EXPERIÊNCIAS DA VIDA PRIVADA - NO JAPÃO: EXTRATO DE BANCO

Nesta tipo de post, gosto de contar minha experiência ao fazer algo, de preferência que faça parte do dia-a-dia, para vocês terem uma ideia de como a coisa é feita por aqui. Hoje vou falar de como ver o extrato do banco!

Bom, para começar já vou logo dizendo: aqui no Japão não tem essa de passar rapidinho no caixa eletrônico para ver o extrato num papelzinho que saia rápido da máquina! Aqui eles não imprimem papel com o extrato! Aí você vai pensar: "Nossa! maneiro! Pelo menos eles são ecológicos!". Bom, mas imprimem papel com o saldo da conta...

E pior! Não é possível tbm consultar o extrato na tela nem nada! A única maneira de se obter o saldo é você inserir a caderneta do banco na máquina e ter tudo impresso nela. A caderneta é até bem feita. E Cada banco tem a sua. Há até umas graciosas com Hello Kitty, Disney e tudo. Para guardar as informações da sua conta, acho bem maneiro. Fica tudo organizado num livrinho maneirinho, mas vou confessar uma coisa: acho um saco ficar carregando pra cima e pra baixo um livreto desses. Ainda mais eu que tenho conta em três bancos! Me sinto aquele cara que viaja muito e vai ao aeroporto com todos os três passaportes que tem, todos presos com um elástico! E isso seria somente para quando ele fosse viajar! Agora imagina carregar três livrinhos todo dia na bolsa!



Ou seja, você quer saber somente se aquele carinha depositou direito na sua conta ou saber se o cheque bateu, por exemplo, - ah não! porque aqui não tem cheque! - bom, vc quer saber se o cartão de crédito foi pago e qual o valor e tal, e dá um pulo no banco só para imprimir o papelzinho e descobre que tem que abrir a bolsa, tirar as três cadernetas que estão juntas, ver qual é a do banco que vc está, tirar da capinha protetora, inserir na máquina, esperar que imprima, depois tirá-la da máquina, colocar de novo na capinha protetora e finalmente deixar o caixa...

Detalhe! Se você não é um senhor aposentado que vai ao banco todos os dias imprimir as transações que são realizadas na sua conta diariamente, aí demora um pouco mais para imprimir! E se você é um cara como eu que detesta carregar livrinhos, tem preguiça de passar no banco só para ver o extrato ou não tem necessidade de ir ao banco todos os dias e imprimi muito de vez enquando, aí sim, senta e esperar imprimir tudo que foi feito na sua conta....................
  
Aliás...

...dia desses, semana passada, para ser mais preciso, fui ao banco porque tinha perdido minha caderneta. Sim! Eu gosto dessa caderneta, mas para guardar, ficar em casa arquivada, não para ficar carregando e ter que tirá-la da bolsa - e da capinha protetora - só quando quero consultar o saldo! Enfim, fui no caixa para dizer que queria que imprimissem outra.

A funcionária do banco primeiro me perguntou se eu procurei direitinho em casa. Achei engraçado, mas respondi educadamente e disse que já havia procurado sim, mas nenhum sinal da caderneta. Depois, como se não quisesse que eu mandasse fazer outra caderneta, ela me disse: "Podemos imprimir, mas terea um custo OK? São 1050 ienes".  Eu jurava que o banco fornecia, mas enfim, acabei aceitando e disse OK para ela. Depois ela me veio com outra informação para enfim tentar fazer com que eu desistisse da ideia de imprimir outra caderneta. Ela me disse que fazendo o pedido naquele dia, eu receberia em casa a caderneta nova em casa, mas dentro de 1 ou 2 semanas depois! Achei muito tempo, só para imprimir o que na máquina faz em segundos! detalhe: se sua caderneta completa durante a impressão na máquina, na mesma hora já sai uma segunda junto! mas para solicitar, demoraria cerca de 1 ou 2 semanas?!?....enfim, mas eu não desisti e disse novamente OK!

Mas aí ela veio com o tiro de misericórdia! "Preencha este formulário e no final carimbe...". Putz! Eu havia trocado de bolsa e não estava com o meu carimbo pessoal. Perguntei a ela se eu poderia assinar em lugar de carimbar porque eu não esta com o meu carimbo na hora. Adivinhem o que ela disse! "Infelizmente não. Tem que ser carimbo. Assinatura não pode.". Se eu tivesse chegado aqui no Japão agora, talvez eu tentaria dizer a ela que em muitos lugares eles aceitam que estrangeiros assinem em lugar de carimbar. Mas não adianta, eu vi que neste caso o ship da informação do carimbo deveria estar bem colocado na cabeça dela e não adiantava negociar.  Eu desisti na hora. Finalmente, eu saí do banco, depois desse tempo todo, sem solicitar caderneta p%$#& nenhuma....

EM TEMPO...

CADERNETA DO BANCO
通帳・TSUUCHOU


MÁQUINAS DE IMPRESSÃO DE EXTRATO
通帳印刷機・TSUUCHOU INSATSU KI

Comentários

  1. Mas no japão os bancos tem banco pela internet assim como no brasil ? Ou seja ao invés de ir ao caixa eletrônico, é possível ver o extrato pela internet ?

    ResponderExcluir
  2. Conseguiu achar a Caderneta? Volta lá de novo!!! (adoraria ver a cara dela quando vc entrasse e mostrasse o carimbinho pra ela...) Lol
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O UFJ se não me engano dá pra conferir na internet, pelo menos eu já acessei a minha conta :P

    Mas pra conferir saldo, não basta só o cash card? :P
    Eu nem uso a caderneta, acho que nunca usei hehehe

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que carimbo pessoal é esse? Vale mais que assinatura? Quero ver.

