JUNHO É MÊS DOS PAIS!

O Dia das Mães aqui no Japão é igual do Brasil. Mas o Dia dos Pais é diferente. Aqui eles comemoram no segundo domingo de junho, ou seja, no próximo dia 17.  Mas a maneira de comemorar também é um tanto quanto diferente. Para quem já leu sobre os posts que escrevi sobre o Dia das Mães, já deve saber mais ou menos sobre o que eu estou falando. 

Uma das diferenças é que mais do que "Eu te amo", "Te Amo Papai" ou algo do gênero, aqui no Japão a palavra que prevalece no Dia dos Pais é mesmo ありがとう・arigatou・Obrigado. Claro, não deixa de ser verdadeiro e justo agradecer o pai por tudo, mas acho bem diferente, até porque, no Brasil, não lembro de ver propagandas que incentivem às pessoas a agradecerem seus pais no dia deles, não é verdade? Chama a atenção aqui também o fato de ninguém dizer "Feliz Dia dos Pais"! Nem para o próprio pai e nem para outros pais que você conheça. Para o seu o mais comum é dizer mesmo "Obrigado!" ou "Obrigado por tudo".  

A única coisa que vejo em comum é o oportunismo do capitalismo. É nesta época que alguns produtos aproveitam para fazer propaganda e seduzir mais consumidores. Hoje trago algumas das propagandas que vi por estes dias, relacionadas ao Dia dos Pais, em japonês, 父の日・chichi no hi. (pronúncia: tití no ri).

Primeiro, foi o email blast que recebi da Apple na semana passada, cujo slogan é claro ao dizer: "Presenteie seu pai com o que ele ficará mais feliz."


Depois foram, coincidentemente, dois anúncios de bebidas alcoólicas. Aliás, um deles me chamou a atenção na hora em que o ator Kenichi Matsuyama・松山ケンイチ começa dizendo que no Dia das Mães as pessoas presenteiam suas mães com cravos (como é de costume aqui no Japão), "Mas e do Dias dos Pais?" indaga ele. "Muita gente fica sem saber o que presentear e no final acaba não dando nada", continua e, no final, diz que ele irá presentear com uma cerveja. Nessa hora eu pensei: "Você daria, digo, presentearia seu pai com uma caixa contendo 6 latas de cerveja?". Convidá-lo para tomar uma, comprar a cerveja que ele gosta para tomar junto no almoço no Dias dos Pais, eu entendo, mas, dar de presente 6 latinhas de cerveja?!?! Já parou para pensar nisso?


PARA ASSISTIR AOS COMERCIAIS CLIQUEM NAS FIGURAS!
画像にクリックするとそれぞれの商品のCMをご覧頂けます!

Este outro comercial da mesma cerveja, me pareceu mais natural, não sei, digo, mais normal, porque mostra uma cena de pai e filho curtindo a vida juntos e a cerveja, faz parte desta, digamos, confraternização familiar. ...apesar de insinuar a mesma coisa. Vide a frase abaixo DIA DOS PAIS - À VENDA PACOTE COM 6 LATAS -  e a embalagem especial para o Dia dos Pais.


"Bora beber pai!" é a frase que está em destaque no banner abaixo que é exatamente igual ao que eu vi ontem dentro do trem. Não consegui tirar a foto, mas felizmente, consegui achar o mesmo no site da Suntory, a fabricante do uísque. O comercial, estrelado pela atriz da foto, Miho Kanno・管野美穂, que está passando agora na TV japonesa, você pode ver ao clicar na foto abaixo!



Comentários

  1. Achei interessante seu trabalho no MUITO JAPÃO. Foi uma iniciativa bem escolhida! É legal ainda encontrar na internet espaços como este. Gosto de falar sobre a cultura japonesa em meu blog.
    Virei visitar sempre que possível para estar informado sobre suas atualizações!Vou deixar meu link caso tenha interesse de conhecer. http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br.
    Saudações cordiais,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir

Postar um comentário