O BRASIL NA MÍDIA JAPONESA

Sempre a palavra ブラジル・BURAJIRU・BRASIL chama muito a atenção dentro de qualquer amontoado de ideogramas. É assim que acontece quando olho algum cartaz ou leio o jornal japonês. Aliás hoje o Brasil estava no jornal 産經新聞・SANKEI e o assunto era nada mais nada menos do que a Parada Gay realizada em São Paulo.


No título da matéria eles dizem: "Parada Gay no Brasil também. A maior (Parada Gay) do mundo reúne 4 milhões de pessoas". Já na reportagem Eles começam dizendo que é um evento realizado todo ano em São Paulo, a maior cidade da América do Sul.  Eles também dizem que este número de 4 milhões foi divulgado pelos organizadores do evento, mas que a mídia local não informou o número real de participantes. No segundo e último parágrafo, eles afirmam que a repressão contra os homossexuais na América Latina é muito forte por conta da influência da Igreja Católica, mas que mesmo assim, os homossexuais têm conseguido fazer com que seus direitos sejam maiores. A reportagem lembra ainda sobre a legalização da união civil para homossexuais legalizada no último mês de maio.  A reportagem é da Agência de Notícias Kyodo.


JAPONÊS・日本語

ブラジルでも同性愛パレード 世界最大規模の400万人

南米最大都市のブラジル・サンパウロ中心部で26日、毎年恒例の同性愛者らによるパレードが行われ、地元メディアが伝えた主催者発表によると、約400万人が集まった。主催者側は世界最大規模の同性愛者パレードだとしている。地元当局は参加者数を発表していない。カトリック教会の影響が強い中南米では同性愛に対する反発が強いが、近年は権利の拡大が進んでいる。ブラジルでも最高裁が5月、同性愛者同士の事実上の婚姻「シビル・ユニオン(合同生活)」を認めた。


VOCABULÁRIO・ボキャブラリー 







同性愛者・douseiaisha・homossexual

パレード・pareedo・parada

世界最大規模・sekai saidai kibo・maior do mundo

400万人・yon hyaku man nin・4 milhões de pessoas
最大・saidai・maior 
都市・toshi・cidade
サンパウロ・sanpauro・São Paulo
中心部・chuushinbu・centro
地元メディア・jimoto media・mídia local
主催者・shusaisha・organizador
参加者数・sankasha suu・número de participantes
カトリック教会・katorikku kyoukai・Igreja Católica
影響・eikyou・influência
中南米・chuu nan bei・América Latina
権利・kenri・direito
同性愛者同士・douseiaisha doushi・entre homossexuais
婚姻・konin・união, casamento
認めた・mitometa・aceitou

CURIOSIDADES・豆知識
1. A palavra "homossexual" é formada por 4 ideogramas "性愛者" que significam respectivamente: "igual", "sexo", "amor", "pessoa". Para dizer "heterossexual", basta alterar o ideograma de "igual" para "diferente": 性愛者・ISEIAISHA.
2. Na lista de vocabulários aparece também o número "400万" que significa "4 milhões". Mas por que se escreve 400 e se diz 4 milhões? Fácil! O ideograma que aparece ao lado dos numerais (万・マン)significa 10 mil que multiplicado por 400, dá 4 milhões. Sim, é complicado mesmo. Sem falar que em japonês, para efeito de leitura, os números são separados não de três em três casas decimais, mas sim de quatro em quatro! Agora você já sabe: 450.000 em japonês é escrito assim: 45万.  

Comentários

  1. Ah, esses organizadores...
    Tinha gente pra caramba, mas como choveu e fez frio, tinha menos gente que no ano passado, quando eles não disseram que tinha 4 milhões.
    Para ter 4 mi seria necessário umas 5 pessoas por metro quadrado na Paulista.Impossível.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria saber como eles reagem a isso ai?, Porque os cara pop da ai são quase mulheres principalmente bandas etc.

    ResponderExcluir
  3. Rafael,

    Acho que foi por isso mesmo que o jornal japonês fez questão de afirmar em japonês claro que os números foram divulgados pelos organizadores do evento e como todo organizador, puxa mesmo a sardinha pro seu lado e aumenta os dados....isso é muito comum! Vlw pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. MarceloSix,

    Bom, aqui até tem tbm Parada Gay, mas vão sempre meia dúzia de gato pingado. Acho que é por causa da pressão da sociedade que é bem maior do que a pressão religiosa no Brasil. Aqui tem muito gay tbm, mas tem como vc disse, uns carinhas que ficam mesmo em cima do muro e tal e outros que vc não conseguem nem mesmo classificar. Mas a verdade é que tem muito mais gays japoneses do que as pessoas no Brasil imaginam. Valeu pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário