WADAIKO・和太鼓

Meu conterrâneo Roberto Maxwell está com uma exposição de fotos maneiríssimas sobre WADAIKO・和太鼓. Dá só uma olhada! Quem estiver por estas bandas entre 7 e 21 de agosto, aparece lá! ENTRADA FRANCA・入場無料


Wadaiko - Japanese Heart nasceu de uma série de fotografias tirada para uma reportagem. Meu interesse pelos tambores japoneses é relativamente recente. A primeira vez que prestei atenção a uma apresentação de wadaiko foi durante o Festival Sanja, em Asakusa. O som forte aliado ao movimento dos corpos dos percussionistas me chamou a atenção. Desde então, venho procurando conhecer mais sobre os instrumentos, ouvir diferentes grupos e, quando possível, registrar as performances.



Os materiais exibidos nesta exposição estão longe de ser um trabalho definitivo sobre o wadaiko. Pelo contrário, são o registro bastante pontual de um evento - o Festival de Taiko de Narita. Portanto, ainda espero registrar mais, melhor e sob outros pontos-de-vista essa que é, para mim, uma das mais poderosas manifestações da cultura japonesa.

A série fotográfica representa algumas das características mais fortes que eu vejo no wadaiko: a alegria, a força, o trabalho coletivo, a humildade e a juventude. Acompanham a série sons e vídeos que não são apenas um complemento de luxo às fotos. Os fragmentos de vídeo têm a função de dar a ideia de conjunto, como um amálgama entre as fotos. Do mesmo modo que os fragmentos sonoros são pequenas chaves de entrada no universo registrado pelas fotos.

Espero que cada visitante veja a exposição como um pedaço do coração japonês docemente tomado de empréstimo por um estrangeiro que se tornou um amante apaixonado do universo dos tambores japoneses.


Clique no banner acima para acessar o site do evento
バナー(上)にクリックするとイベントのサイトをご覧頂けます


DATA:
7 a 21 de agosto de 2011
Tokyo Heritage Hostel
17 às 23 horas

LOCAL: 
Tokyo-to Taito-ku Shitaya 2-13-21
Telefone: 03-6458-1686

ACESSO:
Tokyo Metro Hibiya Line - Iriya Station (saída 4, 1 minuto a pé)
JR Yamanote Line - Uguisudani Station (saída sul, 6 minutos a pé)



※ 日本語訳はコチラ

Comentários