PRIMEIRO MUNDO ATRASADO

Queria somente deixar registrado minha, mais do que indignação, minha surpresa, diante do fato de não haver um banco 24 horas tão fácil de se encontrar como era no Brasil! Já não é a primeira vez que isso acontece! Mas desta vez, eu realmente não pude acreditar! 

Cheguei na minha estação às 0h20, crente, crente que eu iria de táxi para casa, qdo me dei conta de que estava sem um tostão na carteira! "Tudo bem", pensei comigo, pois lembrei que havia um caixa eletrônico bem perto da estação. Fui até lá e qual não foi minha surpresa ao me deparar como caixa eletrônico FECHADO! Isso mesmo! O caixa eletrônico estava lá! Mas FECHADO! Vejam!


Reparem que o horário (limitado!) está na porta: das 7h da manhã até as 0h. E não mais que isso! "Tudo bem", pensei novamente, pois lembrei que havia uma loja de conveniência também perto dali, mas do outro lado da estação. Andei até lá e, pasmem! Havia uma máquina de sacar dinheiro. Parecia que eu estava salvo. Mas só parecia! 

Coloquei meu cartão do banco e logo apareceu na tela uma mensagem informando que naquele horário não era possível sacar dinheiro!!!! "Tudo bem", pensei comigo, pois lembrei que eu tinha o cartão de outro banco! Inseri e...adivinhem!!! Isso mesmo!!! Não adiantou NADA!!!! A mesma mensagem apareceu!!! Tentei um terceiro cartão de outro banco e....NADA!!!!

Conclusão! Tive que ir caminhando para casa. OK, é uma distância que a corrida não passaria do valor mínimo (710 ienes), mas que depois de comer uma dois pratos de feijoada, sambar muito, eu estava  morrendo de sono, sede e fome e, caminhar aquela distância, naquela hora, era a última coisa que eu queria fazer! Mas fui obrigado porque não havia nenhuma maneira de se sacar dinheiro de lugar nenhum porque aqui não é tão fácil encontrar banco 24 horas!!!! É mole???

Comentários

  1. Bom até onde eu sei em SP os caixas fecham 11h!! Por segurança tb!

    ResponderExcluir
  2. É, eu já passei por isso.
    Tempos atrás era até pior, em feriados se não sacasse logo, ficaria a ver navios até a agência voltar a abrir.

    Hoje em dia já está bem melhor se comparado a antigamente.

    Mas, quanto ao horário de funcionamento, penso que apesar de ser um país seguro, locais com pouco movimento deve haver restrição de horário, pelo simples fato da segurança e gastos desnecessários.

    Aqui onde moro apenas a agência que fica no centro, é aberta 24horas.
    O restante fica por conta do Kombini, esse claro, desde que esteja conveniado com o seu banco.

    Mas, acho que o 7Eleven trabalha junto com o UFJ, além de outros bancos.
    Tipo, a rede CircleK/Sunkus abundante por aqui, trabalha em conjunto com o Ogaki Kyoritsu Bank, então fora do horário normal só dá pra sacar desde banco.

    Eu já me acostumei a isso, e sempre ando precavido, mas o único que não te deixaria na mão nessas horas seria apenas o Cartão de crédito.

    Isso me lembra anos atrás onde os caixas fechavam mais cedo ainda, era complicado e os bancos não funcionavam 365dias no ano.

    ResponderExcluir
  3. Sambar? Pelo jeito você foi para Aichi!

    ResponderExcluir
  4. Acho que você deveria ficar feliz por poder voltar pra casa a esta hora da noite respirando ar puro e sem a mínima preocupação de ser assaltado...
    No brasil até tem caixa 24h..... mas quem tem coragem de usar???
    de carro já é perigoso, imagina a pé!
    Você pode ser assassinado por 50 reais.

    Ah,acho que você não sabe que o horário dos caixas de agências no brasil dependendo da localidade vai até as 22h... ou 20h, tamanha marginalidade.

    Fora que seguindo o ritmo das máquinas de venda automática, o número de ATMs de rua no Brasil só diminui... tem muito comerciante devolvendo pro banco porquê o "crime da moda" agora é invadir o comércio e explodir o caixa eletrônico com TNT desviada de pedreiras e do exército.

    Então antes de fazer qualquer comparação, dê graças a Deus por morar em uma terra livre de violência humana, algo bem pior que qualquer terremoto ou tsunami.

    ResponderExcluir
  5. Calma, Julio! Pense no lado bom: você fez a digestão melhor do que faria se tivesse ido de táxi! Rsrs. Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Mas aqui em São Paulo (não sei outros lugares) já tem uns bons anos que foi proibido caixa 24h por causa de sequestro relâmpago e outros tipos de violência. Agora eles todos fecham às 22h. Só em lojas de conveniência, rodoviária e afins que funciona... Mas nem essa sorte você deu, né? Pelo menos foi saudável e fez a digestão andando, rs!

