GENTE MUITO JAPÃO : MARCELO RIBEIRO

O GENTE MUITO JAPÃO de hoje traz Marcelo Ribeiro!



Marcelo Ribeiro foi um dos estrangeiros que participaram do programa de calouros Nojiman The World, no qual estrangeiros do mundo inteiro se apresentam cantando em japonês, músicas famosíssimas diante do público do Japão e de cantores japoneses consagrados. Marcelo cantou a música FOREVER LOVE do grupo X-JAPAN que, como mostra no vídeo, é também a música favorita do ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi.

Antes de sua apresentação no programa, eles mostram um pequeno background de Marcelo e do Brasil, segundo o narrador, o país mais longe do Japão que fica do outro lado do mundo! Ele também fala que é no Brasil que vivem mais de 1,5 milhão de descendentes de japoneses. Sobre o Marcelo, ele fala que já venceu inúmeros concursos e que sua voz é considerada "Cristal Voice". Em seguida é apresentada a música que ele irá cantar e nesse momento, no canto superior esquerdo, os participantes já deixam claro que se trata de uma canção difícil e soltam comentários como "Nossa! Essa é difícil!", "O tom é alto dessa música..." etc.

Marcelo se apresenta em português - como todos os estrangeiros também se apresentam em seus próprios idiomas - e sua bela apresentação tem início. A cara de admiração, de surpresa, de contemplação dos participantes é notória! 

Ao final, vêm os comentários. O primeiro é do apresentador e cantor do grupo SMAP que diz logo de cara: "Maravilhoso! Muito bom!". Em seguida ele pergunta para a intérprete se ele fala japonês e quando eles descobrem que Marcelo não fala, todos ficam surpresos.

O primeor jurado a comentar foi Daigo, também cantor. Ele fala que quando vai ao karaokê e canta essa música, ele tem que elevar uns quatro níveis o tom da música, mas segundo ele, Marcelo cantou no tom fácil, fácil! E termina dizendo: "Muito bom!"

A apresentadora pergunta sobre a profissão de Marcelo. Mais uma vez todos se mostram admirados quando ele diz que trabalha na prefeitura. eE quando um dos jurados, um comediante solta uma gracinha e diz que se o Marcelo canta assim desse jeito em uma festa de final de ano da empresa, ele cura a embriaguez de qualquer um!

Marcelo consegue a pontuação de 279. Aliás, li um comentário de um japonês que assistiu ao vídeo deo Marcelo no Youtube e que disse:

普通の人なら真似すらできない超ハイレベルな曲なのに270代な­んて。。。明らかに審査員団の判断ミスだと思います。少なくとも­290点以上でしょう。

"270 pontos para ele que cantou uma música dessa de alto nível e que não é qualquer um que consegue cantar... realmente, está na cara que os jurados erraram. No mínimo uns 290 ele merecia." 

Bom, fiquem agora com a apresentação do brasileiro Marcelo Ribeiro e logo em seguida a entrevista que Marcelo concedeu ao Muito Japão com exclusividade !



1. Qual o seu nome completo e sua idade? Você é natural de que lugar do Brasil? 
Meu nome é Marcelo Camargo Ribeiro, tenho 32 anos, nasci na cidade de São Paulo mas moro em Curitiba há vários anos. Curto música japonesa desde 1997 quando vi apresentações de artistas como Tube, Glay e X Japan num programa de TV chamado "Imagens do Japão".

2. Conte-nos um pouco como a produção do programa chegou até você e por que escolheu aquela música? 
Uma amiga minha que mora no Japão me contou sobre o programa. Eu me inscrevi meio que por acaso. Alguns meses depois fui surpreendido com um e-mail da organização do programa solicitando informações minhas e vídeos para análise. Após o processo de seleção acabei sendo um dos escolhidos. 

3. O que sentiu qdo soube que era para cantar em um programa no Japão para japoneses?
Fiquei sem palavras e a princípio não acreditei. Sempre foi um sonho meu ir para o Japão para cantar. Depois do "susto" comecei a curtir a idéia.

4. Foi sua primeira vez no Japão? Como foi? Teve tempo para passear? Por onde esteve?Sim, foi a minha primeira vez. Apesar da viagem longa e cansativa foi tudo maravilhoso. A maior parte do tempo fiquei no hotel pois afinal estava me concentrando e treinando para a apresentação. Depois que o programa foi gravado eu tive um tempo para passear. Fui conhecer Akihabara e achei sensacional.


5. O que mais gostou e o que não gostou muito do Japão? Conheci apenas Tóquio e gostei muito. Tudo muito limpo e organizado, muito colorido e cheio de gente apressada. Achei Tóquio uma cidade muito bonita. Também gostei muito da educação e respeito do povo japonês.

6. Como foi participar de um programa de TV japonês com famosos? Se tiver algo que queira contar sobre as gravações ou contato com os famosos... Como eu nunca havia participado de um programa de TV tudo para mim foi novidade. Não pude deixar de ficar impressionado com os cenários e com todos os preparativos até que o programa fosse ao ar. É tudo muito mágico e bonito na televisão, mas também envolve muito trabalho e horas de treinamento. Mas no final valeu e muito a pena.

7. O que mudou na sua vida depois da participação no programa? Mesmo não vencendo a competição eu tive e estou tendo um retorno muito positivo sobre minha performance e isto me incentiva muito. Através dos comentários e críticas sei que posso aperfeiçoar minha técnica e isso me deixa muito feliz. Também apareci numa matéria num programa de TV do estado em que moro. É maravilhoso ter o seu trabalho reconhecido.

