Condutor de trem é flagrado lendo mangá em pleno serviço !

Um condutor de trem foi flagrado por um passageiro lendo mangá em pleno serviço! Onde foi isso? Foi aqui no Japão mesmo!! Mais precisamente na província de Fukuoka.  O pecado "mortal" aconteceu no 7 deste mês. O condutor, um japonês de 40 anos, sentou amarradão na cabine de condução, pegou o mangá, colocou no joelho e mergulhou na leitura nos 9 minutos entre uma estação e outra. O trem é conduzido automaticamente, mas o condutor deve estar sempre alerta -  e apontar as coisas lá !

Um passageiro que esperava o trem na plataforma testemunhou "tudo" e colocou a boca no trombone! Ao ser perguntado, o condutor explicou que o mangá não era dele, mas sim do condutor anterior que tinha deixado na cabine e confessou ter pego para ler. 

A brincadeira resultou em proibição de conduzir e ainda irão discutir se ele perderá ou não a licença! Os caras ficaram ainda de consultar todos os outros condutores para saber se algo similar aconteceu com eles também!



日本語・JAPONÊS

漫画読みながら地下鉄運転、免許停止も視野 福岡市営

福岡市交通局は8日、市営地下鉄の男性運転士(40)が漫画雑誌を読みながら列車を運転していたと発表した。九州運輸局は同日付で市交通局に文書で「前方への注意がおろそかになるという安全上、重大な行為」と警告し、この運転士の免許停止も視野に事情を聴く方針という。

 市交通局によると、運転士は7日午前9時10分姪浜発福岡空港行きの運転室で姪浜―赤坂間の約9分間、運転席に座り、ひざの上に「月刊少年マガジン」を置いて読んでいた。雑誌は、交代前の運転士が車内に残されたゴミとして回収し、運転室の棚に置き忘れたもの。列車は自動運転だが、運転士は前方確認などをする必要があるという。

 駅のホームで列車を待っていた乗客が目撃。交通局に2件の指摘があり、福岡空港駅で折り返して姪浜駅に戻った列車の運転士に確認したところ、「つい気になって読んでしまった」と認めたという。 市交通局は、この運転士を降車直後から乗務停止とし、今後は運転業務に従事させないことを決めた。同様の行為がなかったか、全運転士から聞き取り調査をする予定。



VOCABULÁRIO・ボキャブラリー

地下鉄・chikatetsu・metrô
前方・zenpou・na frente
注意・chuui・atenção
安全・anzen・segurança
重大・juudai・extremamente importante
行為・koui・ato
免許・menkyo・licença
交代・koutai・revezamento
自動運転・jidou unten・condução automática
確認・kakunin・confirmação
必要・hitsuyou・necessidade
座る・suwaru・sentar
置く・oku・colocar, por
運転士・untenshi・condutor
漫画・manga・mangá
警告・keikoku・advertência
ひざ(膝)・hiza・joelho
の上に・no ue ni・ em cima
乗客・joukyaku・passageiro
駅のホーム・eki no hoomu・plataforma da estação
目撃・mokugeki・testemunha ocular

Comentários

  1. hahaha...

    maquinista lendo mangá é muito japao!

    mas eu concordo que ele deva ser punido. é uma falta grave sim. o trem é automático, mas se tem maquinista é porque é necessário e mais seguro para a populaçao.

    acho que ele foi irresponsável. merece uma puniçao sim. só acho que nao precisa perder a licença, nem o emprego. pode ser uma puniçao menos severa - mas nao muito light para que ele nao faça isso de novo! hihii...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a minha xará, a é falta grave. Mas aposto que ele não é o único.... Deve chato fazer todo o dia o mesmo trajeto, sozinho na cabine, né?
    Abraços,
    Karina K
    PS: Fiquei curiosa sobre a palavra do dia( twitter). Achei que era algo relacionado ao post. Mistério...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Descobri o blog Muito Japão há pouco tempo e achei o máximo!
    Blog cheinho de notícias interessantes, rico em detalhes e muitas informações úteis! Adorei!
    Parabéns!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olha só...fiquei só elogiando o blog e esqueci de comentar o post!
    Fiquei assustada quando li a notícia, pq aqui no Japão estes condutores de trem fazem 1.590.2900042331... conferências durante o trajeto deles né! Fiquei imaginando o tiozinho se divertindo com o mangá! hhahahah
    Tem que ter punição sim, de advertência pelo menos, mas perder a licença talvez seja demais né!

    ResponderExcluir
  5. Perguntar para os outros se lêem enquanto conduzem é que é muito Japão.

    Será que alguém vai se auto-dedurar?

    ResponderExcluir
  6. que vaçilão.
    era pra ele ler apenas quando estive se longe de uma parada,quando estivese proxima era so ele quarda e vingi que estava vigilante rsss

    ResponderExcluir
  7. Olá, gosto muito desse blog...leio sempre.
    Eu gosto muito do Japao, e meu sonho é morar e viver ai, vc tem alguma dica ?
    obg

    ResponderExcluir
  8. Gosto mt de conhecer um pouco ai do Japão estando aki no Br. Fico contando sobre a cultura Japonesas p pessoas que conheço.
    Não gostava, mas depois que li algumas histórias sua comecei a me interessar. A propósito, quem me indicou esse site foi seu irmão o AC, que trabalha comigo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Bakataré esse motorista de trem, porque a divisória entre cabine e vagão tem janela de vidro e dá para ver tudo, será que não pensa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário