DoNaDa

As vezes eu tenho a nítida impressão que aqui no Japão não tem nenhum documento ou algum livro contendo regras ou regulamentos. A impressão que se dá é que as regras estão todas pelas paredes e nos próprios objetos. Não sei explicar bem. Mas você entra em uma clínica médica, por mais chique que seja, as informações sobre exames, entre outras infinitas coisas que se queira informar ao paciente, está tudo pregado pelas paredes da clínica e no balcão da recepção. No banco é a mesma coisa! Cartaz, cartaz, cartaz! Poluição visual total! Tudo tem cartaz com regras pregados! Tudo! Você que mora aqui já reparou nisso?


Na minha empresa é a mesma coisa. Não pode fazer isso. Deve-se fazer aquilo. Feche. Não deixe assim, faça assado. Até tal hora pode isso, depois não pode aquilo, e por aí vai. Tudo está pregado pelas paredes! No banheiro é a mesma coisa. As regras estão pelas paredes. Até em um momento de puro relaxamento....if you know what I mean, você está lá, tranquilão, e a regra está pregada na parede para você ir "fazendo suas coisas", mas já ficar sabendo das regras. Você vai lavar as mãos e mais regra na parede. Vai sair do banheiro, mais regra na porta. Do lado de fora, no interruptor, mais regra! E assim vai...regra, regra, regra, tudo pregado nas paredes!!! Na cozinha, o número de azulejos compete com o número de cartazes com regras! Tem regra pregada até na cafeiteira e perto da tomada!!! ...e cada dia "brota" um aviso novo! É impressionante! Qq dia vai faltar parede para colar aviso!! kkk... 


Até em restaurantes. Você está lá tranquilo, comendo, pensando na vida, querendo relaxar e está lá, bem na parede: a regra do local! O que pode e o que não pode. Aliás, creio que 90% desses papéis e cartazes colados em toda parte do Japão contêm  informações do que NÃO PODE ! As fotos que vocês verão agora foram tiradas com meu celular em um restaurante em Shinagawa, Tóquio.


Está primeira informa que é proibido o uso de celular no restaurante. Isso mesmo! Não é na biblioteca ou na igreja! No restanrante tbm NÃO PODE usar celular! Vale lembrar que nos trens, metrôs e até em ônibus também NÃO PODE usar celular ! A placa acima diz:


携帯電話のご使用は周りのお客様への迷惑となりますのでお止めください

keitai denwa no go-shiyou wa mawari no okyakusama he no meiwaku to narimasu node o-yamekudasai.

 Não use o celular pois isso pode incomodar os clientes que estão a sua volta.


Em outro cartaz - no mesmo restaurante - mais regra na parede!

 E não são poucas! Detalhe que o cartaz com as regras não está  um quadro pendurado, bem no alto, e em uma das pilastras. Pelo contrário, há várias cópias do mesmo cartaz com as regras em vários lugares do restaurante e na altura dos olhos. Inclusive este que eu tirei estava bem na minha frente a menos de 50 cm do meu nariz, já que eu estava sentado em um dos bancos no balcão que dava para a parede e bem na frente...os seis mandamentos!

Bom, não vou traduzir todas as regras, mas uma em particular me chamou a atenção. Dizia algo assim:


他のお客様のご迷惑になりますので携帯電話の使用はご遠慮ください

hoka no okyakusama no go-meiwaku ni narimasu node heitai denwa no shiyou wa go-enryo kudasai

Não use o telefone celular pois isso pode incomodar os outros clientes.


Isso mesmo! Exatamente a mesmíssima regra que estava no outro cartaz no mesmo restaurante!!! Fala sério! Mas aqui no Japão nem a escada rolante está livre das regras! A última diz que é proibido subir pelos degraus porque pode causar algum acidente!!!!! E tem mais! A escada rolante, a princípio é só subir e pronto. Não! Trocentos adesivos mostram o que pode e o que não pode fazer na escada rolante! Dia desses eu vi mais essa no corrimão de uma escada rolante.


手すりにおつかまりください・tesuri ni otsukamari kudasai・segure no corrimão

A propósito, na bolinha amarela está escrito...


抗菌・koukin・antibactericida


Bom, é isso aí. Até mais!

Comentários

  1. kkkkk, fala, Julio! Tudo bem por aí? Boa esta dos cartazes de avisos! Realemtne, avisam de tudo, não? Esta dos celulares, tem alguns restaurantes "chiques" por aqui que também proibem o uso no recinto! Rsrsrs.
    Boa semana! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Existe alguma regra na escada rolante, de que lado vc deve ficar se for ficar parado?Porque a do metro de Sao Paulo nem lembro mais como é, aqui no Japao eu fico na esquerda e deixo a direita livre, sera que ta certo?

    ResponderExcluir
  3. oi Caruso.
    Lá na fábrica tem tanto cartaz, escrito em 3 línguas, inglês, português e japonês, para ninguém dizer que não sabia...
    Mas é um exagero mesmo!
    Esse Japão é sugoi!

    ResponderExcluir
  4. Será q. é por isso q. o oriental é tão educado? Uma coisa puxa a outra...analfabetismo baixíssimo, muitos cartazes, muita gente lê ...e o resultado é um povo educado e modelo p/o mundo!
    Bacana.

    ResponderExcluir
  5. E o pior é que as regras estão escritas em japones!Eu acho que os japas devem achar os gaijins pouco educados por isso.
    E não falar no celular por causa do proximo?É um absurdo!Quando for no Japão vou falar no celular na cara de pau!

    ResponderExcluir
  6. Júlio,

    Talvez as diferenças estejam nessas regras. O japão é primeiro mundo e nos somos o que somos. Temos um presidente que é o primeiro a não respeitar as leis deste país, quando é pego diz com a cara de pau que "não sabia", "não leu" e tem ainda uma candidata petralha a presidência que tem a coragem de dizer isto: "Não assinei documento nenhum porque não tem documento nenhum a ser assinado. Eu rubriquei páginas. Eu não olhei porque achei que era aquele programa não achei que iam colocar outro programa. Tinha que colocar o que nós tínhamos acertado em junho [com os partidos aliados].” É uma anta que assina sem ler e que quer ser presidente do Brasil.

    Enfim, é isso! Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  7. Realmente excesso de regras é desgastante mas não sei o que é pior...o excesso de regras do Japão ou a falta de regras do Brasil....

    Acho que por você viver isso diariamente cansa e estressa mas por outro lado, eu me estresso com a falta de modos das pessoas aqui no Brasil...rs

    Abs,
    Carlos

    ResponderExcluir
  8. Com relação a proliferaçâo de tantos avisos ultimamente, uma das explicações é a Lei do Consumidor cada vez mais rigoroso e maior conscientização (ou americanização) dos japoneses que estão partindo para processos judiciais com pedidos de indenizações milionárias, toda vez que se sentirem prejudicados por alguma empresa. E as empresas colocam estes avisos não para que todos leiam mas para se protegerem em casos de algum processo. Não custa lembrar que o bar que serviu bebida alcóolica para seu cliente sabendo que o mesmo esta dirigindo, poderá ser condenado como co-autor do crime se este cliente embriagado atropelar e matar alguem no caminho para a sua casa.

    ResponderExcluir
  9. Mais um dos meus motivos de querer ansiosamente ir para o japão. Regras bem definidas e rigorosamente cumpridas (bom, pelomenos acredito q sejam cumpridas, hahaha).

    ResponderExcluir

Postar um comentário