DoNaDa: MÁQUINA DE LAVAR E TAPETES

Olá pessoal! Estou vivo e desde que voltei de Okinawa, tenho estado muito ocupado. Mas não posso deixar de dar uma passada por aqui, nem que seja para atualizar com uma foto DoNaDa. Tirei esta foto com o meu celular para contar que embora, a princípio seja difícil de acreditar, o que eu vou contar aqui é a mais pura verdade...

Quando estava procurando apartamento para me mudar, muita coisa me chamou a atenção: há inquilinos, por exemplo, que se recusam a alugar apartamento para estrangeiros. Outra: os japoneses adoram apartamentos "virados para o sul" - a informação é destacada sempre que o apê é realmente virado para o sul. Vem escrito lá: "virado para o sul".  Há apartamentos onde o vaso sanitário é separado da pia e do box, o que eu acho bem inteligente, pois enquanto alguém simplesmente toma banho ou escova os dentes, outras pessoas podem fazer suas necessidades, ao mesmo tempo e ninguém perturba ninguém. 

Também me assustei com os tamanhos dos apartamentos que são considerados pequenos. Ao contrário do que muita gente pensa, aqui no Japão, há casas grandes, há apartamentos enormes com quartos e mais quartos, playground etx. Não é tão comum como no Brasil, é verdade, mas há. Bem menos, mas há! Aliás, quantas pessoas no Brasil você conhece que tenham piscina em casa, seja na cobertura, seja no condomínio? Quantas? Pois é, aqui, eu não conheço ninguém!

Mas os que são pequenos, são pequenos mesmo! Me ofereciam cada quarto minúsculo que eu preferia trabalhar no Brasil como empregada doméstica que eu teria mais conforto! Cada caixinha! Os japoneses realmente conseguem morar num quadrado, ou nem isso, num retângulo, na boa....bom, não sei se na boa também, mas que há cada mini-apê, isso também há!

Deve haver outras diferença, digamos, imobiliárias, até porque, no Brasil, nunca tive a experiência de procurar um apartamento para eu morar sozinho. Mas com certeza, duas me chamaram a atenção.

1. Há apartamentos em que a máquina de lavar fica na varanda!!! Isso mesmo! Na VRA-RAN-DA!! Você tem lá seu vaso com uma roseira, um canteiro de azaléias outro vaso onde você faz a sua mini-horta e do lado, bem do lado, uma máquina de lavar!

2. Há apartamentos SEM banheiro. Isso mesmo, eu vou repetir, apartamentos SEM banheiro! Neste caso, claro, não sei se serve de consolo, dizem, nunca comprovei, que normalmente, ficam este tipo de moradia, fica perto de banhos públicos, onde você pode ir a qualquer hora para tomar seu banho tranquilamente...com outras pessoas!

3. Há apartamentos com a máquina de lavar no corredor do prédio!!!! Isso mesmo!!  Imagina você que mora em um edifício! E no corredor, onde você normalmente só vê os tapetes na frente de cada porta, aqui você pode ter, além dos tapetes, máquinas de lavar! Uma do lado de cada porta!!! Imagina você vai receber alguêm em casa e a máquina está lá fora junto com a sua visita, batendo, girando, enxaguando, sei lá....ou pior, o seu amigo chega e te avisa que você esqueceu a roupa na máquina!

Bom, DESnecessário dizer que estes apartamentos, digamos, exóticos, são bem mais baratos! Mas, eu, no inverno, principalmente no inverno daqui do Japão, não me imagino tendo que me vestir todo, só para ir ao banheiro ou só botar a roupa na máquina para lavar. Fala sério!

Bom, fiquem agora com a foto que tirei rapidão de um edifício com as máquinas junto com os tapetes, BEM no corredor, ao lado de cada porta....cada um com sua máquina de lavar....




Comentários

  1. kkkkkkkkkkk
    Pior, é terrível imaginar isso!!
    Cada coisa q existe aqui no JP q o pessoal do Brasil não acredita, tipo os banheiros sem descarga, do tipo poton... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Primitivo!! rsrsrsrs

    Dani do Estação Beauty4you

    ResponderExcluir
  2. A gente ñ pode dizer q eles ñ sabem improvisar, né? A máquina na varanda acho até aceitável, mas caramba, do lado da porta de entrada e pior, casa sem banheiro...só rindo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Pior que achei que ficou bonitinha, as maquinas aí fora xDDD
    Mas claro, eu que não queria isso. lol

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Portugal, o comum é que as máquinas fiquem na cozinha, mesmo que o apt tenha 3 assoalhadas. Claro que os apt de luxo são uma exceção.

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembro da minha primeira vez nas kitinetes cedidas pela empresa.
    Tudo que vc. descreveu, eu assino embaixo.
    Passei por isso!!!! nossa!
    Para tomar banho, tinha que sair fora do quarto, para ir fazer as necessidades, tinha que sair também, para lavar roupa, também tinha que lavar lá fora. Sorte que eu fiquei nesse ape, só durante o verão, depois fui para um apartamento com tudo dentro.
    Sabe que precisei tomar banho em uma lan house? pois é, eu descobri que lá tem muita gente que dorme e toma banho lá, só pagando a hora da internet.
    Foi quando eu precisei ir embora para o Brasil, como eu não tinha vizinhos brasileiros, não podia contar com ninguém.
    Aqui no Brasil nunca vi lan house com ducha grátis, no Japão eles emprestam até o secador de cabelos.
    Alugam toalhas, sabonete e shampoo.
    Ah, que saudades de certas coisas.

    ResponderExcluir
  6. Eu também não sei se conseguiria viver com a minha máquina de lavar no corredor... (-_-)

    Olá! O meu nome é Eugénia e sou portuguesa. O meu blog é: http://sakura-4-ever.blogspot.com/

    Fala sobre várias coisas do Japão...
    Por favor vejam e comentem se gostarem...

    ResponderExcluir
  7. O AP da minha mãe é assim, as máquinas ficam no corredor. Mas o banheiro é dentro do apartamento. Nào achei nada demais a máquina do lado de fora. Até pq pelo o que eu pude perceber, não se recebe visita toda hora como aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Quem me dera colocar minha máquina de lavar na varanda! Hahaha! =D

    Nunca comentei aqui.Amo o blog!

    ResponderExcluir
  9. Oi Caruso. Graças a Deus eu sempre morei em apatos que tinham tudo dentro...pois no inverno deve ser duro pra esse pessoal lavar roupa ou ir no banheiro fora de casa.Ainda não tive o prazer de ler os seus post. Depois virei com mais calma.Adorei tudo por aqui...
    Beijos
    San


    Moro em Fujioka Gunma ken...

    ResponderExcluir

Postar um comentário