07/02/2011

Yahoo! Japan informa sobre incêndio no Rio de Janeiro

No Yahoo! Japan estava lá hoje de manhã uma pequena foto sobre o incêndio ocorrido na Cidade do Samba no Rio de Janeiro/ RJ. Eu nem estava sabendo de nada até encontrar um colega de trabalho no elevador que por acaso também é do Rio e comentou sobre o tal incêndio. Como já estávamos quase na hora de bater o cartão sem ter que dar maiores explicações de o porquê batemos o cartão 4 minutos antes do horário estipulado e não cinco minutos antes, ele apenas me disse para acessar a internet que eu encontraria fácil mais informações. E realmente encontrei. Para minha surpresa, logo no Yahoo! Japan já tinha alguma coisa. 




Ao clicar na foto, um close e uma frase que explicava em japonês que a 1 mês do carnaval um grande incêndio ocorreu no bairro onde se concentra os barracões onde são guardados todos os materiais que serão usados no desfile.




JAPONÊS・日本語

ブラジル・リオデジャネイロの真夏の祭典「カーニバル」の開催を1カ月後に控えた7日、関連道具を保管する施設が集まる市中心部「シダージ・ド・サンバ」と呼ばれる地区で大規模な火災が発生した

VOCABULÁRIO・ボキャブラリー


ブラジル・burajiru・Brasil

リオデジャネイロ・riodejaneiro・Rio de Janeiro

真夏・manatsu・pleno verão

祭典・saiten・festival

カーニバル・kaanibaru・carnaval

1カ月後に控えた・1kagetsugo ni hikaeta・a um mês

関連道具・kanren dougu・artigos relacionados

保管する・hokan suru・guardar

施設・shisetsu・estabelecimento, instalações

と呼ばれる・to yobareru・chamado

地区・chiku・bairro

大規模・daikibo・grande escala

火災・kasai・incêndio




3 comentários:

  1. Fui saber essa noticia pelo Yahoo...fiquei triste pois sao quase 1 ano de trabalho, e derrepente foi tudo embora.Morei em Caxias e torço pela Grande Rio.

    ResponderExcluir
  2. Meu marido ficou sabendo atraves do MSN live, soube antes de mim que moro aqui no RJ. A portela, grande rio e união da ilha perderam as fantasias todas...bem triste isso né...um esforço de 1 ano virar fumaça....e que fumaça!
    bye bye

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito triste também.. Será que foi um acidente ou á propósito??? Mas acho que nunca aconteceu isso antes!! Não foi?
    Por acaso, eu soube esta noticia pelo alguns "posts" dos meus amigos japoneses pelo Twitter!

    ResponderExcluir