MYOJO, A COMIDA "MAIS SAUDÁVEL" DO JAPÃO

Acho interessante quando muita gente pensa em comida saudável, pensa logo em comida japonesa. Principalmente os artistas de TV que no item "comida" em uma entrevista pingue-pongue, respondem quase sempre "japonesa". E a comida japonesa é realmente saudável! Muito peixe, legumes e verduras, arroz sem tempero e, de quebra, eu acrescentaria o grande consumo de chá em lugar de refrigerante. 

Mas mais interessante do que isso, sempre me intrigou o fato de o mesmo país que sedia uma das comidas mais saudáveis do mundo, é também o país que detem uma enorme variedade de macarrão instantâneo. É impressionante como tem produtos derivados do famoso "myojo" - que diga-se de passagem, todo japonês ri quando dizemos que no Brasil, "myojo" é sinônimo de macarrão instantâneo. Aqui eles são conhecidos como  "instanto raamen". É impressionante como há prateleiras e prateleiras desses produtos e como os japoneses consomem sem a menor culpa! 


Até em lojas de conveniências há quase sempre prateleiras repletas de cup noodles e myojos de vários tamanhos, sabores e inovações. É maneiro para nós que conhecemos o velho "nissin myojo" e mais recentemente os cup noodles - que aliás, no Japão consome-se até com gelo, no verão - conhecermos este universo muito mais amplo do que qualquer ocidental imagina! (Não sabia do cup noodle com gelo? Dá uma olhada AQUI!).


Eu confesso que apesar de não ser radical quanto a conservantes ou outros produtos químicos em alimentos, não sou muito fã de macarrão instantâneo e digo mais: sinto até um certo peso na consciência quando como um. Mas não o faço com frequência.  Somente mesmo em caso de "emergência", digamos. Mas quando resolvo comer, escolho sempre um dos dois que gosto muito. São eles: 
1.  一平ちゃん・IPPEI CHAN: além do macarrão ser muito gostoso, vem um saquinho de maionese que dá um gosto todo especial no yakisoba instantâneo! Veja como se prepara um legítimo "myojo" japonês!



2.  チキンラーメン・CHICKEN LAMEN: maneiro que o próprio macarrão ainda seco, já vem com um espaço, como uma espécie de minicratera no centro, para se colocar o ovo cru! Veja o detalhe na embalagem! Como brasileiro, eu prefiro comer sem caldinho, mas já comi com o caldinho e é tão gostoso quanto. 


Fiquem agora com o comercial de TV do macarrão instantâneo:


Comentários

  1. De fato e o país de comida saúdavel e no entanto existem também muitas porcarias myojo tem muito sódio e conservantes logo isso vira uma bomba pro organismos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vi o comercial e acho engraçado a empolgaçao na hora de comer o miojo. rsrs Agora sabe me dizer o que significa "Janakuccha - じゃなくっちゃ" que aparece sempre no fim?

    Valeu, Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu simplesmente adorei o seu blog por que eu já morei no Japão e apesar daqui ser maravilhoso eu sinto falta do Japão pois desde pequena eu admiro a sua cultura e no tempo que estive lá eu vi pouco dela. Vistei muitos parques de diversões e supermercados além de alguns reiwados. Mas só, então da pra matar a saudade aqui e aprender muito mais. Beijos e foi um prazer voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  4. Isso ai é uma bomba de sódio, igual a salsicha. Não como, até um lanche é mais saudável.

    ResponderExcluir
  5. No Comercial do Macarrão Instataneo quem é a atriz?

    ResponderExcluir
  6. o problema maior disso é o sódio, detona os rins! minha irmã (médica) quase me mata quando como um!
    ela disse que na Ásia há grande incidência de câncer de garganta e de estômago devido a comida muito quente...

    ResponderExcluir
  7. Conheci um cara que vivia disso no Japão porque era apaixonado, também para economizar e juntar mais dinheiro. Aí eu falava que ele iria morrer se continuasse com essa alimentação, então ele começou a beber aquelas latas de suco com vegetais e varias vitaminas. KKKKKK

    ResponderExcluir
  8. O pior é essa música do chicken lamen que não saia da minha cabeça, tipo lavagem cerebral:

    http://www.youtube.com/watch?v=D4aG3cpQuGI

    ResponderExcluir
  9. muito bom o post, parabéns pelo o blog nota 10!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário