03/06/2012

TRAGÉDIA DA VIDA PRIVADA NO JAPÃO

Dia desses fui sacar dinheiro no caixa eletrônico - aqui eles chamam de ATM (ei ti emu), e alguns brasileiros chamam de ATM (a tê emi) mesmo - e não sei porquê, mas errei a senha. Não me conformava de estar difgitando errado e quando me dei conta, havia tentado pela quarta vez e na tela, apareceu uma mensagem para eu usar o interfone que havia na cabine.

Tirei o fone do gancho e logo um rapaz todo simpático atendeu. Eu expliquei o que havia acontecido e ele me perguntou se havia saído algum papel. Eu disse que sim. Ele então me perguntou o código que estava impresso. Eu falei. Ele me deu a "ótima" notícia: "senhor, seu cartão foi bloqueado porque foram feitas mais de três tentativas para a senha".

Mas era domingo à noite! E eu ainda perguntei para ele se ele não poderia fazer nada para desbloquear, perguntar minha data de nascimento, pedir o número do cartão, confirmar outros dados, sei lá! Mas ele se resumiu dizendo 申し訳ございません・moushi wake gozaimasen・lamento muito, que é só o que eles sabem dizer quando nnao podem fazer nada e não querem discutir. Pode ver!  Quando o cliente reclama, o lojista, balconista, gerente que seja, só fica dizendo a mesma coisa o tempo todo! 申し訳ございません...申し訳ございません...申し訳ございません...申し訳ございません...

Na hora pensei: "Que burro eu sou! Tudo bem. Amanhã vou ao banco e com um documento de identidade, desfaço tudo isso. Já que o cartão não ficou bloqueado na máquina  - como acontecia no Brasil - e estava comigo. Mas eu não podia mais usar, porque o banco não podia fazer nada por mim porque não estava horário de atendimento do banco. 

Enfim, esperei atee segunda-feira e lea fui eu ao banco, antes de ir ao trabalho. Bom, vou resumir para vocês não passarem o que eu passei. A tiazinha do banco disse que eu deveria fazer OUTRO cartão! Isso mesmo! Não era questão de mostrar identidade e retirar somente o cartão - como muitas vezes fiz no Brasil -, eu deveria preencher outro formulário, mostrar documento de identidade, trazer minha caderneta do banco e junto com o meu carimbo pessoal para mandar fazer OUTRO CARTÃO que demoraria mais de UMA SEMANA para chegar! Detalhe: meu cartão de saque era cartão de crédito também!

Primeiro perguntei a tiazinha se era verdade. Pedi para repetir porque primeiro achei que não estava entendendo muito bem. Foi quando ela explicou e eu vi que era aquilo mesmo que eu estava entendendo. Que eu só poderia ter um novo cartão depois de UMA SEMANA e que eu só poderia sacar dinheiro no caixa! "Mas isso só em horário de atendimento, não?", perguntei a ela para que ela se desse conta do que ela havia me dito. E adivinhem o que ela respondeu??? 申し訳ございません. E assim ficou para tudo que eu falava! 

Mas e se eu precisar do cartão dentro de uma semana para comprar algo?
申し訳ございません...

Uma semana inteira sem cartão!?
申し訳ございません...

E não posso sacar dinheiro em horário que não seja do banco aberto?
申し訳ございません...

Não adiantou nada...
Tive que ir embora porque não tinha mais tempo para fazer todos os trâmites para fazer OUTRO CARTÃO! 

PUBLICIDADE・広告

9 comentários:

  1. Uma vez a maquininha engoliu minha caderneta do banco. Era domingo (no correio de Nishi Shinjuku), usei o telefone e me disseram pra esperar. Em cerca de 15 minutos apareceu um nippo-tiozinho que abriu a máquina e me devolveu a caderneta. Aí entendi porque os ATMs só funcionavam em horários específicos, e horários diferentes dependendo de qual agência. A minha história teve final feliz. :)

    ResponderExcluir
  2. Roberto,

    Que bom não? Preferia que tivesse sido algo assim bem simples. Mas fazer outro cartão NOVO foi demais para a minha cabeça... Fiquei muito "feliz", pode imaginar, né? Bom, valeu pela visita e pelo comentário! Gde Abç!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, fiquei nervosa por vc! hehe
    Os japas são tão práticos em umas coisas mas quando querem complicar sai de perto, só por nossa Senhora da paciência!!!

    ResponderExcluir
  4. Aiii desculpa, mas eu ri :P
    Vc fazendo várias perguntas e a tiazinha sempre respondia o mesmo...acho que eu ia ficar louca da vida. Bom, pelo menos foi só uma semana, lembro uma vez que tive que tirar outro cartão e levou um mês aqui no Brasil ¬¬". Esses japas são muito espertos, né?! Falta de consideração com o cliente.
    Não esquece, mas sua senha!
    ^-^

    ResponderExcluir
  5. Ai, Caruso! Só vc mesmo! Kkkk. Ops! Moushiwake arimasen! Rsrsrs. Vamos pensar pelo lado bom! Você economizou bastante nesta semana! Rsrs. Sumimasen! Rs.

    ResponderExcluir
  6. 申し訳ございません! Não é comédia, mas tive de rir :p

    Eu já passei por isso aqui no Japão! Não me lembro dos detalhes, mas lembro que eu também tive de fazer outro cartão.

    Maaaaaaas, quando eu penso nos bancos do Brasil, eu nem tenho coragem de reclamar disso!

    Perto dos problemas que o povo enfrenta com bancos no Brasil, isso é fichinha!

    Deveria ter alerta em todas as agências: O Ministério da Saúde adverte, bancos (no Brasil) fazem mal à saúde e podem causar estresse, infarto e por aí vai :p

    ResponderExcluir
  7. É , aqui no Japão eles são práticos pra algumas coisas mas tão complicados pra outras ! mas essas palavrinhas 申し訳ございません , fala a verdade , dependendo da situação em que a gente se encontra , no momento que ouvimos é muito irritante , pois eles só nos falam isso e a gente se descabelando ! e eu acho incrível que mesmo assim eles são robóticos que nem a expressão do rosto muda !

    ResponderExcluir
  8. Bem ou mal... Pelo menos eram foram educados com vc. Aqui em Portugal eles nem se dariam ao trabalho... u.u'''''

    ResponderExcluir
  9. eu nunca vou ao banco aqui. Tem um BB que botaram porta eletronica para simplesmente acessar o caixa eletronico!sorte que no shopping a frente tem um caixa livre la. Banco aqui é um teste para ver se você aguenta o inferno...o pior é quando vai,espera,e da problema!!! (alias,ja vi varios barracos nos bancos aqui ehehe)

    ResponderExcluir