    ResponderExcluir
  7. Me admira vc, um cara que mora a tantos anos aqui nw saber que os caixas nw funcionam 24 horas...

    E realmente a galera tem razao, vc deveria dar gracas a Deus por poder voltar a pe sem ser assaltado ou coisa pior...

    Ademais, comparar Brasil com Japao, eh no minimo hilario!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Sério mesmo? 11h? Então não tem mais banco 24 horas?

    ResponderExcluir
  9. Billjp!

    Sim, cartão de crédito eu sempre tenho também para o caso de emergência, emergência mesmo! Eu entendo quando a gastos desnecessários, mas ao menos algum por perto deveria ser 24 horas, não acha? Não precisa fechar tudo! Lojas de conveniência por exemplo poderiam deixar sacar sempre, já que tem sempre gente, está sempre aberto e sempre gastam luz mesmo…(rs). Enfim, aprendi mais essa tbm. Valeu pelo comentário! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  10. Hugo,

    Por que para Aichi? Não entendi...

    ResponderExcluir
  11. Antonio,

    Quanto a segurança, claro, sou grato sim e não reclamo disso. Aliás é justamente por isso que eu acho que os daqui deveriam estar abertos por não terem esse motivo de perigo, assalto e afins. Não sabia realmente que dependendo da região o horário mudava. Isso porque onde eu morava no Brasil, Tijuca, mais precisamente perto do morro do Salgueiro, o banco era 24 horas e muitas vezes eu ia sacar dinheiro à noite e nunca me aconteceu nada. Mas tenho noção sim o q¥to é perigoso, muito mais do que aqui, mas tbm não acho que por isso eu não possa reclamar do horário e por não ter onde sacar dinheiro em pleno país de primeiro mundo, onde as pessoas acham que TUDO é conveniente e muitas vezes, não é…enfim, não se pode ganhar todas não é mesmo? Ou é periogo e fica aberto ou não é periogoso nanica de nada, mas fecha cedo… fazer o quê? Obrigado pelo comentário! Volte sempre Antonio!

    ResponderExcluir
  12. priyamada,

    Põe sacanagem nisso! (risos)

    ResponderExcluir
  13. Mayumi,

    kkkkkk…muito bom! Voui Procurar pensar por esse lado….e só por esse lado mesmo!!! Mais saudável inclusive não? kkkk….

    さすが!(笑)コメントありがとうごました。

    ResponderExcluir
  14. relaxa Caruso, já fui bolsista no Japão também, e sei o quanto é estranho no começo dependendo da cidade encontrar supermercado fechando as 20h por exemplo... ou tendo Correios funcionando 24h, quer coisa mais prática? Inclusive era onde eu utilizava ATM pra sacar dinheiro de madrugada.
    Enquanto à segurança, é até fora de questão querer comparar Brasil x Japão, soaria mais como piada..... a começar que para o simples ato de sacar dinheiro no Brasil, você tem que entrar no banco, ver se não tem ninguém suspeito, ir no ATM, cobrir ao máximo a tela (recomendação do banco), inserir o cartão, digitar 1 senha de 6 dígitos + 1 senha de 2 letras (isto VÁRIAS vezes, se você for ver saldo e depois sacar, etc..), depois *conferir* o dinheiro que saiu (algumas máquinas entregam errado), se certificar que não tem ninguém te observando (vide o golpe saidinha de banco) e sair apressando o passo....

    BEM diferente da tranquilidade que é chegar num ATM qualquer no Japão, colocar uma senha de 4 dígitos e sair com teu dinheiro em 20 segundos, na maior tranquilidade, né?
    Sem mais, aproveite essa *chance de ouro* que é estudar no Japão, faça amigos do mundo todo e aceite cada cultura com a mais bela humildade...
    Aprendi que no Japão tudo é tão inteligente e bem pensado que até para um simples recipiente ou tampa de xampu, se você estiver fazendo força ou com alguma dificuldade de abrir, a chance é de 99,9% de VOCÊ quem está fazendo errado! ;)

    ResponderExcluir
  15. Sugiro mudar o nome! Não ser mais 24h!! Será q. por questões de segurança? No Japão?
    É verdade o que os outros disseram, no Brasil os horários e valores permitidos para saques estão cada vez mais restritos. Aqui com certeza é por questões de segurança. Felizmente a tendência é se pagar tudo por cartão.
    Veja http://goo.gl/FUmQV
    Em tempo, parabéns pelo post que mesmo sendo seu cotidiano, mostra para quem não conhece essas curiosidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário