O Japão é o país que menos gasta todos os dias férias remuneradas

Anteontem eu li no site da Reuters Japan essa notícia sobre férias remuneradas...


有給使い切る国の1位はフランス、日本は最下位

[ニューヨーク 6日 ロイター] ロイターと調査会社イプソスが有給休暇を使い切る労働者の割合を国別で調査した結果、フランスが89%でトップ、日本 が33%で最下位であることが分かった。

  調査は24カ国の約1万2500人を対象に実施。フランスに続き、アルゼンチンが80%、ハンガリーが78%、英国が77%と高かった一方、日本のほか、 南アフリカとオーストラリアが47%、韓国が53%と低かった。

 イプソスのジョン・ライト上級副社長によると、所得の高低に関わらず世界の労働者の約3分の2が有給休暇を使い切っている。また、年齢別では50歳以下 の若い人の方が有給を使い切る人が多く、「経営幹部クラスでは60%が使い切っていなかった」という。

 同氏は「有給を使い切らない理由はさまざまだろうが、仕事に対する義務感の強さが主な理由だろう」と話している。


Segundo a matéria, o Japão aparece em último lugar na lista de países que gastam todos os dias das férias remuneradas, já que apenas 33% dos trabalhadores japoneses gastam por completo os dias referentes às férias pagas. Já na França, 89% dos trabalhadores usufruem das férias remuneradas por inteiro e o país aparece no topo da lista. No Brasil, segundo o resultado da pesquisa, 59% dos trabalhadores usam tudo! (Até porque tem muita gente que vende!)

Ainda segundo a matéria , a pesquisa foi feita em 24 países e participaram 12.500 pessoas. O presidente da Ipson, a empresa responsável pela pesquisa, em conjunto com a Reuters, afirmou que independente da renda salarial, 2 / 3 dos trabalhadores em todo o mundo gastam por completo as férias remuneradas. Ainda segundo ele, há várias razões para não gastarem tudo, mas a principal é o sentimento de obrigatoriedade e compromisso para com o trabalho que alguns sentem.

Agora, cá entre nós...o Japão aparecer em último lugar chega a ser piada! Os caras - bom, infelizmente isso inclui nós estrangeiros trabalhadores no Japão - têm menos de um mês de férias por ano e ainda conseguem a façanha de não usar tudo!!! É mole ou quer mais ?!

Para quem não sabe ou melhor, não conhece a triste realidade, aqui no Japão não temos férias de  1 mês. É 20 dias no máximo! Mas isso não é nem de cara logo não! Estes míseros 20 dias é algo que se vai conquistando aos poucos. Isso porque, de um modo geral, quando você entra em uma empresa, eles te concedem 10 dias no primeiro ano! Isso mesmo! Suas férias remuneradas de toooooooooooodo o ano se resume a 10 DIAS !!

E não pense que você vai usufruir esses 10 dias inteiros não hein! Nada de comprar pacotes inteiros para passar 10 dias em Bali ou Okinawa! Estes míseros 10 dias são para férias remuneradas E TAMBÉM para o caso de você precisar faltar ao serviço! Isso mesmo! Aqui não tem essa de atestado médico não! Aliás, atestado médico aqui é pago!!! Mas imaginemos algumas situações que “raramente” podem acontecer na vida de alguém...Se você vai ao dentista, se você cai na escada, se você pega um resfriado, se seu filho tem apresentação na creche, se você acorda com enjoo ou, no caso das moçoilas, se acorda com uma cólica violenta, qualquer que seja o motivo, a falta é descontada das férias remuneradas!!! Isso mesmo! Se você recebeu 10 dias e ainda não usou, mas precisou faltar, você terá então 9 dias de férias remuneradas!!!


Não ri não! É para chorar ! (Se bem que quando me explicaram pela primeira vez, eu ri, confesso). Agora imagina nós brasileiros que moramos do outro lado do mundo e gastamos no mínimo 27 horas de voo para voltar ao Brasil e mais 27 para regressar ao Japão! Fala sério !!!

Mas não se desespere! Pois a cada ano, você recebe 1 dia a mais! hahahaha....agora pode rir !!! hahahahaha No primeiro ano você tem 10 dias, no segundo 11, no terceiro 12 e assim vai até chegar a 20 dias!


Os estrangeiros mais pacatos, passivos, conformistas, neutros e, alguns japoneses, dizem que apesar dessa miséria de férias remuneradas, não há motivo para reclamações! (É sério isso! Eu já ouvi isso!) Segundo eles, o Japão tem muitos feriados e por isso, é possível descansar nestes dias.


Eu particularmente agradeço o Japão ter tantos ou até mais feriados que no Brasil. Mas para mim, uma coisa não tem nada a ver com outra. Férias remuneradas, eu escolho quando quero viajar, descansar, coçar, enfim. (Ainda assim mesmo corro risco de ter o pedido dos dias  recusado pelo RH!). Mas feriados, são dias que já estão fixos. São dias em que tuuuudo está cheio. O trânsito um caos e principalmente, não posso aproveitar um feriado para voltar ao meu país e rever minha família e meus amigos que vivem do outro lado do mundo. Por tanto, para mim, feriado é feriado e férias são férias!


Enfim, mas como não estou no Brasil e sim em outro país com outra cultura, outros costumes etc, não tenho o que reclamar. Lamentar eu acho que posso, mas reclamar não creio. Mas que eu sinto saudades das férias brasileiras, dos vale-isso, vale-aquilo e afins, isso eu sinto sim, viu?




VOCABULÁRIO・ボキャブラリー

ロイター・roitaa・Reuters

調査・choosa・pesquisa

有給休暇・yuukyuu kyuuka・férias remuneradas

使い切る・tsukaikiru・usar tudo, até o fim

労働者・roudousha・trabalhador

結果・kekka・resultado

最下位・saikai・última posição, na lanterna

所得・shotoku・renda salarial

世界・sekai・mundo

義務・gimu・obrigação

理由・riyuu・razão




VOCABULÁRIO2・ボキャブラリー2

A palavra “férias remuneradas” em japonês se diz 有給休暇・yuukyuu kyuuka ou simplesmente a forma abreviada, 有休・yuukyuu. ATENÇÃO! A palavra yuukyuu pode ser escrita de duas maneiras!

Se for a forma abreviada da palavra yuukyuu kyuuka, ou seja férias remuneradas, devem ser usados os primeiros ideogramas de cada palavra, ou seja yuu de 有給・yukyuu, que quer dizer "remunerado(a)" mais o 休・kyuu de 休暇・kyuuka, que quer dizer "férias". Resultado: 有休・yuukyuu. Isso mesmo! É exatamente a mesma pronúncia de remunerado! Mas reparem que os ideogramas são diferentes!


1. 有給・YUKYUU・REMUNERADO(A)  x 無給・MUKYUU・NÃO REMUNERADO(A)
2. 有休・YUKYUU・FÉRIAS REMUNERADAS


MORAL DA HISTÓRIA: Japonês também escreve errado! No título da matéria diz 有給使い切る国・yukyuu tsukaikiru kuni・país que usa por completo "o remunerado", quando o certo deveria ser 有休使い切る国・yukyuu tsukaikiru kuni・país que usa por completo  "as férias remuneradas"!

Comentários

  1. Bem, aqui no Brasil, no centro de qualquer cidade, também se paga por um atestado médico ;-)

    ResponderExcluir
  2. Oie Caruso, caprichou no vocabulário, continue assim...rsrss
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria muito de saber, como com essas ferias tao minimas, os japoneses viajam tanto ?:-)

    ResponderExcluir
  4. Você esqueceu de lembrar que para alguns chefes, qualquer coisa acima de 5 dias seguidos de férias é motivo para um "férias longas, hein?". Precisei mostrar por A+B para o meu que entre sair de casa aqui e chegar na casa da minha mãe em Curitiba, levava quase 2 dias (entre vôos, trens e aeroportos). Se eu fizesse como ele sugeriu de ir por uma semana, ficaria 4 dias viajando e 3 dias no Brasil!!! Consegui a façanha de usar 10 dos meus 20 dias de férias de uma só vez, hehaha.

    ResponderExcluir
  5. Ah eu me lembrei da empresa que eu trabalhava... Tinha quase 40 dias de 有休, mas quando eu sai da empresa, deixei todos. Agora estou arrependida! Mottainai!!!

    ResponderExcluir
  6. Estou te esperando nas minhas férias deste ano!! Trate de não faltar o trabalho!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário