DoNaDa

Se você está em uma escola e vê uma porta um aviso escrito "Sala de Professores" você entraria nesta porta sendo você um aluno mesmo não tendo nada o que fazer lá? Creio que não né? Pois é, nem eu. Mas, agora, e se na porta estivesse escrito "Sala de Professores" e na parede ao lado, um outro aviso dizendo "Proibida a entrada. Sala de Professores"? Pois é né, não muda nada né? Também acho.


OK. Vamos supor agora que você está então em um restaurante e antes de sentar-se você quer lavar a mão. Você procura o banheiro e no caminho, você encontra uma porta escrito "Sala de Funcionários". Você entraria nesta porta apenas para ver como é lá dentro? Nem eu. E se estivesse escrito na porta "Sala de Funcionários" e na parede, logo ao lado, escrito, "Sala de Funcionários. Não entre." ? Você entraria? É né? Nem eu.

Conclusão da história: se está escrito na porta algo que te impede de entrar por aquela porta, há realmente alguma necessidade de escrever na parede, logo ao lado, que é proibida a entrada? Ou seja, um aviso na porta e outra na parede?!

Eu, particularmente acho que não há a menor necessidade!
E foi por isso que achei interessante tirar esta foto:


Na porta, escrito 乗務員室・joumuin shitsu que seria a "sala de controle" ou mais ao pé da letra "sala do condutor do trem", algo assim. Só esse aviso não bastaria para você saber que ali não é lugar para você entrar?

Pois é. Mas além disso, ali,  bem perto da mesma porta, logo ao lado, um outro aviso: 乗務員室立入り禁止・joumuin shitsu tachiiri kinshi , ou seja, "sala do condutor do trem" (até aqui é a mesma coisa que está escrito na porta) "proibida a entrada".

E você?
Acha que precisa mesmo ter os dois avisos?

Comentários

  1. Sempre penso: "Se está assim, é pq já tiveram problema antes."

    Você sabia que nos manuais de microondas vem escrito que não pode colocar animais vivos dentro dele?

    Não é lenda urbana, pq eu conheci o menino que fez.
    Na escola em que eu fazia o colegial, um menino da 4ª série apareceu com o olho machucado. Ele era filho de uma professora e eu ouvi quando ela estava contando para as colegas professoras/demais funcionárias e diretora, o que tinha acontecido.

    Ele achou que podia colocar o poodle da família para secar no microondas...

    Claro que o cachorro começou a ganir e qdo ele abriu a porta, o poodle avançou no olho dele.

    (os microondas eram daqueles enormes e o cachorro, era um poodle mini)

    Então, entendo que nem todo mundo tem essa 'percepção' de que várias coisas não podem ser feitas, como entrar em um local que contém um aviso do que é, se vc não faz parte daquilo.

    E sim! tem um monte de gente que quer ver "como é lá dentro" e acaba entrando e de repente
    , o funcionário se depara com alguém estranho lá dentro.
    Aqui nos supermercados e em vários outros locais, tem os avisos e as proibições tb.

    ResponderExcluir
  2. Depende, se vc tem de dar um recado a um professor, pode bater na porta e perguntar se o fulano está e se pode atender, já com a placa não entre a pessoa fica mais intimidada, o mesmo para o condutor....

    ResponderExcluir
  3. Gabi,

    Entendo tbm que muita gente possa fazer algo que não é para ser feito, como é o caso aí do menino que colocou o poodle no microondas. Mas neste caso eu ainda penso que se forem colocar em um manual ou mesmo numa placa todas as possibilidades de coisas erradas que podem ser feitas, o manual será uma bíblia. Deve ter gente que tenta secar o cabelo, secar uma roupa, colocar uma planta, sei lá, existem mil possibilidades.

    Concordo com vc que há pessoas sem percepção, vulgo, sem noção, mas acredito que para esse tipo de pessoa, duas frases dizendo a mesma coisa não vai adiantar muita coisa...

    Concordo tbm que deve ter gente que queira entrar para ver como é, ainda mais aqui que o povo tem quase que fetiche por trem, mas igualmente para esse tipo de pessoa, não creio que um simples "proibido entrar" a mais do que já está escrito na porta o vá impedir de entrar....acho.

    Obrigado mais uma vez pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Pensamentos & Imagens

    Pode ser. Tem razão. mas então que deixe somente o aviso completo e não dois avisos dizendo quase a mesma coisa para apenas uma porta só, não?!

    Obrigado pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. A quantidade de xeretas deve ser enorme no Japão! Rá! Rá! Rá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário