07/02/2011

DoNaDa

No restaurante onde eu normalmente vou quando estou com vontade de comer sushi - sim! aqui no Japão, ao contrário do que muita gente pensa, não se como sushi todos os dias! - tem um botão somente para pedir a conta!



No botão está escrito claramente e em japonês claro お会計ボタン・OKAIKEI BOTAN, ou seja, "BOTÃO DA CONTA" ou sei lá "BOTÃO (P/PEDIR) A CONTA" ! Quem quer somente chamar o atendente, grita apenas "SUMIMASEN!" e não aperta o botão...e por quê? 

Porque conforme está escrito, o botão é para pedir a conta!! Está escrito: お会計ボタン・OKAIKEI BOTAN, ou seja, "BOTÃO (P/PEDIR) A CONTA" !! Creio que de todoas as vezes que fui lá até hoje, 99,9% das pessoas apertaram para pedir a conta!

No entanto, quando você aperta o botão para - você já sabe para quê! - vem o carinha e pergunta: お会計でよろしいですか・"É a conta que o senhor quer?".  

... ? 
... hai! (mas a vontade é de dizer: "não, eu gostaria apenas de alguém para ficar aqui vendo se estou comendo certo..." ou talvez, "não, eu gostaria apenas de perguntar até que horas vcs ficam abertos..."). Mas como sou um rapaz educado, eu falo "HAI!" né?? (sem o "né"!)

Bom isso não é nada. O pior é que eles perguntam sempre, mas sempre, eu disse sempre, a mesma coisa para todos, todos, eu disse todos!!!! Não tem outra forma de abordar o cliente que apertou o botão que supostamente foi criado e instalado para pedir a conta, conforme está lá escrito no botão, bem em cima, e em japonês: お会計ボタン・OKAIKEI BOTAN, ou seja, "BOTÃO (P/PEDIR) A CONTA" !! 



Mas os carinhas sempre perguntam se é a conta que o cara deseja! Você fica lá duas horas que seja e você só ouve essa mesma pergunta para todos! Sem variação! Sem imaginação! Sem criatividade! Sem adaptação! É sempre igual e para toooooodos! Mas aqui no Japão é assim. Imputou uma vez amigo, se fizer diferente, ou dá curto-circuito ou descarrila!

Por isso que eu sempre digo, eles existem, e estão entre nós! 
...grande parte, aqui no Japão mesmo!



4 comentários:

  1. Olá!

    Acredito que a pergunta seja apenas confirmação, por educação e tb para saber se alguém não o apertou por engano...

    Eu li a notícia de que o atendimento japonês está sendo 'exportado' para outros países, pq sempre é primoroso.

    Apesar de ser óbvio, já que o botão existe, não custa nada confirmar.
    As vezes o entendimento do assunto não é o mesmo por ambas as partes ;)

    ResponderExcluir
  2. PARA GABI,

    Sim, vc tem razão. Qto ao atendimento japonês, eu tiro o meu chapéu! Eles são ótimos! Com eles, não tem tempo ruim, estão sempre sorrindo, falam e te tratam com extrema educação. São impecáveis realmente. Só o comportamento robótico é que me decepciona muitas vezes...muitas! Vlw pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Bom,brasileiro, em regra,gosta de pedir,perguntar,confirmar e reconfirmar né?
    Tvz por isso a comunicação seja mais fácil no Japão que na Europa,onde vc nao pode confirmar o dito anteriormente sob pena de ser tratado com rispidez (pela falta de objetividade e entendimento imediato).

    ResponderExcluir
  4. Bem zuado sua postagem, a cultura aqui é bem diferente da nossa e pelo visto você não aprendeu nada no Japão não é mesmo? Já ouviu falar em Omotenashi?! Bom, antes de postar bobeiragens, procure sabe porque eles fazem isso! Grande abraço e divirta-se!!!

    ResponderExcluir