FESTIVAL DE COMERCIAIS JAPONESES


No último dia 26 de abril, foi realizada a entrega dos prêmios do quadragésimo primeiro Prêmio de Propaganda do Japão, o フジサンケイグループ広告大賞.  Mas foi hoje que eu vi na TV um pequeno resumo da premiação e um pouco dos comerciais selecionados! Como não poderia deixar de ser, alguns bem, mas bem criativos, outros interessantes, engraçados e outros nem tanto. Um dos vencedores foi este comercial do celular modelo TOUCH WOOD SH-08C (foto acima) da operadora DOCOMO. Merecido! A reunião de técnica, imagens, som, trabalho, esforço, cálculo, mensagem e claro, uma criatividade incrível impressiona! A gente fica até meio paralisado com tamanha precisão. Vejam agora o comercial e se congelem também vendo estas imagens! 



No mesmo programa apresentado hoje pela Fuji・富士テレビ foi comentado ainda sobre os comerciais do grupo AKB48 - um deles vocês viram aqui no blog (se não viu, clique AQUI ) -  e das personalidades que mais aparecem nos comerciais de TV atualmente.




Entre elas, eleita a "Comercial Queen", a gatíssima - com olhos de gatinha -  a atriz japonesa Ayame Gouriki・剛力彩芽 que atua muito bem como a atual garota-propaganda da operadora de telefones celulares celular au (lê-se ei iu). Ayame aparece em vários comerciais da série de anúncios da au, principalmente dos que anunciam os modelos de smartphones da operadora japonesa.

Ela também está no comercial dos sanduíches que vêm fechados e empacotados em um tamanho prático para levar para qualquer lugar, passeios,  escola e até para o trabalho. É esta a mensagem do comercial do Lunch Pack da fabricante Yamazaki.

Assista AGORA a um dos comerciais dela para a au e outro dos sanduíches Yamazaki (e comprovem que ela é uma gracinha...rs).





A outra "peça", eleita a "Comercial Girl", é a japonesa - isso mesmo, japonesa também - que atende pelo nome de Kyary Pamyu Pamyu・きゃりーぱみゅぱみゅ(foto abaixo)!  Aqui estão duas das inúmeras campanhas publicitárias em que ela aparece. Ambos os anúncios foram apresentados neste programa sobre a premiação de comerciais japoneses e estão ainda no ar!






Foram apresentados também dois comerciais de TV que não passam em Tóquio, mas que mesmo assim, mereceram destaque pela tamanha criatividade. Comprovem !






Mas um comercial que marcou mais pela emocionante mensagem do que simplesmente pela criatividade foi o comercial da lâmpada LED da Toshiba.



10年。3653日。
10年前は想像しなかった自分。

同じあかりの下、幸せな日々を続いていく。

今日替えたLED電球は10年後の私たちを
明るく照れしてゆくことだろう

寿命10年
LEDは東芝

PORTUGUÊS・ポルトガル語訳:

10 anos. 3653 dias.
Há 10 anos, eu não podia imaginar como eu seria hoje.

Dias felizes, continuarão debaixo da mesma luz.

Espero que a lâmpada de LED que trocamos hoje,
possa iluminar e deixar nossos dias felizes por mais 10 anos...

Lâmpada de LED TOSHIBA.
Vida Útil: 10 anos. 

Comentários

  1. A primeira propaganda é realmente muito bonito, mas vale lembrar que ela foi duramente criticada pelo uso de materiais naturais para fazer a propaganda.
    A premiação me parece que não deu importancia ao tema sustentabilidade, tão falado hoje em dia.

    Mas, a propaganda do café e da Sharp mereceram, já o da Kyary (banda Capsule) tambem, por ela ser unica e autentica.

    ResponderExcluir
  2. sempre achei os cm's japoneses muito eficientes e criativos. esse da toshiba é sensacional.

    ResponderExcluir
  3. toshiba e café pra mim são os melhores!

    ResponderExcluir
  4. Lembrei do Usavich (ウサビッチ) quando tocou a musiquinha da propaganda do celular =)
    J. S. Bach - "Jesus bleibet meine Freude"

    ResponderExcluir

Postar um comentário