Oftalmologista separa quem está com suspeita de conjutivite

Já não é a primeira clínica de oftalmologia (眼科・がんか)que vejo isso acontecer. Os pacientes (患者・かんじゃ)com suspeita de conjutivite (結膜炎・けつまくえん)são separados dos outros pacientes que aguardam serem chamados pelo médico para serem examinados! Acho até que já havia comentado sobre isso aqui no blog, quando aconteceu comigo.

Você chega na recepção e a própria recepcionista é quem pergunta o que você tem! Já começa por aí! Você tem que falar na frente de todo mundo que aguarda o porquê de você ter resolvido ir ao oftal! Enfim, aí você diz que está com os olhos vermelhos - apesar de ela estar vendo. Aí, falou a palavrinha mágica "olhos vermelhos",  você ativa nas recepcionistas-robôs um dispositivo que as obrigam a perguntar: 目脂でますか・meyani demasu ka・Está saindo remela? 

Pronto. Falou que sim, você ativa outro dispositivo que as obriga a pegar uma cadeira de armar (折りたたみの椅子・おりたたみのいす)e colocar afastada dos outros pacientes e pedir a você que se sente nela. Você não precisa perguntar a razão, porque está tudo escrito na cadeira! Da vez que aconteceu comigo foi assim. Estava lá escrito tim tim por tim tim! Ou seja, tooooodo mundo fica sabendo que você está com suspeita de conjutivite! Até entendo a razão, não sei, mas era como se a recepcionista gritasse para todos os presentes: Ó gente!!! Aqui ó!!!! Ele tá com conjutivite hein!!!!! Quem chegar perto dele vi pegar hein!!!!! 

Desta última vez que fui ao oftal, o problema era outro. Eu estava simplesmente com os olhos coçando muito e nem vermelhos estavam. Por isso, a recepcionista-robô não perguntou se estava saindo remela. Mas ao conquistar finalmente o direito de sentar na sala de espera junto com os outros pacientes, eu vi uma japonesa sentada na cadeira de armar! Não resisti e tirei uma foto com meu celular...



Na cadeira, os dizeres:
充血・めやにの方専用イス・JUUKETSU・MEYANI NO KATA SENYOU ISU・ CADEIRA EXCLUSIVA PARA PACIENTES COM OLHOS VERMELHOS E REMELA  



Comentários

  1. Que discriminação e humilhação!
    Eu fiquei com conjutivite por 1 mês! O médico me aconselhou nem sair de casa e quando fui para a última consulta eu seria a primeira a ser atendida mas fiquei por ultimo, hospital todo vazio e só eu lá esperando atendimento pois segundo ele eu iria contaminar o aparelho >_< Agora estou melhor, mas a consequencia desse periodo todo é que fiquei com alergia á poeira e meus olhos ficam vermelhos, irritados, lacrimejando e embaçados: conjutivite alérgica. O oftalmo recomendou até que eu saisse do meu emprego pq fico perto de poeira durante o expediente.

    ResponderExcluir
  2. "CADEIRA EXCLUSIVA PARA PACIENTES COM OLHOS VERMELHOS E REMELA", eu achei um pouco ofensivo, isso.

    Entendo manter os dois tipos de pacientes separados, mas não precisa etiquetá-los também ..

    ResponderExcluir
  3. Além da conjuntivite e remelas... um mico básico!!
    Eu entendo a preocupação com os outros pacientes, mas sentar na cadeira destinada aos remelentos é triste!!

    Beijos, Karina K

    ResponderExcluir
  4. É uma medida inteligente e prática de saúde, evitar a contaminação que causaria problema aos outros a qualquer custo.

    Acho muito válido! Seria uma dávida se tudo na vida fosse pensando no bem comum, sendo de coletividade, ao invez de preservar o indivíduo

    ResponderExcluir
  5. Tadinha!!!!Parece até que está de castigo. Bem ...de certa forma está mesmo, né?! quem mandou pegar conjutivite. Ainda bem q ela ñ te viu tirando a foto!

    ResponderExcluir
  6. Os dizeres são... eeeerrr.....
    huahua

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Vou decorar o nome dessa cadeira. Quando eu estiver com esses sintomas já vou chegando e pedindo minha cadeirinha pra ver se nao passo tanta vergonha. Hahaha...

    ResponderExcluir

Postar um comentário