8. Você sempre foi cantor ou se dedica a outra atividade? O que seria? Eu trabalho na Prefeitura de Curitiba mas faço parte de uma banda amadora chamada The Black Heaven. Tocamos músicas de anime, tokusatsu, jpop e jrock em eventos de anime e cultura japonesa por todo o Brasil. 

9. Pretende seguir carreira como cantor? Caso negativo, por quê? Caso afirmativo, cantando sempre em japonês? É claro, afinal cantar é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, especialmente músicas japonesas. Só me falta uma boa proposta.

10. Quanto ao seu nível de japonês: você estuda? fala? escreve? pretende estudar? Meu nível de japonês é básico. Já iniciei alguns cursos mas não concluí por várias razões. De qualquer forma estar no Japão e tentar se comunicar foi uma experiência engraçada e difícil ao mesmo tempo mas, graças a ajuda da equipe da NTV tudo foi resolvido. De qualquer forma preciso estudar mais.

11. Poderia deixar alguma mensagem para as pessoas que são fãs do Japão e da cultura japonesa e são leitores do Muito Japão? Sei que é clichê mas não deixa de ser uma verdade: se você tem um sonho, por mais absurdo que pareça, corra atrás dele que as portas vão se abrindo. Eu sempre quis conhecer o Japão e cantar para o povo japonês mas isso parecia muito distante até pouco tempo atrás. Agora posso dizer que pelo menos parte do meu sonho se realizou e isso me deixa muito feliz. Portanto acredite em si mesmo e lute por seus sonhos! Ah! Tem mais uma coisa: o Japão é tudo de bom! Vale a pena conhecer ^^ 




Marcelo, valeu! Muito Obrigado e Parabéns!

Comentários

  1. Muito boa a matéria, e a entrevista foi de alto nível. Parabéns ao Muito Japão! E ao Marcelo, fico feliz por ele ter realizado um grande sonho. Sonho esse que compartilho e sei que muitos brasileiros também. Meus mais sinceros parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que ele te deixou sem resposta sobre o que NÃO gostou do Japão.... rs achei meio irrelevante pra entrevista (como sendo convidado de honra e tendo a oportunidade maravilhosa de realizar o sonho de conhecer o Japão)

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não conhecer essa música, gostei muito da apresentação. Ele cantou muito bem. Lindamente.

    Parabéns a ele pela apresentação.

    E a você pelo blog.

    Muito Legal.

    ^o^/

    ResponderExcluir
  4. Bom achei a pontuação merecida, dei uma olhada em outros candidatos e alguns eu achei um pouco melhores, ou sei lá as musicas escolhidas era um pouco mais dificeis... mas uma coisa é certa, cantar as partes em ingles com sotaque japonesado é muito dificil mesmo... hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Chibi,

    Muito obrigado pelas belas palavras e pelo apoio. Fico feliz que tenha gostado e tbm fiquei feliz pelo Marcelo ter realizado parte de seu sonho. Espero que cada vez mais brasileiros possam realizar seus sonhos, principalmente o de vir e conhecer o Japão de perto! Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. A,

    Obrigado pela sua visita. Mas não precisa ficar anônimo só por um comentário desses. Cada um tem sua opinião e eu nnao faço questão nenhuma que concordem com as minhas. Cada um pode ter a sua, sem problemas. Bom, ele não me respondeu e eu tbm não o pressionei, porque claro, com tão pouco tempo de Japão, fica difícil saber o que gosta e o que não gosta claramente, não é mesmo? Mas mesmo assim, gosto de perguntar e saber sempre os dois lados da moeda... Mais uma vez obrigado por prestigiar o blog e deixar seu comentário! Gde Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Nossa! Primeira vez que vejo um "anônimo" com uma mensagem positiva! kkk...Sim porque normalmente os anônimos são os que têm o prazer de visitar o blog e marretar e estão crente que estão me atacando e por isso preferem ou não têm coragem de se identificar...kkkkkk Mas um anônimo que deixa elogios é a primeira vez! kkkk....Em todo caso, muito obrigado. Mesmo! Valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Vanden Plas,

    Acho muito difícil avaliar. Tbm vi outros que cantaram não tõ bem qto ele e receberam uma pontuação bem maior. Não sei quais seriam os critérios. Qto a cantar as partes em inglês em japonês, acho que faz sentido até. Senão vai parecer aqueles japoneses que insistem em dizer kokoLO kaLA...qdo cantam, o que é muito pior, na minha opinião, para não dizer, ridículo, mas enfim....Valeu pela visita! Gde Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Que postagem linda!
    Amei conhecer mais um brasileiro que canta e encanta as ilhas nipônicas.
    Forever Love... X-Japan... meus preferidos. Eu também gosto, mas quem não gosta? Sucesso o show no Brasil.
    Arrepiei de ouví-lo cantando. De fato, nunca vi ou ouvi alguém cantar a música além do X.
    Que venham boas propostas para o Marcelo! Merece!
    Obrigada por compartilhar, estou colocando na minha playlist.
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não conhecia, mas que show que ele deu!Foimuito afinado e cantou com muita entrega!, Parabéns!!Comecei a gostar da banda X Japan

    ResponderExcluir

Postar um comentário