"O" CAIXA DOS SONHOS

Que o Japão tem o melhor atendimento do mundo, todo mundo já sabe. Aliás, os caixas é que são um exemplo total de eficiência, gentileza e padrão no que diz respeito a prestação de serviços! Aqui no Japão é muito comum eles abrirem caixas (o caixa!) conforme a necessidade. Nas lojas de conveniência isso é muito comum, mas é possível ver o mesmo "fenômeno" em supermercados também. 

Por exemplo, você chega para pagar e percebe que apesar de haverem três caixas, por exemplo, apenas um deles está funcionando. Como não há outra opção, você se coloca logo atrás da pessoa que está sendo atendida no momento e aguarda a vez de ser atendido, pois você será o próximo! Eis que um funcionário que está arrumando os produtos nas prateleiras percebe que você começou a formar uma "pseudo-fila" e ele "desesperado" corre para dentro do balcão e abre o caixa ao lado para te atender!!! É simplesmente incrível! 

Ou também acontece quando, por exemplo, não há nenhum funcionário por perto além daquele que já está atuando no único caixa aberto. Você faz o mesmo, se coloca atrás do cara que já está aguardando a vez dele para ser atendido. Pescou? Tem um cliente sendo atendido, outro aguardando a vez e você é o terceiro da fila! Eis que do nada "brota" um funcionário no caixa ao lado e diz: 

次のお待ちのお客様はこちらでどうぞ!・O PRÓXIMO! POR AQUI POR FAVOR! 

Isso aconteceu porque na própria caixa registradora há um botão para chamar quem está "lá dentro" e o funcionário aperta o botão toda vez que ele percebe que está se formando uma fila!!! É mole ou quer mais?? Quer mais?? OK, vai lá então. No supermercado principalmente, se você estiver na fila esperando, você for o próximo a ser atendido e o caixa ao lado abre o caixa para "papar-fila", o próprio funcionário antes mesmo de abrir, vai até você, pede licença e pega o sua cesta de compras e a leva para o balcão onde ele irá atendê-lo! Gostou? Isso é normal aqui!

Comentários

  1. me sentia GENTE ao ser tratada assim em qq lugar do Nihon! Ainda o detalhe das cestinhas que voce colocava o $$ e recebia o troco nela! Que saudades disso!

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que o atendimento japonês era eficiente, mas, pelo que você relatou, ele beira à perfeição. Aposto que um respeito ao cliente assim é inimiginável para muito brasileiro. Enquanto aí brotam atendentes nos caixas fechados, aqui existem caixas fechados mesmo com atendentes.
    Se eu não estiver enganado, esse bom atendimento talvez seja explicado pelo fato da qualificação da mão-de-obra no Japão ter atingido todas as esferas, enquanto que, aqui no Brasil, profissões como a de caixa sejam ocupadas por pessoas de baixa qualificação. Além disso, imagino que aqui seja mais raro existirem funcionários "multi-tarefa", pois a maioria é designada para cumprir uma única função.
    Mas eu acho que até tem um lado bom, porque, apesar de ninguém gostar de filas kilométricas, o brasileiro tende a ser mais tolerante - claro que por falta de opção. Como ser bem atendido é normal no Japão, acredito que os japoneses sejam mais intolerantes em relação a mal atendimento, ou será que não?

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa que eu adoro nos caixas (principalmente nos kombinis da vida) é que vc pode pagar largando no balcão uma mão cheia de moedas, e o atendente rapidamente (sem reclamar) faz as contas, separa o que é pagamento e o que é excesso, e este ultimo ele empurra na sua direção (respeitosamente como tudo, é claro). Eu acho isso demais. Até por que, é comum juntar muita, mas muita moeda, e que ficam pesando no bolso (ou no porta-moeda).
    Aqui no Rio de Janeiro é só colocar as moedas no balcão na hora de pagar qq coisa, que o caixa já te olha com ódio, mentalmente chamando vc de 'pobre'...e se bobear, vc ainda ouve uma reclamação de quem está atrás de vc.
    Saudades do Japão!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade tem filas todo dia, especialmente sexta e sabado, para ser atendido demora em torno de 15 minutos na fila, quando chega sua vez os atendentes na maioria das vezes nao sao educados e nao tem empacotador, entao ou voce ajuda a empacotar ou vai ter que esperar mais um pouco para ir embora, tudo isso que eu escrevi foi em relaçao a hiper mercado

    ResponderExcluir
  5. Mas no Japão em supermercados, não é a pessoa que paga sem ter caixas?

    ResponderExcluir
  6. Inessa,

    Sensação boa mesmo, né? A cestinha que você diz são aquelas bandejinhas para por o dinheiro, né? Muito Japão tbm, não? Obrigado pela visita e pelo comentário! Volte sempre Inessa!

    ResponderExcluir
  7. Mauricio,

    Você tem toda razão, tanto no que diz respeito à qualificação quanto a exigência dos japoneses. Quem trabalha com público japonês sabe o qto eles são exigentes e reclamões! Mas é exatamente pelo que você mencionou, como aqui é normal que seja tratado bem, é impossível ver uma cara feia ou um "não tem menor não?!"...kkk..nenhuma saudade dessas caixas! kkk... Mas cliente aqui é rei!

    ResponderExcluir
  8. Carlos Abreu,

    Tem razão. Aqui não se faz cara feia para nada. Inclusive eu sempre acho engraçado quando você vê que o cara está comprando algo somente para trocar o dinheiro e o vendedor não reclama. Apesar de haver um aviso do tipo não trocamos dinheiro. É impressionante! Valeu pelo comentário! Gde Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    "Aqui na minha cidade" seria onde?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo II,

    Não. Esse sistema de caixa sem funcionário é apenas em alguns poucos supermercados. Assim mesmo, não são todos os caixas. Normalmente onde há esse tipo de caixa, há tbm os normais, com humanos. Valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Sim,é uma das poucas coisas que gosto no Japão, é o otimo atendimento no comércio.Não quero nem lembrar de como é o péssimo atendimento do Brasil, País que amo de coração.
    E, sim, há os caixas que não tem atendentes, a gente é que passa as compras, aqui no Price Cute tem, mas confesso que nunca usei, prefiro que passem pra mim..rss

    ResponderExcluir
  12. Os postos de gasolina é sem frentista no Japao?

    ResponderExcluir
  13. Além do ótimo atendimento que você recebe num supermercado, o mais engraçado é o pessoal chamando você na calçada pra você entrar e comprar.
    Isto aconteceu comigo, quando eu estava em Taito-ku, e passei na frente de um mercado as 9:30 da noite.
    Tomei um susto na hora, mas dei risada depois e fui no mercado no dia seguinte. :-D

    Quanto aos kombines, eita facilidade!
    Aberto dia e noite, e tem até caixa eletrônico que fala português.
    Se você tiver dinheiro no bolso, e não falar um ó de japones, consegue comprar tranquilo.
    Ou seja, fome a pessoa não passa.

    ResponderExcluir
  14. Atendimento "parecido" aos dos caixas de bancos, órgãos públicos e dos supermercados aqui no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário