02/10/2010

DoNaDa

Ontem passei no Yodobashi Camera de Akihabara para ver o preço de uma bateria extra para o meu iPhone. Sim, eu comprei um iPhone 4!! ...ou vocês não repararam que a frequência do DoNaDa aumentou?! rs. Agora, pintou uma placa maneira, uma comida, uma figura que seja na rua, saco meu iPhone e já registro logo !


Bom, enfim... a foto que eu tirei ontem foi do cartaz que adverte aos pais que utilizam o...não sei se existe uma palavra para isso, mas, seria a mesinha? caminha? apoio? para trocar a fralda que tem em alguns banheiros. Em japonês, a palavra é おむつ交換台・OMUTSU KOUKAN DAI, o que ao pé da letra seria algo como "base para troca de fraldas".


 
Fora o drama que faz a mensagem - vcs vão perceber logo - e, fora que na própria mesa, apoio, sei lá, já tem lá um aviso com a mes-mís-si-ma mensagem, achei maneiro o layout, a fonte e tudo mais. Bom, o cartaz era este:




PORTUGUÊS・ポルトガル語

Aos senhores clientes que utilizam o apoio para troca de fraldas

Em todo o país tem ocorrido muitos casos de acidentes envolvendo crianças que caem do apoio para a troca de fraldas. Solicitamos que fiquem atentos em seus filhos. 


VOCABULÁRIO・ボキャブラリー

おむつ・omutsu・fralda
交換・koukan・trocar
台・dai・plataforma, apoio
利用する・riyou suru・utilizar, usar
お客様・okyaku sama・cliente
お子様・okosama・criança
落下・rakka・queda
事故・jiko・acidente
全国・zenkoku・todo o país
相次ぐ・aitsugu・ocorrido com frequencia
目を離す・me wo hanasu・tirar os olhos de..., não prestar atenção...




6 comentários:

  1. Ola! Na minha primeira consulta com o pediatra de minha filha, a primeira coisa que o medico falou foi que nao deixasse o bebe sozinho no trocador porque ele ja viu muuuuuitos casos de criancas que caem e se machucam feio! E ainda repetiu isso umas dez vezes ! Acho que as maes acham que o bebe pequeno nao vai girar e cair, mas bebe eh a coisa mais imprevisivel do mundo!.... adoro seu blog ! bjs

    ResponderExcluir
  2. Ps: chama-se TROCADOR aqui...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Queria saber como é possivel cursar faculdade no Japão sem ser descendente, é realmente meu sonho estudar aí e queria informações... desculpe usar o espaço "errado" para perguntar isso...

    ResponderExcluir
  4. eh... agora q a isis virou uma terrorista tenho tomado mais cuidado no trocador. deixo ela sempre presa pelo cinto de seguranca e nao me afasto pra nda
    mas sempre q possivel evito o trocador, acho mais trabalhoso e a isis estranha muito e fica tentando fugir

    ResponderExcluir
  5. Nos supas modernos tem esses trocadores com cinto de segurança.
    Confesso que nunca tive coragem de amarrar meu BB daquela forma, a impressão que dá, é de estar colocando uma camisa de forças, sei lá! Eu nunca usei esses trocadores, meu filho já tem um ano. Mas me causa um mal estar coloca-lo preso.

    ResponderExcluir