Domingão Muito Brasil

Domingo foi dia de eventos brasileiros! Sim! EventOS brasileirOS! Foram dois eventos no mesmo dia! Um foi o Yosakoi Samba Festival na cidade de Souka, em Saitama. O evento foi realizado em um palco armado no meio da praça principal bem em frente da estação Souka.

Já da plataforma do trem, mesmo sem ver nada, já era possível ouvir e sentir a agitação.Ao passar pela roleta, o barulho era ainda maior, mas só dava para ver mesmo era uma multidão de pessoas aglomeradas e, pasmem, todos quietos olhando para um só lugar: o palco. Me aproximei até onde eu consegui e quando finalmente avistei o palco, estavam lá, elas, as brasileiras! Lindas! Sambando lindamente ao som de Deixa isso pra lá na versão com Claudia Leite e Jair Rodrigues.


Depois elas desceram do palco e puxaram algumas pessoas para uma aulinha de samba. Claro! Lá fui eu! Sambar e ter a oportunidade de falar com as meninas de perto! Tu acha que eu ia perder!? E foi muito maneiro porque na verdade, eu já conhecia as meninas de outros carnavais, quer dizer, de outros eventos brasileiros! E elas foram muito agradáveis e me cumprimentaram na boa, sem cerimônia nem nada! Foi bem legal! Uma vez terminada o miniworkshop do básico do ínicio do nível um elementar de como sambar, elas voltaram ao palco e mandaram ver! Mais tarde ainda rolou um minidesfile ao redor da tal praça e como eu estava bem próximo da beirada da rua, eu ainda consegui cumprimentá-las novamente e, claro, parabenizá-las! Foi simplesmente maneiríssimo!

Depois ainda rolou um dueto de brasileiros apresentando um pouco de bossa nova para relaxar os japoneses que JÁ estavam mais do que relaxados, mesmo com todo aquele bumbumbaticumbum-dudurudum!! O festival ainda rolou até a noite, mas eu não fiquei até o final.

De lá, tomei o trem rumo a Aoyama - uns 30 minutos dali -, onde estava sendo realizado no mesmo dia, o Aoyama Bossa Nova! Cheguei lá e já estava rolando o show do Minaswing! Maneiríssimo também! Não conheço a história do grupo, mas as músicas, próprias, eram lindas! O vocalista Silvio Anastácio, claro, de Minas, mandou ver!



O Aoyama Bossa Nova é realizado todo ano. São vários shows de brasileiros e japoneses que cantam bossa nova (e MPB). Os shows são gratuitos e realizados em vários pontos espalhados pelo bairro. Dá para ir andando de um local ao outro! E foi exatamente o que eu fiz!


Terminado o show do Minaswing, fui assistir à apresentação de um casal de amigos japoneses que canta MPB e Bossa também. Seiko e Shinya formam a dupla Muleque (com u mesmo porque vem de música!). A apresentação dos dois foi em uma loja de artigos para casa, recém inaugurada. Linda! Em um cantinho da loja, com parede de madeira e no melhor estilo um banquinho e um violão, os dois simplesmente arrasaram! Gostei particularmente da música Oceano de Djavan. Sei que não é bossa nova, mas eu adoro essa música e naquela atmosfera, tranquila, relaxante e extremamente pacífica, caiu como uma luva! Lindo o show!

Enfim, foi um domingão totalmente Muito Brasil! Maravilhoso! Detalhe: depois do show do Muleque, fomos os três jantar por ali mesmo. O papo com a dupla fechou o dia com chave de ouro! Simplesmente, maneiríssimo!

Comentários

  1. Oi Julio
    Lemos o blog!
    Muito obrigado por escrever sobre nossa musica. Gostamos muito tbm "Oceano". Brasileiríssima.
    E gostei muito a explicação de nosso nome "muleque". Simplesmente e propriamente explicado.
    Vamos usar isso! Muito Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia desses eventos, se soubesse antes teria ido ver. Que peninha...

    ResponderExcluir
  3. Alguns eventos eu gostei muito de saber, mas desculpa, não consigo entender no meu coração como minha pátria ser mostrada como dançarinas peladas pode ser uma coisa boa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário