秘密のケンミンSHOW

Podem falar o que quiser de televisão ou mesmo da televisão japonesa, mas eu acho que a TV, como tudo nessa vida, tem lá seus prós e seus contras. Basta escolher ao que se quer assistir porque na TV há programas e programas, assim como nos jornais e revistas há matérias e matérias e assim por diante. Bom, o que sei é que eu aprendo muito com a TV japonesa! Não digo apenas pelo idioma, mas por todo tipo de informação que é passada dependendo do programa. Gosto desde telejornais, passando por talk shows, entrevistas até programas de quiz e comédia. E hoje quero compartilhar um programa que eu gosto muito e que claro, a gente aprende muito também. O interessante é que não somente nós estrangeiros, mas os próprios japoneses também aprendem sobre eles mesmos!



Estou falando do programa  秘密のケンミンSHOW・HIMITSU NO KENMIN SHOW.  O programa é maneiríssimo! Para ficar fácil de entender qual é o grande barato do programa, vamos imaginar uma versão brasileira!

Imagina um programa com cenário em forma de arquibancada. Nos assentos, artistas famosos de vários Estados do Brasil, vamos dizer, uma Ivete, um Faustão, uma Xuxa e um Zico da vida. No programa são mostrados costumes, comidas e até palavras típicas de cada lugar! E o mais interessante é que muitas vezes são coisas que a população local acredita fielmente de que tais coisas, palavras e costumes fazem parte da cultura de todo o país!!

Eles anunciam por exemplo: No Rio de Janeiro, eles colocam ketchup na pizza!

Quem coloca azeite, como fazem em São Paulo, se assusta em princípio! Aí eles vão nas ruas do Rio e armam uma barraquinha de pizza com azeite, e ketchup e pedem para as pessoas usarem um dos dois. Todas as pessoas pegam o ketchup! De repente o repórter diz: "Sabia que em São Paulo eles não botam ketchup na pizza? Ele botam azeite!". E os transeuntes participantes ficam boquiabertos enquanto que uns fazem cara de nojo.

De volta ao cenário, onde estão todos os artistas, eles são convidados todos a comer pizza com ketchup e dar cada um sua opinião!

Pescou qual é o grande barato do programa? Isso é feito aqui e pasmem: tem muita diferença de uma região para outra! Isso, em tudo: idioma, costume, culinária etc. É justamente essa diferença de uma província para outra que faz do programa ser muito interessante e instrutivo! Nesse programa a gente vê como o Japão é pequeno geograficamente, mas torna-se grande de repente com tantas variações de um lugar para outro.

O programa é apresentado pelo Silvio Santos japonês, o Minomonta・ものもんた e pela comediante Masami Hisamoto・久本雅美. Os dois escolhidos não apenas pela popularidade na TV mas por ser um de Tóquio e outro de Osaka, duas cidades "rivais".

Bom vejamos um exemplo concreto. No vídeo a seguir, eles comentam sobre o fato de que em Osaka muitas pessoas, quando vão a um restaurante, elas agradecem ou falam que a comida estava gostosa antes de saírem ou na hora de pagar a conta. Como isso não acontece na maioria das províncias japonesas, os outros participantes ficam intrigados e admirados.


Clique na figura acima para assistir ao vídeo
上の画像にクリックするとビデオをご覧に頂けます



Neste outro vídeo por exemplo, vocês poderão ver um pouco da abertura do programa e quem são os apresentadores que eu falei lá em cima. Além disso, eles apresentam um especial dos diversos e muito variados molhos que existem pelo país! O molho que aparece no vídeo é da província de Wakayama e é um molho unica e exclusivamente para curry! (risos). Repare na reação das pessoas que não são de Wakayama. Depois de apresentado o molho, os artitstas convidados e os apresentadores são convidados a experimentar o tal molho para curry!



Clique na figura acima para assistir ao vídeo
上の画像にクリックするとビデオをご覧に頂けます



No terceiro vídeo, eles mostram que em Osaka - desculpe, mas não tem muitos vídeos, além disso, sou fã de Osaka...(rs) - mas eles mostram que em Osaka é comum comer curry com um ovo cru! O que não se faz aqui em Tóquio por exemplo!



Clique na figura acima para assistir ao vídeo
上の画像にクリックするとビデオをご覧に頂けます




Enfim, quem tiver oportunidade de assistir, vale a pena! O programa é exibido pela Nippon Terebi, todas as quintas-feiras, às 21h! No site você encontraram os resumos e assuntos abordados nos programas passados e ainda uma breve informação sobre o próximo programa a ser exibido! Vale a pena (segunda vez...eu sei...)!



Comentários

  1. Adoro esses programas que passam na tv japonesa, DAISUKI!!!


    Bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom você Caruso, postar a respeito deste programa, eu também aprendia muito.
    Um programa que eu não perdia nas noites de domingo, era o Ururun já extinto.

    Saudades do Japão.

    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Para que está no Brasil e quer assistir programas da TV japonesa é possível baixa-los via torrent no site http://www.d-addicts.com/forum/torrents.php Recomendo também Sekai no hate made itteQ! que é muito divertido e Begin Japanology da NHK que é sobre vários aspectos da cultura japonesa. Quem souber de mais sites onde é possível assistir ou baixar programação da tv japonesa compartilhe por favor.

    ResponderExcluir
  4. Tem um programa chamado KeyHole TV que tem streaming ao vivo de vários canais de TV e rádios japonesas. A imagem é meia boca e a resolução é beirando o horrendo, mas o áudio é impecável 99% das vezes. Eu não entendo quase nada dos programas, mas adoro assistir mesmo assim e já reconheço vários kanjis.

    Enfim, nesse programa tem um canal chamado Nihon TV, será que é o equivalente a esse Nippon Terebbi?

    ResponderExcluir
  5. Karaka, isso é homem? Achei que era uma mulher feia.../omg

    ResponderExcluir
  6. Georgia,

    Eu tbm! Como eu já disse, eu sempre aprendo muito! Obrigado pela visita e pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  7. Luiz,

    Que bom que gostou! Ururun era realmente bom tbm. Me amarrava quando era no Brasil. Cada coisa que a gente vi que para nós é tão óbvio. Gostava tbm qdo eles faziam versão do reencontro e os japoneses voltavam ao país que foram depois de anos ou eles traziam a família estrangeira para o Japão! Era emocionante! Obrigado pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  8. Rogério,

    Valeu Rogério pela dica. Aposto que muita gente gostou! Tbm gosto desses programas que você comentou. Mas vejo com menos frequência. Obrigado aí mais uma vez! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  9. Isabela,

    Conheço esse tipo de site mas com programas do Brasil E pelo que vc falou é do mesmo estilo. haja paciência para ver. Mas melhor que nada...

    Esse outro Nippon TV não conheço. Conheço o canal, mas o programa não. Desculpa. Mas obrigado pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Marcelo,

    De que vc está falando? É um casal de apresentadores...kkk...mas vlw pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário