MESADA DA ESPOSA

Não sei se muita gente sabe, mas aqui no Japão, os maridos japoneses têm o costume de entregar o salário inteiro à esposa e ela é quem controla a grana. Bom, até aí tudo bem, se parte do salário dele ficasse com ele e ela fosse responsável somente por pagar as despesas de casa. Mas acontece que ela fica com tudo e ele, coitado,  recebe apenas uma, digamos, mesada dela e tem que fazer das tripas coração para economizar durante a semana para comer, sair com amigos e até comprar coisas para ele! ...enquanto se você vai à rua de tarde, as madames estão em Ginza, fazendo compras, experimentando as melhores cafeterias do bairro, voltando com sacolas para casa e de papo para o ar em um restaurante qualquer! Claro que não são todas as esposas japonesas que fazem isso, mas eu também já soube que não sou o único que pensa nisso quando vê a mulherada reunida na rua em plena tarde de um dia de semana. E digo mais! Foi uma japonesa que me confessou que pensa nisso tbm! 

Enfim, mas não tem nada mais vergonhoso do que ver na TV um homem barbado, famoso ainda por cima, dizer para todo mundo em japonês claro que recebe pouco da esposa ou aproveitar para protestar que não pode sair mais vezes com os colegas de trabalho porque a tal da "mesada da esposa" não lhe permite sair mais porque não dá para a semana!!! É mole?!

Bom, cultura é cultura. Não se pode discutir, eu sei. Mas a prova dessa humilhação masculina, na minha opinião, está no comercial do Mc Donalds que está sendo veiculado agora na TV japonesa! No comercial, nipocarinha diz que recebe da esposa, todos os dias, o valor correspondente a uma Mc Oferta para almoçar, ou seja, 650 ienes e mostra as três moedas de 500, 100 e 50 (a moeda furada)! 


Em seguida, todo orgulhoso, ele diz que a esposa não sabe que ele economiza 150 ienes - que só dá para comprar uma latinha de refrigerante na rua - com a promoção de 500 ienes para algumas Mc Ofertas durante os dias de semana!!


No final, o coitado, todo feliz, e com um sorrisinho todo maroto ainda me solta um comentário infeliz: ラッキーでしょう?・QUE SORTE, NÃO? 


Ainda dizem que o homem japonês é machista e a mulher japonesa é submissa....e numa hora dessas principalmente que penso com os meus botões: onde estão os japoneses machistas e as mulheres submissas que o povo tanto fala nessas horas?!?! (risos) Bom, vejam agora o comercial do Mc Donalds que está passando na TV daqui. O tema do comercial é 妻は知らない・tsuma wa shiranai・"Minha Esposa não Sabe".





EM BREVE! 近日公開!

No GENTE MUITO JAPÃO uma entrevista exclusiva com Marcelo Ribeiro, o brasileiro que veio direto do Brasil para cantar em um programa da TV japonesa e simplesmente arrasou! Na entrevista, ele conta como foi vir ao Japão pela primeira vez e o que sentiu ao participar do programa! Não percam!

Comentários

  1. Vai ver que é para compensar os salários menores que elas ganham, as situações constrangedoras em metrôs e outros dissabores.

    Gasparzinho

    ResponderExcluir
  2. Agora entra outra questão: alguns estrangeiros acharem estranho uma mulher querer ser dona de casa no Japão.
    Muitos veem como se a mulher fosse empregada do marido e filhos mas não percebem que ser dona de casa e usar um avental é sinônimo de status social em terras nipônicas. Seu post é a resposta!

    ResponderExcluir
  3. kkkk é verdade,e tbm para eles não gastarem com mulheres ou bebidas,nossa como este povo gosta de beber e as mulheres não ficam de fora,fora o cigarro que acho que gastariam todo o salário

    ResponderExcluir
  4. Eu conhecia este costume, mas por outro lado, a administração financeira da casa é um fardo que o homem não participa nem se preocupa, já que são as esposas que se preocupam com as compras para casa, inclusive roupas para toda familia, fazer poupança, hipoteca, aluguel, etc. Não é uma vida fácil a de don ade casa no japão.

    ResponderExcluir
  5. kkk agora cai de tanta risada, e esse comercial, nem presisa entender japonês, tbm deu pena desse coitado q foi a TV kkkkk

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Diana! Mas o machismo das ruas não justifica o "sexismo" (porque não encaixa o conceito de 'feminismo' aqui) em casa... na rua é falta de educação mesmo...
    mas as mulheres japas são submissas ou não?Nos filmes que vejo (os de artes marciais,geralmente de épocas mais antigas),as mulheres meio que são tratadas iguais.Então,me faz pensar que não tem esse machismo todo que nem aqui. Mas não sei,pq não moro aí,alguém pode dizer como é? E os japas devem estranhar as mulheres ocidentais!
    Agora,esbanjar o dinheiro do cara é muita safadeza oculta,porque não convida o macho pra sair,então :P?

    Ah,estou esperando a entrevista!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tá explicado por que os pratos simples aí no Japão custam 500 ienes. :-D

    Lá na Estação de Ueno, perto das bilheterias, tem uma loja de sushi pequena para caramba, vende um tal de "Coin Set", que é uma 6 duzia de sushis, misô e chá verde, por uma moeda de 500 ienes.

    Se o cara ficar indo no Mac todo dia, vai é ter um "Heart Attack"!

    ResponderExcluir

Postar um comentário