    ResponderExcluir
  5. Esse problema do carimbo e fogo mesmo.Esse mes fui multado(excesso de velocidade) em plena viagem e passei por esse problema.Na hora de fazer a multa o policial perguntou "o senhor esta com o carimbo?","nao" eu respondi. Resultado, tive que assinar e carimbar com as minhas digitais como se fosse o carimbo...

    ResponderExcluir
  6. tem certeza que não dá pra ver o saldo na tela só com o cartão? eu só usava a caderneta para registrar o movimento bancário uma vez por mês.

    ResponderExcluir
  7. Rogerman,

    Tem sim. Aliás, é bem provável que tenha. Mas mesmo no Brasil eu era um dos que não tinham Home Banking e meu irmão me xingava muito por isso...rs. Lembro que ele dizia: "Não acredito que vc vai ao banco ainda!" kkk... Se ele souber que eu, mesmo morando no JP ainda vou ao banco...kkk... abs. Obrigado pela visita! Até mais!

    ResponderExcluir
  8. Diário de um produtora de Eventos!!!

    kkk... achar eu até achei, mas estava completa e de qq maneira, terei que encará-la para fazer outra caderneta! kkk... Mas agora só irei qdo tiver tempo - e com carimbo na mão - , pq trabalho em horário comercial e perto do meu trabalho não tem banco.... Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  9. ick

    Pela internet deve dar para checar sim. mas só de pensar nos trâmites que deve ser eu já fico com preguiça e prefiro eu mesmo ir ao banco e resolver tudo. Bom, não sei depois dessa experiência. talvez seja uma ótima ideia mesmo. Só com o cartão, dá para checar o saldo na tela, mas não dá para ver o extrato, a movimentação. Experimenta vc imprimir a sua na máquina então! Você ficará horas lá!....se bem que se vc usar a máquina especial só para imprimir acho que não vai demorar muito, não sei... Enfim, vlw pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  10. C.

    Sim. Chama-se hanko (pronúncia "rancô") e equivale _a assinatura. Há vários tipos. Bom, encontrei uma matéria na Made in Japan que pode ser útil! Dá uma olhada:

    http://madeinjapan.uol.com.br/2008/12/22/carimbo-japones/

    Obrigado pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. Luiz,

    O saldo sim dá para ver, mas o extrato não dá. sabe quando vc quer saber se algo foi depositado ou debitado naquele dia tal? Então! Esse, só imprimindo mesmo e na tal da caderneta... que eu tbm gosto de usar para registrar a movimentação da conta, mas não para ficar carregando pra lá e pra cá entende? Mas obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  12. Eu me acostumei com isso,tanto que nem uso a caderneta.

    Vi que você postou uma foto da caderneta do Mizuho,tenho conta lá,desde a época que o banco se chamava DaiichiKangyo bank e a agência da minha cidade foi fechada(corte de gastos) e a minha conta foi transferida para uma central bem longe daqui.
    No caso ainda tenho a caderneta velha,acredite e está longe de ficar cheia.

    Mas,um dia desses fui inventar de passar a caderneta pra ver a movimentação e demorou,demorou com vontade.

    No mais eu prefiro só passar no caixa e ver o saldo,pelo menos isso dá pra fazer em qualquer banco sem ônus algum(acho eu).

    E caderneta dizem que demora,mas pelo menos aqui chega rapinho.


    Acho,que aqui não tem extrato porque tem um custo para fazê-lo,logo penso que para não aumentar o seu gasto esse tipo de função é evitada.
    E pensado por mim,acho até meio desnecessário olhar para o papel e depois jogá-lo.


    Sobre Home Banking,ainda acho perigoso e por não ter um computador especialmente para efetuar operações seguras,prefiro não fazê-lo.
    Até arrumar um notebook que seja,apenas pra fazer este tipo de coisa e nada mais,com anti-vírus e firewall.

    ResponderExcluir
  13. Minha esposa também não costuma verificar o extrato pela caderneta, chegando a passar mais de uns 5 anos sem ver, quando precisou um dia, a máquina não aceitou a caderneta e precisamos pedir outra haha
    Se não me engano, fizeram rapidinho (ou foi até na hora?), e a impressão também não demorou muito, imprimiu só as últimas operações (que por terem sido poucas nos últimos meses) :P

    Quanto a Home Banking, pelo UFJ, tem um cartão que recebe com uns números para digitar no login, creio que para você não seria tão complicado já que entende muito de nihongo :)
    Não custa nada tentar um dia, haha

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Biljp!

    Você deu sorte então de ter imprimido rápido né? Talvez tenha sido porque eram somente as últimas transações não? Bom, mas acho que vou ver qual é essa do Home Banking. Quem sabe pode ser uma chance definitiva para eu aposentar minhas três cadernetas! Obrigado pela força (rs) e pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  15. oi Caruso

    Eu recebia o salario 1 vez p/ mes e então ia lá no banco uma vez por mês imprimir a caderneta. Eu também gosto de trocar de bolsa, achei que tinha perdido a maldita caderneta e procurei em vāo. Daí, eu pedi uma nova, a mocinha do Resona Ginko, me fez preencher um formulário, e disse que iam descontar 1000 yens. Daí, tinha que ter o hanko, voltei para casa, levei o hanko. Ela disse que ia demorar mesmo uns dias. Nisso, eu achei a caderneta dentro de 1 das minhas bolsas, e voltei correndo para falar e cancelar o pedido! Ainda bem, que deu tempo! eu ia pagar à toa. O bom dos bancos no Japão, é que tem pouca gente na fila de espera, e ainda esperamos sentadinhos na poltrona, assistindo à tv.

    ResponderExcluir

Postar um comentário