NÚMERO SORTEADO

No Japão é comum receber no dia 1 de janeiro,  uns postais de ano-novo. Isso porque todos os cartões enviados durante os meses de novembro e dezembro, o correio faz o grande favor de acumular e entregar todos somente no dia primeiro. Isso eu acho maneiro! ...sem querer rimar! (risos)

É através desses cartões que você sabe quem casou, que teve filho, que morreu. Isso porque, fora o último exemplo, é comum fazer um cartão postal com a foto do que se está celebrando e compartilhando.  Aí você descobre que seu amigo do ginásio - que você não vê desde essa época mas todo ano ele te manda cartão - casou com a professora de inglês por exemplo... ou que sua ex-vizinha de onde você morou qdo era criança e nunca mais a viu, mas todo ano ela sempre manda cartão - e que sempre odiou criança, está grávida do quarto filho e por aí vai...

Maneiro é que alguns vêm com números impressos no cartão para você participar de um sorteio de prêmios! E são prêmios bons, viagens, TV de Tela Plana etc...bom, tem uns prêmios, digamos, de consolação,  como cartela de selos, mas tudo bem, são prêmios!

Estes cartões são conhecidos como お年玉・OTOSHIDAMA que, na verdade, é o nome do dinheiro que as crianças japonesa recebem em um nesta época do ano.

E chega nesta época do ano os números sorteados são anunciados! Portanto, se você que mora no Japão recebeu um postal como este:



Confira os números AGORA! Se caso seu número aparecer no quadro dos sorteados e você não entender o prêmio,  escreva para o muitojapao@gmail.com, OK? Metade do prêmio será nosso! (risos) Brincadeira! Para conferir os números sorteados clique no quadro vermelho da barra lateral à direita escrito お年玉賞品当せん番号! BOA SORTE!

Comentários

  1. ah fala sério?

    eu não sabia disso, só agora que você me explica isso?

    já já recebi esses Cartões!

    Mas, agora estou no Brasil

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Caruso,
    Acompanho seu site há alguns anos e sempre gostei das novidades que vc "bloga". Um dos motivos para achar o seu blog foi por estudar japonês (fazia Kumon Nihongo) e ler um pouco da vida de quem mora por aí.
    Imagino que vc deva receber essa pergunta de 1 em 1 hora, mas... É impossível para um não descendente morar no Japão? Conseguir visto, trabalho e etc.?
    Um abraço,
    Eric

    ResponderExcluir
  3. Não tem nada a ver com o post mas está passando NESSE MOMENTO aquele programa: O mundo segundo os brasileiros no qual o ilustre Caruso faz uma ótima participação! :D *Assistindo pela terceira vez já haha*

    ResponderExcluir
  4. Caruso,
    Acabei de assistir na SBT tv, o programa que vc. apareceu mostrando Tokyo, Os brasileiros no mundo...

    Você saiu super bem!!!! eu e minha mana estamos aqui assistindo, viu!
    a gente achou engraçado que vc. está falando com muito "né" no final das frases.
    E vc. entrou na cabine do hotel capsula, e ligou a TV...
    hahaha...
    E aquele peixe que virou sashimi,... eu tb já pesquei uma vez e vi o peixe ainda tremendo, na bandeja.

    abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário