PARA SEMPRE TOTORO

Está em cartaz nos cinemas japonesesコクリコ坂から・Kokuri-Zaka kara a obra mais recente dos Estúdios Ghibli, com direção de Goro Miyazaki・宮崎吾朗, filho do poderoso Hayo Miyazaki・宮崎駿, conhecido como Walt Disney japonês.



Eu que não sou muito fã de animação japonesa, digo, não entendo muito do assunto por não assistir muito, sempre digo que o único que sei, vejo com prazer e entendo são os filmes do Hayao Miyazaki e/ou de seu filho, Goro, e que aliás, eu nem vi todos. Mas, em geral, são desenhos lindos, mais próximos da realidade, digo, do ponto de vista dos traços como são feitos os seres humanos e paisagens etc. Sim, até porque do ponto de vista da história de alguns deles, é a mais pura viagem!

Gosto de como ele recria o Japão, por exemplo. A fidelidade é incrível! Quem mora aqui ou já morou, sempre identifica muito bem os elementos que aparecem nos desenhos deles. Não gosto nada do estilo "mangazão" com cabelos coloridos, olhos esbugalhados e bocas triangulares. Mas vejam bem, não sou contra animê! E nem contra quem gosta! Nada disso! Apenas não sou tãããão fã quanto muita gente imagina que eu seja, só porque eu falo e leio japonês. Gostei da história do tão falado "Death Note", por exemplo, mas não tenho nada do "Death Note" em casa - nem um adesivo que seja - e também nunca comprei nada relacionado ao mangá... Gostei. Interessante e pronto.

Ainda não tive oportunidade de assistir a este novo desenho, mas vontade é o que não falta! Talvez quando sair em DVD, eu alugue para ver em casa mesmo, assim como fiz com os outros do mesmo estúdio. Se bem que 借りぐらしのアリエッティ・Karigurashi no Arietti eu vi no cinema. Muito bom, por sinal! Adorei e continuei fã dos desenhos da família Miyazaki!

Aliás, recentemente, a NTT fez uma pesquisa para saber qual desenho dos Estúdios Ghibli a galera (japonesa) mais gostava! Veja o resultado da pesquisa, publicada na internet!

Em primeiro lugar....
...CLARO! ELE!



1. となりのトトロ・Tonari no Totoro



2. 天空の城ラピュタ・Tenkuu no Shiro Rapyuta




3. 魔女の宅急便・Majo no Takkyuubin





4. 千と千尋の神隠し・Sen to Chihito no Kamikakushi




5. 耳をすませば・Mimi wo Sumaseba





6. 風の谷のナウシカ・Kaze no Tani no Naushika




7. もののけ姫・Mononoke Hime





8. ハウルの動く城・Hauru no Ugoku Shiro



9. ルパン三世カリオストロの城・Rupan Sansei Kariosutoro no Shiro



10. 紅の豚・Kurenai no Buta




E você?
Qual o seu desenho preferido?

Comentários

  1. Muito legal saber que você não é otaku. Admito que eu relaciono gostar da cultura japonesa com gostar de animes. Deve ser porque é por onde eu comecei, com animes, e acredito que é um pré-requisito gostar de anime para depois ir se apaixonando pela cultura do país hehe

    Como o título do post meu filme favorito do estudio Ghibli é Tonari no Totoro. Foi a primeira animação deles que assisti. Fita VHS com legenda e na minha infância não era tão rápido para ler então, praticamente, vi o filme até queimar a fita.

    Para sempre Totoro.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro animês, apesar de não ter sido isso que me me fez virar super fã do Japão :p

    E, claro, adoro os desenhos dos Miyazaki! Totoro é lindo, mas não é o meu preferido!

    Meus preferidos são Majo no Takkyuubin e Mimi wo Sumaseba. Não sei escolher entre os dois!

    E tenho um carinho especial pela Chihiro, de A Viagem de Chihiro (Sen to...), por ter sido o primeiro que vi.

    Ainda estava no Brasil e vi no cinema. Fiquei encantada!

    Interessante essa história das pessoas acharem que a gente gosta do Japão por causa de animê e mangá.

    No meu caso, primeiro descobri e me encantei pelo Japão, e só depois, quando já morava aqui na terra do Sol nascente, descobri os animês, mangás, músicas e novelas japonesas :p

    E gosto mesmo são das novelas e programas de TV, especialmente, do Smap e do Arashi.

    Mas tudo com moderação. Hihihi...

    ResponderExcluir
  3. juliane, o Ponyo é sim deles, lançado em 2008 o último antes de krigurashi no arriety. O mais incrível é que eu estava entrando no site ouvindo Arriety Song, tema do filme e ai dou de cara com um post só do Studio Ghibli, adoro todos os filmes, são encantadores e fieis a nossa vida, mostrando o quão simples podemos ser e sempre mostrando aquela lição de moral. Caruso, dá uma passadinha lá no Museu deles e tira umas fotos para que conheçamos melhor, acho que é em Tama.

    ResponderExcluir
  4. Valeu o post sobre animês (mesmo que vc não seja fã, nem otaku). Um animê que me marcou muito foi "Hotaru no Haka". Nunca chorei tanto assistindo "desenho animado". Aliás, uma curiosidade de otaku: a briga nos bastidores da Ghibli na época do lançamento de "Tonari no Totoro" e "Hotaru no Haka". Se não fosse por essa "briga", Totoro teria apenas 1 hora de duração e a pequena Mei nem existiria. Quanto aos seriados semanais, sem sombra de dúvida "One Piece". Acho que a trilha sonora tb merece um post especial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário