PEDINDO AJUDA ÀS PLACAS

Quando digo que quando você sabe ler japonês, você descobre outro mundo, muita gente me pergunta "como assim?". Acho engraçado também quando vejo um aviso ou uma placa, como a que eu fotografei dia desses, cujo conteúdo as pessoas nem imaginam que possam existir. Ainda mais aqui no Japão. Este aviso de alerta da polícia, eu vi em plena estação de Asakusa・浅草 um dos principais pontos turísticos do Japão!


Para quem não consegue ler e acha que deve ser mais um aviso de boas-vindas ao famoso e tradicional bairro japonês, aí vai uma breve tradução do "caloroso" aviso:


CUIDADO COM OS LADRÕES!

OS CRIMINOSOS INFILTRADOS NA MULTIDÃO ESTÃO DE OLHO NA SUA CARTEIRA!

ENQUANTO AS ATENÇÕES DAS PESSOAS ESTÃO VOLTADAS PARA OS FESTIVAIS E VISITAS A TEMPLOS, ELES ATACAM EM GRUPO E SE APROXIMAM POR TRÁS.

COMO PROTEGER A SUA CARTEIRA DOS LADRÕES

○ PRESTE ATENÇÃO QUANDO FOR PEGAR A CARTEIRA PARA PAGAR ALGO OU NA HORA DE GUARDÁ-LA

○ QUANDO ESTIVER EM MEIO A MUITA GENTE, LEVE A BOLSA NA FRENTE E NÃO DOS LADOS OU PENDURADA NOS OMBROS 

○ NÃO LEVE A CARTEIRA NO BOLSO DE TRÁS DA CALÇA


POLÍCIA DE ASAKUSA
DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO CONTRA CRIMES

03-3871-0110 (RAMAL 2612)  

PS.: Detalhe para o desenho do mascote da polícia japonesa!

Comentários

  1. Poxa ! eles escrevem em kanji, bem dificil de um estrangeiro entender....um aviso desses poderia ser escrito em 3 línguas! será que eles pensam que os estrangeiros é que são os criminosos?
    creio que sim, mas os japoneses não estão nem aí, já vi muitos carregando as carteiras no bolso de trás.
    Uma vez, eu e meus amigos, demos um tropeção em uma carteira no chão, tinha documentos e um pouco de dinheiro, mas a dona da carteira estava procurando e olhava para o chão, nós devolvemos à ela, que ficou muito feliz. Poderia ter acontecido comigo, mas foi isso mesmo que aconteceu, depois de muitos anos. Eu tive minha carteira perdida no estacionamento do Jusco, alguém achou e entregou para o guarda. Eu fui até lá e achei a carteira com todo o dinheiro dentro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário