uma ruela pacata. Dentro parecia aqueles bares de casino....com lustres, sofás pretos acolchoados, piso catapetado de coloração vermelha e até minipalcos nos cantos com barra de ferro dourada e tudo!! Mas parece que ontem, o inverninho estava temporariamente suspenso! Tinha até umas diabinhas lá, mas a maioria, parecia estar lá mesmo para assistir à partida.



E foi maneiro! Cada lance perigoso a galera gritava! Sim, eles também gritam. Eles também comemoram em lances bonitos, mas claro, há algumas diferenças. Achei maneiro por exemplo a galera bater palma qdo o goleiro em momento de perigo rebate a bola do adversário. Eles aplaudem! Bom, isso eu sei que tem gente que faz ao vivo lá no estádio, mas bater palma e todo mundo junto certinho, achei maneiro. Agora a diferença principal é claro,o comportamento. Não se ouve UM palavrão! Nada!



Outra diferença que notei foi a narração em japonês. Olha! Falem o que quiser do Galvão Bueno, mas o cara passa uma emoção gostosa. Em japonês, não tem graça nenhuma! Primeiro porque é em japonês, tudo bem, mas os caras não narram o jogo propriamente dito. Eles ficam comentando o tempo todo!!!! Claro, isso pode até ser uma característica do canal que tava lá na hora, mas os caras falavam simplesmente o tempo todo. Não se ouve o nome dos jogadores, quem está com a posse da bola, quem vem por trás, nada, nada disso. Agora, cá entre nós, vc assistiu ao jogo do Japão?? Não?! Só deu TULIO!!! Isso mesmo, o brasileiro naturalizado japonês que joga na seleção do Japão! O cara estava em toda parte e só tirou o Japão de poucas e boas!! O cara mandou muito bem!!! No final do jogo, ele foi inclusive o primeiro a ser entrevistado!!! Bom, não deu para ouvir nada porque assim que acabou o jogo, o DJ soltou a música e o inverninho virou uma boate!! Maneiríssimo!!!


Na volta, cheio de camisas azuis voltando para casa, quase no último trem da noite. Todos quietos como se nada tivesse acontecido - ou conformados porque sabiam que ganhar da Holanda era querer muito (olha o veneno!). Os mais animados estavam nitidamente bêbados e comemorando como se tivessem ganhado a partida...kkk. Mas valeu a bagunça. O que valeu foi a festa, a música, a bebida e a diversão! Enfim, foi uma experiência!

2 comentários:

  1. Que legal sua experiência! Eu até agora ñ senti q a copa está rolando por aqui, pq neeem se compara a como fica o Brasil nessa época!! Ando até meio irritada, ñ sou fã de futebol mas Copa do Mundo é tradição né, e eles nem p/ transmitir todos os jogos!! Mas concordo c/ vc qnto ao lance do Galvão, sinto algo assim: ruim com ele, pior sem ele! XD Bem ou mau ele transmite mais emoção (incluindo raiva dele né, hahaha).

    ResponderExcluir
  2. oi Caruso,
    Eu só assisto futebol na tv que fica dentro da fábrica, nas horas de kiukei, né.
    Ainda que não sou muito de futebol. Mas os japoneses comemoram sim, porque eu moro no 3 andar, no térreo tem um bar, lá tem telão e tvs espalhadas, e justo na minha folga eu estava escutando eles gritarem a noite toda. Legal vc. ter ido assistir no "inverninho", ver o povo se comportar em dia de copa, foi sim uma grande experiência.

    ResponderExcluir